GravatarMotos Blog » Segurança

Tudo sobre Pneus de moto


Os pneus da sua Moto merecem uma atenção muito especial. São eles quem garantem grande parte da sua segurança. Motos só tem duas rodas, portanto, ambas devem estar em condições excelentes de uso, pois qualquer problema fatalmente causará um tombo.

O passo mais simples é a calibragem dos pneus. Ela influencia muito a condução da moto. Normalmente no manual do proprietário o fabricante informa qual a calibragem correta dos pneus para andar sozinho e para andar com garupa, mas este número normalmente é genérico e não se aplica a todas as situações.

Por exemplo: Se você vai andar em estradas de barro, (use uma moto Off-road, ok?), a calibragem dos pneus deve ser bem baixa, na casa de 15 lbs. Nestes casos, o pneu fica até com a aparência de murcho, mas é a única forma de se conseguir aderência neste tipo de solo. Em alguns casos deve-se reduzir ainda mais a pressão, mas daí se faz necessário o uso de uma trava de pneu, para evitar que a roda vire em falso e o pneu saia dela. São casos extremos, em qualquer outro caso a trava de roda não é necessária.

Por outro lado, para longas viagens em rodovias asfaltadas, a pressão dos pneus deve estar bem alta, na casa das 35 lbs. Quanto mais cheio o pneu estiver, menos esforço o motor terá de fazer para empurrar a moto, consequentemente, maior será a economia de combustível e a velocidade. Mas atenção, pneus muito cheios tendem a ficar muito duros, absorvendo menos os impactos de buracos e ondulações no asfalto.

Deve-se ter atenção especial ao desgaste dos pneus. A durabilidade do pneu vai depender da forma de conduzir a moto e da moto propriamente dita. Pode-se esperar que em uma moto 125 o pneu dure mais de 30 mil km, enquanto em uma superesportiva pode durar menos de 5 mil km. Quanto maior a potência do motor, maior a chance do pneu de desgastar mais rápido, vai depender da forma como o piloto sai com a moto (arrancada), freia com a moto e faz curvas: quanto mais rápido, mais desgaste.

Os pneus das motos maiores são mais caros. Um casal de bons pneus de uma 125cc custa na faixa de 200 reais, enquanto para as superesportivas ultrapassam os 1000 reais tranquilamente.

Existem marcas de pneus mais baratas, mas que não tem a mesma aderência e você deve tomar cuidado ao comprar esse tipo de pneu.

A medida que os pneus vão sendo usados, eles tendem a ficar “quadrados”, que é quando a banda central do pneu se desgasta mais que as bordas. Esse efeito normalmente causa um desconforto na pilotagem, pois a moto tende a querer sempre ficar “de pé”, dificultando um pouco as curvas. Em alguns casos extremos, a segurança fica afetada, pois existe um degrau entre a parte central e as laterais do pneu, então é melhor trocar o pneu quando começar a perceber isso.

Acredite: Consertar o estrago de um tombo é muito mais caro do que um casal de pneus bons.

Compartilhe este texto!


Digite o seu nome e e-mail abaixo e saiba quando o Motos Blog é atualizado! Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail! É GRÁTIS!

Seu nome
Seu E-mail

127 comentários

  1. Erdelone Machado disse:

    pessoal queria saber se podemos trocar o pneu da Tuíster CEBÊx 250 ano 2008 por um de estrada de chao (pneu tacudo) pois queria trocar na dianteira e na traseira, por favor me informe o mais rapido,

    ok obrigado pela atençao….mas foi muito bom o comentario..

  2. Daniel Ribeiro disse:

    Certamente o Pneu traseiro da Falcon, da Tornado, da XT600, e de muitas outras motos on-off road vai servir na Tuíster, pois são de aro 17. Mas quanto ao pneu dianteiro, será um problema, pois não conheço nenhum pneu dianteiro off-road para rodas aro 17 (medida da Tuíster). De qualquer forma, tome cuidado, pois a suspensão da Tuíster não é dimensionada para este tipo de terreno. É preferível usar uma moto como a Tornado ou a Falcon para isso.

    Até mais

    • Alan Kardec disse:

      Amigo tenho uma Tuíster CEBÊX 250 da Bomba e gostaria de saber qual a calibragem correta dos pneus, e se pode variar de acordo com o peso do piloto.

  3. anibal disse:

    quais tipos de pneus eu posso utilizar em uma kawasaki police 1000 fora o recomendado pela fabrica? estou com dificuldades na especificação
    grato!

    • Marcelo disse:

      Anibal,

      Também tenho uma Kawasaki Police 1000 ano 99, tive muita dificuldade, mas descobri quais são as medidas utilizadas em substituição ao pneu do manual.
      Frente 110 x 90 / 18
      Trás 120 x 90 / 18

      O problema é que não existem estas medidas à venda no Brasil para um mesmo fabricante (você encontra o traseiro de um fabricante e o dianteiro de outro) a solução é importar dos EUA, lá existem vários fabricantes que fabricam tanto o dianteiro como o traseiro (Dunlop, Bidgstone, etc).

      Dê uma passada em meu blog, http://www.kawasakipolice.blogspot.com, e vamos transformá-lo em um lugar para que todos os donos de Kawasaki Police possam obter informações sobre esta moto.

  4. Daniel Ribeiro disse:

    Anibal, não conheço esta moto. Qual a especificação original de fábrica para ela?

  5. roberto disse:

    Ae galera!!!!
    qyando for comprar uma moto, não compre a intruder 125cc. O pneu trazeiro desta moto é super caro e não é fácil de achar. Me ofereceram o PIRELLI 13/16 por 157,00 reais em Campo Limpo Paulista/SP. A moto é mais barata que o pneu kkkkkkkkkkkk.

  6. roberto disse:

    quando eu falei intruder 125cc, me referia sobre a SUZUKI. e reafirmo: o pneu é mais caro que a moto e pior: não há opção……afffff

  7. gio disse:

    Tive o mesmo problema que o seu!!
    Mas encontrei um pneu traseiro para minha intruder bem mais barato!!
    Trata-se do pneu da marca Rinaldi!!
    Até agora está rodando muito bem!!
    Vamos fazer boicote aos pneus da Pirelli pois eles estão muito caros!!
    Só assim eles poderam abaixar de preço!!
    hehehehe

  8. JOAO LUIZ GOMES disse:

    Possuo uma Xis Érre 200 r 2002 a +/- 2 meses e tenho duvida qual a calibragem correta para asfalto seco e em dias de chuva

  9. volker disse:

    tb to precisando troca o pneu da minha intruder e fui ve o preço e para minha surpresa 150 conto o da pireli, vou pegar esse rinaldi mesmo por 85…

  10. Alexandre disse:

    Gostaria de saber se posso trocar o pneu traseiro de minha fazer por um pneu de CEBÊ 500?

  11. Edson disse:

    Estou querendo trocar o pneu trazeiro da minha suzuki yes, qual seria a maior medida que posso colocar sem pegar no quadro elastico.

  12. Daniel Ribeiro disse:

    Edson, coloca um pneu de CEBÊX200 strada. Fica ótimo.
    T+

  13. ´Lúcio Melo disse:

    Boa tarde, por favor estou precisando por questões de trabalho / profissionais conhecer sobre pneus para motos de todos os tamanhos e medidas. Peço a ajuda de todos com materias e site que fala arespeito do assunto. Pode ser enviado via e-mail. Muito obrigado.

  14. marcio disse:

    eu tinha uma titan, que tem a mesma medida da YES q vc tem, sempre coloquei o pneu da CEBÊX 150 AERO!!!
    mais barato q o original e tem o mesmo desnho da strada e dura o mesmo tempo.

  15. Marques Neto disse:

    Olá! Tenho uma Xis Érre200R e quero colocar um pneus de enduro para piso duro.
    Mas ñ estou conseguindo entender as especificações. Vc pode me explicar como leio os Códigos dos pneus?? em relação à Xis Érre200?
    obrigado

  16. Marques Neto disse:

    Olá! Tenho uma Xis Érre200R e quero colocar um pneus de enduro para piso duro.
    Mas ñ estou conseguindo entender as especificações. Vc pode me explicar como leio os Códigos dos pneus?? em relação à Xis Érre200?
    obrigado
    desculpe, mas a 1ªmsg estava com o e-mail errado….rsrs

  17. rodrigo disse:

    Qual a calibragen dos pneus diant e tras

  18. Sérgio Cardoso disse:

    Olá!
    Gostaria de saber, se é possível a substituição dos pneus dianteiro e traseiro originais da XTZ 125XE (100/80-17 e 110/80-17 respectivamente), por pneus da medida 110/90-17 (usados na Bros NXis Érre), e quais as vantagens e desvantagens desta troca.
    Posso receber a resposta por e-mail.
    Antecipadamente agradeço.

  19. André : disse:

    Ola meus amigos
    Tenho uma Titan ksD 150 gostaria de colocar um
    Pneu trazeiro um pouco maior e mais largo na minha Titan
    Qual poderia colocar ? Teria algum tipo de problema !!!
    Obrigado…….

    • régis disse:

      Eu conversando com um mecâncio sobre isso, ele me disse que o pneu mais largo damais estabilidade na moto, e me indicou o da Strada…
      Coloquei na minha ybr 125 e gostei…

    • Kleber luz disse:

      Amigo, tenho uma moto igual a sua, olha eu uso o pneu da Tuíster é um pouco caro e tem que acresentar camera, mais o visual fica bem legau.

  20. Edson disse:

    Queria agradecer ao Daniel Ribeiro pela dica do pneu trazeiro da suzuki, ficou muito bom, muito obigado.

  21. Cassio Roberto disse:

    Estou preparando minha XT 600 pra andar 100% na Terra e gostaria de saber a melhor medida para os pneus. Estou querendo usar MT40 110/90 na frente e MT 40 130/80 na trazeira ou mesmo Garracross ( MT16 4.60 Trazeira e 3.00 dianteira).É melhor usar pneu mais largo ou poderia usar 90/90 na frente e 120/80 na trazeira, pois nao estou encontrando por aui os pneus mais largos. Quais as vantagens dos pneus mais largos para uso na terra?

  22. alice disse:

    Gostaria de saber qual o maior tamanho de pneu q posso colocar na minha bros? Obrigada!

  23. vinicius salsotto disse:

    Galera, tenho uma yes 125, e eu quero trocar o meu pneu traseiro.

    Vi que o CEBÊx200 strada é bom… e quanto custa em média um pneu desse?

  24. régis disse:

    Eu tenho uma ybr125 e uso da Strada na traseiro e me indicaram para por na dianteira o traseiro da CG, achei a moto mais pesada…Alguém utiliza dessa forma???

  25. nayan disse:

    qual o peneu mais largo da pra botar em uma Bomba 150? tem que mudar aro?

    desde já obrigado!

    • Daniel Ribeiro disse:

      Amigo, se você colocar o Aro de 2,5 de 17, cabe até o pneu da Tuíster (130/70).
      Se você colocar o aro de 2,5 de 18, cabe pneu 120/70.
      Se você não quiser mexer no aro, pode colocar pneu de Strada, que fica excelente.

      T+

      • eurys disse:

        ta certo mas isso e valido para qualquer ano da moto,
        pois penso em colocar um pneu com perfiu mas largo(estilo o da twiater)na minha fan 150 esi 2012 e me disserem q teria q trocar a balança dela(opcao: da strada ou da cg)as duas serra q dao certo?e ql o aro e perfiu q devo utilizar…
        desde ja agradec….

  26. Kadu disse:

    gostaria de saber se colocando um pneu mais largo na minha yes pode dar algum problema nela como pro exp na tração ,,,,,e qua o pneu que ficaria melho nela,,,

  27. Helio Ferreira Gallindo disse:

    Boa Tarde! Tenho uma moto 150 cc. Coloquei pneu traseiro 100/90 e dianteiro 90/90. Qual a melhor calibragem para cada um? O pneu traseiro nesta medida modifica algo na forma de dirigir a moto?Agradeço!

    • andre disse:

      caro amigo tenho uma 150 2010 modelo novo to usando o pirelli DuraSpirit 100/90 na traseira e 90/90 na frente, tá muito melhor de estabilidade, melhor em curvas tbm, mas só tem um porem a moto gasta mais, antes fazia 40km/L agora faz 32km/L. msm perdendo 8km/L não me arrependo de ter trocado as medidas originais pois ficou muito mas bonito.. abraço

  28. Carlos Eduardo disse:

    Comprei uma Factor 125 ED, mas achei o pneu traseiro muito fino deixando a parte traseira da moto um pouco faia, gostaria de saber qual pneu colocar para ficar esteticamente mais bonita e se eu trocar o pneu traseiro vou ter que trocar o dianteiro tambem? O pneu traseiro pode ser aproveitado na dianteira? Obrigado e fico no aguardo.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Amigo, acredito que você pode usar as medidas da CEBÊX200 Strada sem problemas. Quanto a usar o pneu traseiro na dianteira, eu não recomendo não…
      T+

  29. Paulo disse:

    Estou comprando uma YAMAHA XJ6 N e quero saber se posso trocar o pneu traseiro de 160 para 180 sem maiores problemas.Grato!

  30. ken disse:

    Tenho uma cg 150 Titan ex 2010 e ela usa o pneu city demon na dianteira e traseira, estou indo muito com ela para a roça e pretendo trocar os pneus para os off road?
    Qual pneu é mais aconselhavel?

    Abraço

    • Daniel Ribeiro disse:

      Amigo, devia ter comprado uma Titan com rodas raiadas… Para usar com pneus offroad, é melhor… Ou então devia ter comprado uma Bros. Hehehe
      Mas acho que o pneu traseiro da Bros serve na Titan sem problemas.

      T+

  31. Evandro disse:

    Amigo, tenho uma fazer ano 2008 e gostaria de saber se posso colocar o pneu de CEBÊ500 na dianteira, ja coloquei o pneu traseiro e ficou ótimo. embora o consumo tenha aumentado um pouquinho.

  32. edimir semmeler disse:

    bom dia daniel tenho uma suzuki gsxf 750 ano 99 e estou tendo dificuldade para achar os dois coletores centrais dela vc poderia me ajudar. e tambem o manual esta todo em ingles queria saber a calibragem dos pneus pois ando com ela nas pistas cada 15 dias. obrigado.

  33. Jorge Freitas disse:

    Daniel, coloquei o pneu 100/90-18 em minha Yes na roda trazeira. Gostei muito da estabilidade da moto na estrada, especialmente quando entre 90/100 km, pois não balança muito em ventos fortes e no deslocamento de ar de caminhões. O problema é que achei durante curvas na estrada e um pouco mais fechadas que a dianteira tende a ficar muito leve e dá a impressão de escapar, provocando vacilo e apreensão da minha parte ao fazer essas curvas. Para eliminar esse problema você aconselha trocar o pneu dianteiro para o MT 60 2.75-18 também da strada? Talvez muitos não concordem com a alteração de pneus, mas eu que gosto de pegar estrada em finais de semana com minha esposa na garupa a alteração do pneu de strada foi excelente e não percebi a moto mais amarrada na saida e nem redução no consumo do combustível. Pergunto também: a calibragem dos penus continua o recomendado para a yes ou agora para o da strada, visto serem os penus dessa? Obrigado por seu informativo blog.

  34. Marcelo Todaro disse:

    Está na hora de trocar o pneu traseiro de minha Tornado Xis Érre250 2008, que ainda é o original e está agora com 16 mil rodados.

    Considerando que na autorizada querem me cobrar entre 300 e 400 pelo pneu da Tornado, estou obviamente considerando um alternativo.

    Pesquisando na Internet, vi boas referências a uma marca gaúcha chamada Rinaldi. Eu gostaria que o Daniel ou quem quer que se disponha me desse alguma opinião sobre essa marca ou sugestão de outra que eu possa escolher.

    Obrigado de antemão.

  35. Jorge Freitas disse:

    Resolvi o problema da frente escapar depois que coloquei o 100/90 em minha Yes. Tinha alterado a regulagem da altura do amortecedor traseiro para 1, mais macia, e a frente ficava mais alta. Retornei a regulagem de fábrica, na altura 2, e o problema foi resolvido, não escapa mais a frente e a moto obedece muito bem nas curvas fechadas.

  36. Jorge Freitas disse:

    desculpem, a traseira é que ficava mais alta na regulagem 1 do amortecedor traseiro, na regulagem 2, mais dura e na marca original, o fundo baixou mais e a moto não escapa mais a frente nas curvas.

  37. FelipeBS disse:

    Olá gostaria da ajuda de vocês, vou trocar o pneu trazeira da minha bros 150, ando no barro e no asfalto, mais não sei que tipo de pneu colocar.

  38. Tiago disse:

    Comprei uma 7galo a pouco tempo, e gostaria de saber se o pneu dianreiro 100/90/18, tem que ser balanceado, ou pode ser uma troca
    normal…

  39. edinho disse:

    fala aí daniel!! olha só cara… eu tou pensando em trocar os pneus da minha YES, eu tou querendo colocar os da STRADA. O que vc me diz disso? é uma boa ideia ou má ideia? os pneus da 150 SPORT sao os mesmo da STRADA? eles servem na YES? valeu mano, fiquei fan do seu blog!! rsrsrsrs

  40. robson martins de oliveira disse:

    Daniel tenho uma duvida , se os pneus da strada e sport 150 são os mesmos e qual ficaria melhor na cg 150 ex 2010 , muito obrigado!

    • Daniel Ribeiro disse:

      Se você diz que são iguais, então porque a pergunta? Qualquer um dos dois serve, não?

      Eu não posso confirmar as medidas da CG150 Sport, mas as da Strada são aro 18 nas duas rodas, e na CG150 2010 também, então serve.

      T+

  41. gil guardia disse:

    oi Daniel blz , gostaria da sua ajuda , preciso trocar o pneu traseiro da minha z 750 , pois está com 7.500 kl rodados , achei em uma loja o pneu pirelli 180-55-17 ,modelo iscorpio no valor de R$500.oo e o max R$480.00 qual o melhor, ou melhor riscar rsrsrs .

  42. Francisco disse:

    Qlá,eu gostaria de saber se tem como vcs me informar sobre calibragens
    de pneu de moto.De quanto quanto tem tem que calibra o pneu de uma moto?Será que tem como saber tambem como saber quando o pneu precisa de calibragens.
    Descupa mais é minha primeira moto, é que eu sou um pouco gordo.

  43. RICARDO TRAVASSOS disse:

    Ae galera tenho uma bros 125 es,gostaria de saber se posso colocar nela o pneu de uma tornado,quem souber por favor me da um toque.

    Obrigado….

  44. W@LI disse:

    ESTOU PENSANDO EM COLOCAR UM PNEU MEIO ARRENDODADO NA MINHA FAN 2007,(TIPO O MICHELIN 90.90.18) COMO A MATERIA MESMO ESPECIFICOU VARIOS FATORES VÃO CONTRIBUIR NOS DESGASTE DELE,CURTO FAZER PEQUENAS VIAGENS DE 100 KM MAIS OU MENOS COM AMIGOS E PARA IR NA UNIVERSIDADE É NA FAIXA DE UNS 32KM LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE SOMANDO MEU PESO E DA MINHA MULHER DA UNS 120 KILOS E COSTUMO ANDAR RÁPIDO VC ACHA QUE O PNEU SE ACABARÁ RAPIDO? QNTS QUILOMENTOS MAIS OU MENOS ELE RODARÁ?..VLW =)

  45. osvaldo disse:

    qual a calibragen certa para pbeus sem camaras que tenho na Bomba CEBÊ.400

    pergunta boba né + esprico –so caminhoneiro portanto de móto do pécimo peguei uma Bomba CEBÊ400 ano 83 em divida notei ela tem pbeus sem camaras como não entendo de moto e apenas do umas voltinhas de final de semana gostaria de sabe acalibragen que devo usa /?
    obrigado e pedoe minha inguinorança sobre móto !

  46. Nicolas disse:

    Amigo, eu tenho uma XT 600 com pneus 90/90 21-frente e 130/70 17 traseira. No manual recomenda-se usar 22 libras nos dois, com carga minima. Peso 72 Kg e percebi que na estrada ela pesa demais. Até quantas libras eu posso colocar sem medo de estourar esses pneus para haver uma melhora na pista? Desde já agradeço. Abraço..

  47. Anauto disse:

    Amigo, tenho uma yes 125 2010 e estou pensando em colocar um pneu maior, para ficar mais esportiva, mas não quero comprometer a estabilidade da moto nem a minha segurança. Qual a marca e tamanho vc recomenda? Estou pensando em comprar um pneu michellin.

    Um abraço e parabéns pelo blog

  48. Dan disse:

    Olá estou com um grande problema no meu pneu e gostaria de saber se alguem tem ideia do que seja.
    Tenho uma apache e dias atras furo o pneu dianteiro, especificamente a camara, fui no borracheiro e ele consertou a camara, porem apos isso se eu tento dobra o guidom ja em velocidade a moto começa a destabilizar, a balança querendo cair.. sensação de que o guidon fica duro(nao dobra) e o pneu traseiro começa a escorregar. Sendo que ele so mexeu no pneu dianteiro, alguem tem ideia do que seja? obrigado! =/

    • Daniel Ribeiro disse:

      Amigo, a Apache tem rodas de liga leve e pneu SEM CÂMARA. Se você está usando câmara, então tire, pois essa moto não foi feita para usar pneu com câmara.
      Provavelmente esse é o seu problema.

      No mais, é só manter a calibragem sempre em dia (calibrar pelo menos 1 vez por semana). 33 libras na dianteira e 36 na traseira.

      T+

  49. giovani disse:

    Tenho uma CEBÊ 400/82, gostaria de colocar um pneu traseiro da 750, qual o modelo mais indicado?

  50. artuzao disse:

    boa tarde tenho uma moto cinquentnha e o peneu trazeiro 17 x250 dianteiro tambem mais anda eu a esposa tao novos o peneu mais esta furando muito tem como colocar um da feizer que tambem e 17 grato artur

  51. artuzao disse:

    tenho uma cinquentinha mais eu sou pesado e a esposa tambem e psada quero colocar um outro peneu mais resistivel mais forte quem pode me indicar o meu peneu e 17 x 5 250 grato

  52. gil guardia disse:

    ai daniel sabe me dizer qual a diferença entre o pneu michelin pr2 para o pr3 ? 180-50-17 , e o novo maxx presa ?

  53. Rosimeire Martins disse:

    Olá bom dia,
    alguém poderia me informar sobre um bom penu pra suzuki q adapte pra estrada de chão tb?não q eu ande muito pois sei q a mtoo nao é adeuqada mas acontece as vezes de precisar pegar alguns poucos km.vi q o da strada tb fica legal mas e a aderencia pra strada de chao..o atual q veio de frábica não tem boa aderência nem com baixa calibragem

  54. Rosimeire Martins disse:

    desculpe é suzuki yes 125 EN

  55. peteris disse:

    olá amigos,tenho uma cg 125,ano 1981. que por um pneu 90/100 18 na traseira, dei uma olhada e creio que caiba,( atualmente esta com o 90/90 18 e fica um espaço de uns 2cm do protetor da corrente)sabem me informar com exatidão se esse modelo de moto comporta este pneu?
    e oque me dizem de aro 17” na traseira? ouvi de um vendedor q num seria bom pois é dificil de encontrar pneus.
    obrigado
    ricardo’.’

  56. nei pereira disse:

    posso colocar peneu de Tuíster na strada?fica bonito?se não qual o mais largo que eu poderia colocar?

  57. Luiz Martins disse:

    Olá amigos, queria saber se posso botar pneus de CEBÊ200 ESTRADA na frente e na traseira da TITAN 150?

  58. FABIO DE OLIVEIRA disse:

    BOM DIA AMIGO, GOSTARIA DE UMA INFORMAÇÃO: TENHO UMA Bomba ML 1981 E ESTOU PRECISANDO TROCAR O PNEU TRASEIRO DELA. ME FOI OFERECIDO O PIRELLI MT 39 (DIANTEIRO) NAS MEDIDAS 2.75 X 18 . PERGUNTO, POSSO COLOCAR ESTE PNEU DIANTEIRO NA TRASEIRA DA MOTO, AS MEDIDAS SÃO AS QUE PROCURO E MINHA DUVIDA É SOBRE OS DESENHOS SE É DIFERENTE O DO DIANTEIRO E DO TRASEIRO… AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO… ABRAÇOS… FABIO.

  59. ialyson jose morais costa disse:

    ola amigo,adquiri uma krypton 115,que tem um grande problema que é a espessura do pneu…gostaria de saber se posso trocar o aro colocando um pneu maior,para aumentar a estabilidade…desde ja agradeço..

  60. rafaella disse:

    oi eu possuo uma NINJA 250R
    e gostaria de saber qual eh a calibragem de seus pneus…
    obrigada
    aguardo.

  61. João Carlos disse:

    Tenho uma bros 2010 mix, gostaria de saber quais tipos de pneus posso usar, ainda está com os originais? Dá pra mudar tamanho, trocando os aros por exemplo para menor?

  62. giovanna disse:

    olá gostaria de saber se aqueles peneus masi largos para biz 125cc estraga a moto, pois coloquei um na traseira e agora estou querendo colocar na dianteira, mas me disseram q não é bom…alguem poderia me orientar rrsrs obrigada !

  63. Ricco disse:

    Bom dia, gostaria de uma informação, tenho a intenção de trocar as rodas de uma CEBÊ 400, e gostaria de saber se a de algum outro modelo nacional com poucas adaptações serviria nela, já ouvi falar no caso de rodas raiadas a da virago, xt 600, falcon serviriam mas não sei se é verdade, no caso das de liga, ouvi que a da Tuíster, CEBÊ 500 e 300 serviriam mas tbm não sei se é verdade. Agradeço se alguém puder me dar uma ajuda e até alguma explicação. Grato

  64. Fabio junior disse:

    Tenho uma CEBÊx 200, gostaria de saber se posso colocar um pneu maior.

  65. Kallisto disse:

    Oi Daniel,
    Comprei uma fazer 2008 recentemente e ela veio com o pneu traseiro 150/70, ao invés do original 130/70. Gostaria de saber qual a diferença que a largura do pneu traseiro causa na pilotagem, já ouvi dizer q influi na estabilidade das curvas, entre outras coisas, e q compromete a segurança, é verdade? Estou começando a pilotar agora e já vo pegar um pneu 150, vc acha q teria algum problema? E outra, a calibragem muda tb?
    obrigada.

    • nicolas disse:

      cara, eu tive um 150 na minha ex XTZ 250X. fica bonito, mas acho que amarra um pouco a moto. faz o seguinte, usa ele até acabar e depois mete um 140 que fica bom tbm. (a CEBÊ 300 vem de fabrica com 140)

      • Kallisto disse:

        Valeu pela dica Nicolas! Minha preocupação maior no momento é o quesito segurança, por isso queria saber bem no que implica um pneu mais largo..

  66. Sergio disse:

    Daniel.eu tenho uma moto 150 fan/ks,sempre que ando tenho a asensação que ela esta com os pinels muchos ,tanto dianteiro quanto traseiro.eu calibro eles mas ainda sinto a mesma coisa!
    sera que e porque ela ta novinha ou porque eu to calibrando errado?
    vc pode me falar quais as medidas certas de calibragem?
    obrigado!!!

    • Daniel Ribeiro disse:

      O manual da moto tem a calibragem correta. Você pode se basear por ele.

      Mas eu particularmente gosto de pneu bem cheio, então uso 33 libras na dianteira e 36 na traseira.

  67. Júnior disse:

    Olá, tenho uma Kasinski comet Gt250R, o pneu original é 130/70/R17
    Gostaria de saber se fica bom um pneu 160, ou 150, e se tenho que trocar o aro…
    Se puderem me ajudar, agradeço.

  68. Andre Pina disse:

    Olá, tenho uma Fazer 250 yamaha ano 2008, que usa um pneu original de fábrica pirelli Sport Demon 130/70- 17 M/C 62s TL “traseiro”, e que usa uma calibragem de 36 libras ou PSI (não sei bem o nome)tanto para só o piloto como com garupa. Comprei um pneu pirelli Sport Demon 140/70 – 17 M/C 66H TL e agora não sei se continuo calibrando com 36 PSI ou se tenho que aumentar ou diminuir as libras, já que o pneu é mais largo. Se puder me ajudar agradeço desde já.
    Obrigado
    Andre Pina

    • Daniel Ribeiro disse:

      Use a mesma calibragem André.

      • Andre Pina disse:

        Olá calibrei com a mesma calibragem e o pneu ficou muito duro, parecia mais uma roda de paú do que pneu, ai esvaziei um pouko. mas to na dúvida de como usar corretamente esse novo pneu.
        haaa e obrigado pela atenção.

        • edinardo maia disse:

          galera sobre a calibragem das cc150 125 podem usar 22lb dianteiro e 35 traseiro fica muito bom pra asfalto e estrada caso vc rode mais asfaldo aumente 2 lb e mais na estrada diminua 2 lb fica bom.

  69. Fabricio disse:

    Olá eu queria saber se o Pneu para Cg150 da VIPAL é bom?

  70. IGOR CARVALHO disse:

    Amigos, alguém ajuda ae!!!

    Quero colocar na minha Tenere 250, pneus Mitas E-08;
    Dianteiro: 90/90-21
    Traseiro: 130/80-18

    A dúvida é: Preciso aumentar também o aro???

    A medida do aro original é: 21 x 1,60 (Dianteiro) / 18 x 2,15 (Traseiro)

    • Daniel Ribeiro disse:

      Eu acho que cabe sem mexer…
      O 130 não é tão grosso…

    • Renato disse:

      Vc vai ter que alargar os aros, senao os pneus vao ficar mais finos. Eu coloquei 100/80 e 130/70 na Sahara (reduzi o aro dianteiro de 21 para 17} aros 2.15 x 17, e o pneu traseiro ficou fechado e com 110 mm. Tive que trocar os aros para 2.50 na dianteira e 300 na trasera. Aí ficou da hora.

  71. Humberto Andrade disse:

    Daniel, Me ajude por favor.
    Comprei uma cinquentinha shineray bike tipo scooter, com apenas um amortecedor traseiro, para ir diariamente ao trabalho. Tenho cerca de 82 Kg e trafego em ruas com calçamento irregular de paralelepipedo. A motinha ta dura demais, pensei até que havia sido montada errada, mas me certifiquei que esta tudo certo. Gostaria muito que me ajudasse com sua experiencia sobre a pressão correta dos pneus que devo utilizar. Hoje uso 28 lbs nos dois pneus mais bate muito. Li na net que o pneu dianteiro devia ficar em torno de 18lbs e o traseiro em 28lbs, mas será que é isso mesmo ou o que vc acha? to indeciso, pois sou marinheiro de primeira viagem e não tenho quem possa me ajudar. Obrigado!

  72. wagner teodoro disse:

    tenho uma fan 125 ano 2010,coloquei nela um pneu 100 90 piloty sport da michelan. mas a camara esta furando o tempo todo no mesmo lugar,mas não tem nenhum raio frouxo ou componta.o que pode ser.o mecanico diz que o aro é estreito para a camara e o pneu.será???

  73. Leandro disse:

    Bom dia Daniel! Você tem alguma informação dos pneus da marca Maxxis, tenho que trocar os pneus da minha moto uma Suzuki V Strom 650. Os pneus original embora sejam de uma marca conhecida, são ruins.
    Procurei algo com melhor custo beneficio porém os preços estão todos próximos, esse Maxxis tem um custo legal. Passei anos trocando pneu da Drag Star e era sempre o mesmo pirelli route 66, e acabei desatualizado das outras marcas e principalmente de outro tipo de moto.
    Caso os amigos do Blog possam ajudar eu agradeço, forte abraço a todos.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Leandro, eu estive neste mesmo dilema a alguns meses atrás, coloquei o Maxxis, e estou ligeiramente arrependido.

      A diferença era de uns 300 reais para os Michelin Anakee 2 (que são a referência neste tipo de pneu). Economizei e o pneu não é tão bom quanto eu esperava. Ele é MELHOR que o Original Bridgestone, mas é PIOR que Metzeler Tourance EXP.

      Minha dica é: Compre o Metzeler Tourance EXP, ou o Michelin Anakee 2. O Metzeler eu já testei e é excelente. O Michelin eu não testei pessoalmente, mas todo mundo que conheço usa e fala que é muito bom.

      Até mais!

  74. Vladimir T Perencin disse:

    Sem nenhuma dúvida, mas quero registrar aqui, que este comentário está muito real e nos ajudará muito na hora de decidir pela compra de um pneu. Muito bom detalhado e de fácil entendimento, como sempre. É bem legal ter essas informações sem termos que testar pra depois achar ruim ou bom. Abrs Vlad.

  75. Gil disse:

    Tenho uma 150 ex mix 2010/2010, rodas de liga leve de fábrica com pneus sem câmara, comprei um pneu traseiro da estrada gt65 sem câmara, quando fui colocar o cara da borracharia me falou q eu tenho que aumentar o buraco do bico para caber o bico para pneu sem câmara isso feito em uma torneadora, alguém ai tem alguma outra solução para meu caso?

    desde já grato

    Gil

  76. alexandre disse:

    Olá, Daniel. É possível colocar pneus 90/90 na dianteira e 130 na traseira de uma xtz 250 teneré, sem comprometer a ciclística e segurança nas curvas? Obrigado. Abraço. Alexandre

  77. Dione Amaral disse:

    Olá Daniel td bom?
    Adquiri recentemente uma suzuki yes,a moto é muito boa, mas os pneus estão carecas, minha dúvida é a seguinte posso usar pneus TT usando câmara nela? ou o certo é usar somente os TL? a grana anda meio curta rs
    Desde já agradeço.

  78. Jefferson disse:

    Queria saber qual numeração e marca é recomendado para pneu traseiro da XT 600, e aproveitando saber se levorin seria viável

  79. jonnas disse:

    eu tenho uma apache 150 e quero colocar pneus mais grossos tanto na frente como atras pois os originais de fabrica dao uma aparencia muito estranha,porque parecem ser fino demais para a moto, e fui numa loja e o vendedor me indicou na frente uma 110/90 e atras uma 120/80! Na minha opiniao acho que vai ficar um ensagero! E acho que a moto vai ficar muito pesada… Voce tem alguma sugestao a repeito? E estava esquecendo os pneus que quero colocar sao marca rinald… Agradeco desde ja e aguardo sua resposta

  80. Mario disse:

    Ola tenho uma cg125fan 2008 e estou querendo trocar os pneus dela…
    quais pneus vc me indicaria para dar um design legal e esportivo mais com segurança.
    agradeço…

  81. luiz fernando disse:

    ola comprei recentemente nava yamaha ys fazer 150 ela veio com pneu trazeiro 100/80/18 pois achei muito fino para o tamanho da carenagem da moto gostaria de saber se cabe pneu 130/80/18 nela ?

  82. Walter disse:

    Olá Daniel bom dia !
    Já coloco a algum tempo na minha 150 pneus 100/90 da estrada nunca tive problema ,
    Hj estou com o problema assim , a relação e nova e o pneu ta 2 cm no quadro elástico , e a corrente ta totalmente
    Esticada … Preciso fazer uma viagem de 400 km ida e volta !!! Vc acha q seu eu for assim mesmo corro o risco de ficar na mão ?? Obrigado

  83. Flim Bianco disse:

    Faz 3 anos que troquei São Paulo por Ibitipoca, MG e a XT600e que era da minha companheira passou a andar 80% só na terra. Fiquei quase um ano com o pneu enduro 3, acho que era 130 e 90% asfalto 10% terra. Até levar um chão numa laminha, a 10 por hora. Foi tão inesperado que não deu pra pular e a moto caiu encima do joelho, quase fazendo um grande estrago.Após ouvir muitas opiniões, troquei pelo Pirelli MT16 Garacross na dianteira 110-90-17, e pelo Pirelli Scorpion MX 3.00-21-51R. Testei várias calibragens diferentes onde tive 2 furos no dianteiro. Conclui que 18 na traseira e 14 na dianteira é a melhor opção. Se tiver muita lama abaixa 2 libras. Ela cola no chão e não sai de jeito nenhum. Quanto mais mole, mais ela adere. Superbond ! O traseiro durou 5.000 o dianteiro tá com uns 6000 e aguenta mais uns 2000. Ando 80% terra e 20% asfalto.Fica a dica.

  84. Flim Bianco disse:

    Inverti as medidas no comentário acima. Seguem as medidas corretas.

    Dianteiro: Pirelli MT16 Garacross 110-90-17

    Traseiro: Pirelli Scorpion MX 3.00-21-51R

    Falha nossa.
    Sorry

  85. Antonio disse:

    Caro amigo,
    Tenho uma BMW F 650 GS. Coloquei na traseira um ankee 2 150/70/17. Qual a calibragem que devo usar?

  86. alexandre disse:

    Olá, penso em colocar em minha Teneré 250 pneus 90/90/21 na dianteira e 130/80/18 na traseira. Algum problema com estabilidade e esterçamento? Obrigado. Alexandre.



  87. Comente este texto!

    ATENÇÃO: Todos os comentários são revisados antes de entrar no ar. Antes de escrever, pense: "Se eu fosse o dono deste blog, eu aprovaria este comentário?". Propagandas serão apagadas. Caso queira anunciar no Motos Blog, clique aqui. Veja a nossa política de comentários. Pedidos de manuais não serão atendidos.

    Você pode usar estas tags:
    <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Este blog suporta Gravatars. Para ter a sua foto nos comentários, cadastre-se no Gravatar.