Jornada de Policarpo Jr pelas 3 Américas

Se você tem o sonho de fazer uma mega-viagem de moto pelo mundo, certamente vai achar interessante a viagem que está sendo executada neste momento por Policarpo Jr.

Policarpo Jr, 38 anos, é o dono e principal redator do site Rock Riders, que trata justamente sobre moto-turismo. A muitos anos ele sonhava em fazer uma viagem que iria de um pólo ao outro das Américas.
Depois de meses de planejamento, ele finalmente saiu para a sua jornada no dia 16/03/2011, de Praia Grande/SP. A estimativa é que termine a viagem em 200 dias, sem pressa, e fazer o relato diário de sua viagem no Rock Riders. Serão mais de 60 mil km rodados no total.

Policarpo Jr e sua V-Strom 650

Eu tenho acompanhado a viagem de perto, e acho muito legal a forma com que ele tem tocado a viagem, conhecendo os povos e os costumes pelo caminho, fazendo amizades e compartilhando com todos a experiência de “estar lá”. Então vou passar a escrever eventualmente boletins e resumos de sua jornada aqui no Motos Blog.

A partida

Depois de muita preparação e alguns adiamentos, finalmente o Policarpo conseguiu sincronizar tudo o que era necessário para partir em sua jornada. Dia 16 do mês passado ele saiu de Praia Grande sozinho em sua V-Strom 650 rumo ao primeiro dos pólos do seu trajeto: Ushuaia.

Ele ficou no Brasil os 4 primeiros dias de sua viagem. Seu roteiro foi: Praia Grande/SP, São José dos Pinhais/PR, Tubarão/SC, Cristal/RS, Torres/RS, Rio Grande/RS e Chuí/RS.


Exibir mapa ampliado

Nestes 4 primeiros dias, visitou o parque da Guarita, em Torres/RS, conheceu alguns outros motociclistas e fez a primeira revisão de sua moto.

Uruguai


No Quinto dia de viagem, atravessou a fronteira entre Brasil e Uruguai e seguiu no primeiro trecho internacional da viagem. Saíu e Chuí/RS e entrou em Punta Del Este/UR. Passou também por Maldonado, Montevideo, Colonia.


Exibir mapa ampliado

Ficou 4 dias no Uruguai, quando atravessou a fronteira com a Argentina de Busquebus, um tipo de balsa bem bacana.

Busquebus

Argentina

O oitavo dia de viagem foi em Buenos Aires. Lá ficou 2 dias, conhecendo a cidade. Partiu no décimo dia e parou em Arroyo, Azul, e no décimo primeiro dia conheceu o “Vento Patagônico” e passou apuro por encontrar postos sem gasolina no caminho, tendo que recorrer a sua reserva de emergência.

Gasolina Reserva

Nos 3 dias que se seguiram, continuou enfrentando ventos ainda mais fortes, que acabaram por reduzir bastante o ritmo da viagem.

Nos 4 próximos dias, passou por Comodoro Rivadavia, Caleta Olivar, Rio Gallegos, cruzou o deserto Patagônico e chegou a fronteira com o Chile.


Exibir mapa ampliado

Chile

No 19º dia de jornada, o Policarpo Jr chegou ao Chile. 40km separam a Aduana Chilena do estreito de Magalhães, que é atravessado de balsa e faz parte do trajeto para a Tierra Del Fuego. De pois da balsa, estrada de Rípio, um tipo de pedrinha.

Rípio

Foi nesta estrada que aconteceu o que todo mototurista teme: Cair. Ele e a moto foram ao chão. A moto caiu em cima de e ele não conseguiu se soltar, esperando por cerca de 10 minutos até que o segundo caminhoneiro a passar pelo local o ajuda-se (o primeiro não parou).

V-Strom levemente danificada

Ele não se machucou, e na moto, poucos danos. Ele parou em uma propriedade próxima onde alguns camponeses lhe ofereceram abrigo e comida, e onde pôde dormir até o dia seguinte.

Seguiu viagem para Rio Grande, Argentina, onde espera por uma janela para chegar a Ushuaia, pois atualmente está nevando lá e há como seguir viagem.


Exibir mapa ampliado

Vou continuar acompanhando os relatos da viagem, e fazer novos resumos como este de tempos em tempos.

Vamos prestigiar e desejar boa sorte a nosso amigo Policarpo Jr!

Veja também