Couro ou Cordura – Qual o melhor?

As roupas para andar de moto, como jaquetas, calças e macacões, hoje em dia são feitas basicamente de 2 materiais: Cordura ou Couro. Entenda as diferenças a seguir:

Couro ou Cordura


Não preciso nem falar da importância que as roupas de proteção tem para a segurança do motociclista, não é mesmo? Usar roupas de boa qualidade garante que, em caso de acidentes, o motociclista não se machuque. Cair faz parte da vida de todo motociclista e ninguém está imune a isso, porém, essa não precisa ser uma experiência traumática, e as roupas de proteção são simplesmente fundamentais para isso.

Melhor estar preparado!

Mas muita gente não sabe o que escolher na hora de comprar roupas. E existem muitas, para todos os tipos e tamanhos de corpo, para todos os bolsos e gostos.

Basicamente existem dois tipos de materiais para as roupas, como Jaquetas, Calças, Luvas e Macacões: A Cordura® e o Couro.

Cordura®

Cordura® é o nome comercial de um tecido desenvolvido pela DuPont desde 1929. Ele é feito de um fio parecido com Nylon, porém mais resistente e maleável, e que possui características que tornam esse material muito apropriado para o desenvolvimento de roupas e acessórios para uso em motos. Dentre as principais características, podemos destacar a boa resistência a abrasão, o baixo peso e a capacidade de não reter água, bom isolamento térmico e facilidade de produção nos mais variados tamanhos e formatos. É amplamente utilizado para fazer todos os tipos de roupas e acessórios, desde malas de viagem a coletes balísticos, vestimentas militares e revestimentos para pneus.

Jaqueta de Cordura da Dainese

As jaquetas feitas deste material geralmente são mais baratas que as jaquetas de couro, e podem ou não ter em suas camadas internas uma membrana impermeável, que faz com que a água da chuva não molhe a pessoa que está vestindo a roupa. As camadas externas da jaqueta ficam molhadas, mas secam rápido, já que o material não retém água. Além disso, é um material mais flexível e maleável, o que se traduz em mais liberdade de movimentos para o motociclista.

Couro

O Couro é o material mais tradicional na confecção de roupas para motociclistas. Geralmente o couro utilizado é o de gado (boi, vaca), mas há roupas feitas com o couro de muitos outros animais, como canguru, porco, cabra, cobra, coelho, e etc.

Jaqueta de Couro da Dainese

As roupas de couro tem a vantagem de ser, em geral, bem mais resistentes a abrasão do que as de Cordura. Além disso, elas deformam menos e garantem uma proteção maior contra impactos diretos. As desvantagens são o peso mais elevado e a característica de encharcar quando molhado, que molha quem usa, fica molhada por muito tempo, e deixa a roupa ainda mais pesada e menos maleável. Portanto, nada de usar roupas de couro na chuva.

As roupas de couro são mais indicadas quando a proteção precisa ser muito grande: Basicamente, para andar em [muito]alta velocidade. Já as roupas de Cordura são mais indicadas para uso diário ou em viagens, onde o motociclista está sujeito as variações climáticas e corre o risco e se molhar eventualmente.

O material da roupa é importante, mas não é mandatório. A construção geral de uma jaqueta, calça ou macacão diz mais sobre a qualidade da peça do que simplesmente o material de que ela é feita. Ao comprar uma roupa, deve-se observar os tipos dos protetores de ombros, cotovelos e joelhos (formato, material, espessura), o tipo dos fechos dos pulsos, canela, cintura e da gola (zíper, botão, velcro), a qualidade da forração interna (se existe, se é para inverno ou verão, de qual material é feita), se tem bolsos (quantos e a posição deles) e se há forma de unir a calça a jaqueta (e vice-versa) formando assim um macacão.

Qual a roupa você tem? E porquê escolheu essa?

Veja também