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Resultados do Fuel Controller Servitec na Lead


Por 50 dias, testei o Fuel Controller da Servitec na minha Lead 110, nas mais variadas situações, e hoje vou contar os resultados.

Eu uso a Lead diariamente, em trajetos quase sempre urbanos. Apesar disso, vez ou outra eu preciso pegar um trecho de 10 km de rodovia, e nesta situação o limite de 85 km/h original da Lead é deprimente. E este limite foi a maior motivação em procurar a Servitec para testar o Fuel Controller.

Fuel Controller Servitec na Lead

Fuel Controller Servitec na Lead

Instalamos o Fuel Controller com o objetivo principal de aumentar o limite de RPM do motor, e por consequência, aumentar a velocidade máxima da Moto. Mas ele faz muito mais que isso. Ele permite ajustar a alimentação da moto, enriquecendo ou empobrecendo a mistura de combustível em várias situações diferentes. Além disso, permite ajustar o ponto de ignição. Eu confesso que não alterei o ponto da Lead, pois essa alteração faz mais sentido quando o motor é preparado “mesmo”, com cabeçote rebaixado ou aumento de cilindrada. Como eu não fiz nada disso, não ví necessidade em usar esse recurso. Mas fiz uso intenso do limitador de RPM e dos ajustes de combustível.

Antes do Servitec, a Lead tinha as seguintes características:

  • Velocidade Máxima: 85 km/h
  • Consumo médio: 32,1 km/l
  • Corte de RPM: 9000 RPM
  • 0-60 km/h: 5,2 segundos
  • 0-80 km/h: 10,2 segundos

Ajuste para Desempenho

Na primeira semana, nosso objetivo foi atingir o melhor desempenho possível, sem pensar muito na economia de combustível. O objetivo era realmente correr mais. Então, fizemos o seguinte ajuste.

TPS>BAIX MEDI ALTA A
BAI -10% +01% +08% L
MED -05% +05% +11% T
ALT -05% +08% +12% E
SAIR Limite:Alterado
Ori:9.000Novo:10.500
5%    5.0|100%>  9.6
CompRPM|>>>    | 94%
0:9.000N:10.500 SAIR
5%:5.0ms  100%:9.6ms
CompRPM: 94% TPS: 3%
Inj: 3.1ms  1.200RPM

O que percebi é que eu perdi uns 20 kg. Sério! A impressão é que, ou eu fiquei mais leve, ou aumentou a cilindrada. A moto ficou muito mais esperta em arrancadas e retomadas. Além disso, a tão sonhada velocidade final aumentada chegou. Eu defini o corte para 10500 RPM e isso foi suficiente para fazer a Scooter chegar a exatos 100 Km/h. Apesar disso, eu senti que esse limite é um pouco alto demais, e fiquei com receio de deixar ele por muito tempo. Logo baixei para 10100 RPM e a moto chegou a 95 km/h. O que mais me surpreendeu é que o consumo ficou ligeiramente melhor! Acho que é porque eu defini uma mistura mais pobre em baixa, e como eu ando mais na cidade do que na rodovia, isso se traduziu em economia.

Neste ajuste, os números foram:

  • Velocidade Máxima: 100 km/h
  • Consumo médio: 33,4 km/l
  • Corte de RPM: 10500 RPM
  • 0-60 km/h: 4,4 segundos
  • 0-80 km/h: 9,0 segundos

Ajuste para Economia

Na segunda semana, eu ajustei o limitador para o nível original, e tentei deixar a mistura mais original, empobrecendo em alta. O objetivo era economizar combustível e ver como a moto se comporta. O ajuste foi o seguinte

TPS>BAIX MEDI ALTA A
BAI -02% -02% -06% L
MED -02% -02% -06% T
ALT -02% -02% -02% E
SAIR Limite:Original
Ori:-.—Novo:–.—
5%—–.-|100%>—.-
CompRPM|——-|—%

Eu sinceramente não senti muita diferença para o ajuste original. Percebi apenas que ela demora mais para chegar aos 85 km/h. O consumo dela ficou muito parecido com o original, e PIOR em relação ao ajuste mais performático.

Neste ajuste, os números foram:

  • Velocidade Máxima: 85 km/h
  • Consumo médio: 32,5 km/l
  • Corte de RPM: 9000 RPM
  • 0-60 km/h: 5,4 segundos
  • 0-80 km/h: 11,0 segundos

Ajuste para Mais Economia

Não muito satisfeita com os resultados, eu deixei a mistura ainda mais pobre, em todos os regimes, pois eu queria ver se a moto chegaria pelo menos ao patamar de 40 km por litro. O ajuste foi o seguinte.

TPS>BAIX MEDI ALTA A
BAI -08% -10% -12% L
MED -09% -12% -13% T
ALT -10% -12% -15% E
SAIR Limite:Original
Ori:-.—Novo:–.—
5%—–.-|100%>—.-
CompRPM|——-|—%

A moto perdeu desempenho, como esperado. Apesar de a velocidade máxima se manter a mesma, é bem mais difícil chegar nela. Em arrancadas e retomadas, o efeito foi o oposto do da primeira semana (me senti mais pesada). Além disso, percebi um pequeno aumento na temperatura do motor. Antes, o ponteiro de temperatura ficava pouco abaixo da metade, e agora, com o uso intenso, ele fica uma “marquinha” acima. Mas ainda está na faixa branca, e bem longe da faixa vermelha.

Neste ajuste, os números foram:

  • Velocidade Máxima: 85 km/h
  • Consumo médio: 37,5 km/l
  • Corte de RPM: 9000 RPM
  • 0-60 km/h: 5,8 segundos
  • 0-80 km/h: 11,9 segundos

Conclusão

O FC me permite ajustar a IE da moto da forma que eu quiser. Mas o ajuste original já está bem próximo do ideal. A maior vantagem foi mesmo o aumento do limite de RPM. Este aparelho certamente terá mais utilidade em preparações mais elaboradas, como aumento de cilindrada ou preparação de cabeçote. Eu acho que uma simples troca de filtro de ar e ponteira de escapamento já tornaria o FC mais útil, pois ao trocar estes itens o ajuste da alimentação é necessário. Como minha moto está completamente original, os ajustes não fizeram uma diferença tão expressiva. Mas de qualquer forma, eu vou deixar ele ajustado como na primeira semana (maior desempenho), com limite 10100 RPM. Para mim, foi o melhor acerto.

O Daniel instalou um destes em uma Lander completamente modificada, preparada na Moremoto. A moto tinha filtro de ar K&N, ponteira de escapamento esportiva, motor aumentado para 300cc e preparação de cabeçote. Nesta moto, o ganho de desempenho foi assombroso. Antes do FC, a preparação simplesmente não fazia efeito, e a moto parecia andar menos que a original. Foi só instalar e fazer todos os ajustes para liberar todo o potencial da moto. Segundo o proprietário, o ganho foi enorme.

Até mais!

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57 comentários

  1. Diego Carreiro disse:

    caramba, matéria muito boa. eu poderia fazer uma série de perguntas – como se houve aumento de ruído e emissões -, mas me contento com esta: depois de tantos testes, como está o Lead hoje? com ou sem o aumento de RPM? e como ficará daqui por diante?
    abraço e parabéns

    • fabiano disse:

      LUANA, ficaram ótimas suas colocações sobre a lead sou fã do blog de vcs mais acho que ficou faltando algo. Gostaria de saber então se vale mesmo colocar o FC e se a velocidade final ter ficado maior o motor não vai gritar mais rápido.E outra na sua colocação final não entendi se vai permanecer o FC ou não na sua moto para melhorar a velocidade.vc aconselha??obrigado!!!Obs: assim que possivel diz pra gente onde instala aki no RJ.

      • Luana disse:

        Fabiano, vou continuar com o FC sim! Deixei a moto bem mais esperta! Não sei se consigo ficar sem.
        E respondendo a sua pergunta: Até 10000 RPM eu acho que o motor aguenta bem. Mais do que isso é forçar demais. Mas isso é a minha opinião. Tem gente que acha que aguenta 11 mil, 12 mil. Isso é gosto pessoal.

        Quanto a instalação ai no RJ, eu não sei quem indicar não. Mas a instalação é simples, certamente o seu mecânico de confiança saberá instalar. Nós mesmos instalamos o meu aqui em casa sem ajuda profissional.

    • Luana disse:

      Diego,

      Agora estou usando o primeiro ajuste, de performance, com RPM limitado em 10100.

      Abraços!

  2. Victor disse:

    Luana,
    Legal esse teste que fez com o FC , outro dia trocando umas idéias com o Daniel fiquei entusiasmado em instalar, mais agora após os testes estou mais ainda.
    Só temos um problema… O aparelho esta em falta no mercado, não sei porque uma empresa lança uma equipamento que não consegue fabricar para venda um mínimo que seja…mais esta bom vamos tentar entender e esperar mais um pouco,só gostaria de não ter a surpresa de este aparelho custar mais que um Power commander.
    Minha proposta ainda esta de pé.Fala pro Daniel que vamos testar as diferenças da Lead com e sem o aparelho na pratica ao mesmo tempo, um sabado qualquer, só vamos esperar mudar o tempo pra um solzinho, né? hehe

    • Daniel Ribeiro disse:

      Victor, parece que eles estão com problemas com um dos fornecedores de componentes eletrônicos. Esses componentes geralmente são importados e nem sempre estão disponíveis.
      Mas eles disseram que em Agosto a produção deve estar normalizada… É só aguardar!

      O preço deve ser o mesmo de antes: Por volta de R$ 500,00.

      Quando o tempo ficar melhor a gente combina o test drive!
      T+

  3. Erick disse:

    Você acha que o ganho vale a pena? Ou é melhor investir essa grana em outras peças?

    Acabei de pegar minha moto, uma yes 125 – 09 com apenas 1.500 km rodado, mas queria “mexer” um pouco nela, mas não entendo muito de mecanica, quais as alterações basicas pra ter ganho de potencia?

    Obrigado pela ajuda!
    Blog muito bom!

    • Luana disse:

      Erick, vc tem que levar em consideração o valor da sua moto, no meu caso o fuel controler custa quase 10% do valor de mercado da moto, é um investimento consideravel, vc deve avaliar se a sua necessidade é tão grande a ponto de investir esse valor na moto, ou guardar para comprar uma moto mais potente, e que consequentemente corra mais. No nosso caso instalar o fuel controler não foi só por um gosto pessoal, foi também pelo blog e para passar uma resposta aos donos de Lead sobre o limitador de velocidade.
      Como eu falei antes eu gostei do resultado do aparelho, mas cabe a você saber da sua necessidade de andar mais com a moto e se vale a pena investir ou não. 
      Quanto as modificações vou deixar pro Daniel responder, ele tem alguma experiência com isso.
      Abraços

    • Daniel Ribeiro disse:

      Erick, o Fuel Controller só funciona em motos que tem injeção eletrônica, e a Yes ainda é carburada.

    • Luana disse:

      Tinha esquecido do detalhe de que a yes é carburada. :S

      • cesar disse:

        ola colega se vc poder tira uma duvida agradeço, eu comprei esse aparelho pra minha fazer 250 meu mecanico instalor tudo o modulo ligo tudo certinho mais a bomba de combustivel nao liga quando giro a chave a pergunta e a seguinte la no manual tem umas pontes e preciso fazer seu mecanico fez isso na sua moto essas ligaçoes que eles chamán de pontes?

  4. Diego Carreiro disse:

    Luana e Daniel, mais uma pergunta: a Revista Motociclisto deste mês de julho aponta que a rotação máxima do Lead é de, se não me engano, 6.500 rpm. no entanto, li na matéria que é de 9.000 rpm. por que essa diferença tão grande de informação?

    ps. se eu estiver falando bobagem, por favor me corrijam.

    • Luana disse:

      Diego, o Fuel Controller mostra em sua tela o RPM do motor. Ele é capaz de mostrar esta informação pois nele vai ligado o pulsador da bobina de ignição. Logo que ligamos ele na moto, sem modificar o ajuste original (ajuste Zero), eu acelerei a moto (apoiada no cavalete central) até ela começar a cortar o giro. E com isso, eu vi na tela do FC que a rotação do motor era de 9000 RPM.

      Eu não li a revista, mas se for isso que você disse mesmo, acho que a revista está errada. Se você puder, reproduza aqui o trecho da reportagem que fala isso, pois eu até fiquei curiosa sobre o motivo de eles falarem o RPM máximo da moto… Esse é um dado que geralmente ninguém fala em matérias de revista.

      Abraços!

      • Diego Carreiro disse:

        Luana, a informação está na pág. 78, num quadro, que diz o seguinte:

        SMART LEAD NEO
        Pot. Máx. na Roda – CV 6,3 6,3 5,8
        Rotações de Pot. Máx. – rpm 7.500 4.900 5.600
        Torque Máximo na Roda – kgfm 0,93 1.10 0,92
        Rotações de torque máx. – rpm 4.300 4.600 4.800
        Veloc. do pistão em rotações máx. – m/s n/d n/d n/d
        Rotações máximas – rpm 9.200 6.900 10.400
        Relação peso/potência – kg/cv 17,4 17,3 17,7
        Potência específica – cv/litro 50,4 58,3 51,0
        Temperatura – grau/cent. 26 22 22
        Pressão atmosférica – mb 956 954 954

        bom, este é o quadro e, como vc pode perceber, o sexto item assinala a Rotações máximas – rpm de cada scooter, e o do Lead deu 6.900.

        mas, como eu disse, posso estar ‘lendo’ equivocadamente.
        abraço

        • Victor disse:

          Caro Amigo Diego, Acredito que estamos com varias informações equivocadas, estou com o “manuel” na minha mão e aqui diz 9,2 cavalos a 7500 rpm e torque de 0,97 kgf.m a 6000 mil rpm, então temos um dilema, hehehe, porem a montadora sempre indica a rotação máxima sem a utilização do motor no limite máximo(sempre tem uma folga), então acho que o aparelho que o Daniel instalou usa a informação mais próxima da realidade.
          Assim que instalar o meu saberemos se os aparelhos mostram a mesma informação…
          Abraço.

        • Daniel Ribeiro disse:

          Nossa… Certamente a revista errou nesses dados de RPM… A Lead crava exatos 9000 RPM antes de cortar. 6.900 RPM é muito baixo!

          • Diego Carreiro disse:

            Daniel, por isso que to deixando de ler essas revistas…

          • Pedro Luís disse:

            É bem provável que tenha sido erro de redação. Talvez o certo seja 9.600 RPM.

          • Diego Carreiro disse:

            Pedro, em se tratando da Motociclismo, não duvido de nada. A matéria em questão está cheia de pequenos erros, como, por exemplo, detalhar na ficha técnica do Lead que ele é refrigerado a ar e que o amortecedor traseiro do Neo é monoamortecido, assim como assinalar no quadro de equipamentos que o Neo é o único scooter a possuir o ‘gancho’… enfim, é muito erro para uma revista dita ‘especializada’.

  5. Átila disse:

    Achei um pouco alto o consumo da lead, minha ybr facto faz em media 37km/l e eu pego um trecho de de br que corresponde à uns 60% do meu trajeto diário que chegar perto dos 90km por dia, achei que a lead seria mais econômica

  6. Lucas disse:

    too procurandoo por esse fuel controller da servitec
    aondee posso encontrar para comprar??
    naoo consigoo acharr ;D
    see alguem souber mee fala aii no meuu emailll Obrigadoo ;D

  7. Bruno Muniz disse:

    Luana…..voce saberia me dizer quanto a Moremoto cobra pela instalação do Fuel Controller????

    Valeu!!

  8. zodre disse:

    PARABENS MESMO PELO BLOG!!
    REALMENTE OBJETIVO.
    EU GOSTARIA DE SABER SE O FC E CAPAZ DE REGULAR A ROTAÇÃO MINIMA DO MOTOR NO CASO A MARCHA LENTA POIS ACHO MUITO ALTO 1400 RPM EU GOSTARIA DE REDUZIR PARA 1000 RPM. POIS SEMPRE QUE ENGATO A PRIMEIRA ELA DA UM ESTRALO, PELA ROTAÇÃO ESTAR MUITO ALTA OK .
    AGUARDO RESPOSTA.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Zodre, a rotação mínima é geralmente é essa mesmo. É normal ela dar um pequeno tranco quando vc engata a primeira marcha. O FC não serve para regular a marcha lenta.

  9. syllas heringer disse:

    ta de parabens!!! muito massa!!!

    agora aonde eu acho o Servitec Fuel Controller pra lead???

    vo fazer isso so que depois que eu rodar uns 5000km nela na manha!!!! nao pasando de 60!!! o oleo que usso na minha neo e o lubrax sintetico sae 5w-40 api sm!!!! o melhor olho que ja usei! o motor da moto fica masio!!! e o mesmo que vo colocar na lead!!! ele e mais fino que o recomendado!!! pra auto giro e o melhor!!! passa ai aonde compro o Servitec Fuel Controller!!!! desde ja fico agradecido

  10. Gustavo Witt disse:

    Gostaria de saber onde encontro para compra e qual o valor do Fuel COntroller, tenho uma FAN150ESI e gostaria de aumentar o giro dela, ela bate 135km/h e corta o giro em descidas e 132km/h cortando giro em retas.

    Aguardo resposta.

    Achei muito boa a noticia do blog, fiquei muito interessado no fuel controller com os resultados que voces tiveram.

    Obrigado.

  11. Julio disse:

    Bom dia
    gostaria de saber se dá para fazer esse tipo de alteração sem usar o servitec como re-mapear a injeção e comprar o cdi com limitador diferenciado ?

  12. Rafael disse:

    Queria saber por que a Moremoto parou de instalar o Fuel Controller. Já perguntei lá no Orkut mas ninguém me respode…

    • Luana disse:

      Não temos que responder perguntas no orkut.
      Liga na moremoto e pergunta eu não tenho a resposta, não somos a moremoto e não temos controle sobre os serviços da oficina.

      • Rafael disse:

        Liguei…foram tão prestativos quanto você. Obrigado.

        • Daniel Ribeiro disse:

          Rafael, eu não entendo essa sua insistência em saber o motivo pelo qual a Moremoto parou de instalar o Fuel Controller… Que te importa cara? Eles fazem o que querem! Não te devem satisfação de nada! Você saiu perguntando o Orkut inteiro, deixou recados, comentário aqui no Blog, mandou e-mail… A resposta é sempre a mesma: Não sabemos.

          Tem que ter um motivo? Eles não podem simplesmente ter perdido o interesse? Vai ver estão com excesso de trabalho e não tem tempo para atender este tipo de serviço.

          Desencana cara… Vai viver a vida.

  13. vanderlei disse:

    aola Luana

    Achei muito legal esta modificação, mais será que você não conseguiria o mesmo resultado com um Variador J Costa ? sem correr o risco de danificar o motor !!

  14. fabio falcão disse:

    caros amigos, depois de 01 ano consegui comprar o FC ! agora vou instalar conforme a grande dica de vcs ! meu interesse é na velocidade final, não me importo se le vai fazer 20 km/l , o que eu quero é ficar livre dos caminhões e onibus ! poderia me passar um tabela para essa finalidade, não andarei sempre na final, somente nos casos necessários de mais velocidades para sair da frente dos grandões ! uma pergunta, estaria encurtando muito a durabilidade do motor ? obrigado ! fabio falcao

  15. Patrick disse:

    Daniel ou Luana, boa tarde, instalei o FC na minha tonquinha ontem, e já saí para testar, e realmente que diferença, deixei a configuração da mais performatica, e com 10300 rpm, porem tem uma parte que vcs colocaram e não conseguir deixar igual é a que está escrito TPS 3% segue

    0:9.000N:10.500 SAIR
    5%:5.0ms 100%:9.6ms
    CompRPM: 94% TPS: 3%
    Inj: 3.1ms 1.200RPM
    o resto esta identico como eu faço para aumentar esse TPS

  16. Nello disse:

    Amigos, gostaria de instalar esse tal “kit” para ganhar um desempenho maior em velocidade na minha lead, por favor qual a media de preço do equipamento e instalação?…e qual lugar vcs indicam que seja de confiaça aqui proximo da minha região?….moro em Osasco- SP

    Brigadão!

    • Patrick disse:

      Cara eu instalei na minha em 2 horas eu instalei, o equipamento custa uns 500,00, eu vou ficar com a moto uns 2 a 3 anos então vale muito a pena, para instalar cobram uns 200,00, mas é coisa que vc mesmo consegue instalar, ou eu moro em diadema podemos instalar, em um dia vc vem até aqui eu eu instalo para vc.
      Abraços

  17. Sérgio disse:

    Daniel Ribeiro, em primeiro lugar gostaria de cumprimentar a voce e a Luana pelo ótimo serviço prestado. Sou o Sérgio lá camunidade do lead do orkut. Seria pedir muito um breve relatório técnico de como o scooter está se comportando? Se possível um histórico com datas e uma conclusão sua sobre a real efetividade do fuel controller. Vou colocar no meu e vou mostrar seus comentários lá na comunidade.

    Abraço

    • Daniel Ribeiro disse:

      Sérgio, usamos o FC por 2500 km sem nenhum problema. Mas tiramos pois um amigo precisava para colocar em sua moto de corrida e não conseguia encontrar o FC para comprar. Acabemos vendendo para ele por um preço de oportunidade.

      A moto hoje tem mais de 10 mil km, sem nenhum problema.

      • Sérgio disse:

        Beleza. Eu encomendei um. A servitec voltou a fabricar e agora tem umas novidades. O computador poderá ficar fora da motoca. Depois irei colaborar aqui.

        Abraços

  18. juarez disse:

    Meu como eu sofro com a minha leid ela não passa dos 70km ja falei reclamei e nada o jeito é compra o fuel controller espero que algo mude tomare valeu pela materia até mas.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Coloca a centralina das Leads novas (2011 e 2012). Parece que ele limita em 9500 RPM, que dá para correr mais um pouquinho.

      • Sergio disse:

        Desculpe mais como funciona a centralina? Será que a troca simples realmente traz efeito sobre a velocidade final? A minha é 2010 e em retas nunca passa dos 82 km/h e em decidas grandes chega aos 85 km/h. Obrigado.

        • Daniel Ribeiro disse:

          Nessa foto dá para ver a Centralina. É essa pequena caixa preta de plástico. Ela é do tamanho de uma carteira de cigarros, e tem um conector.

          Basta desconectar essa caixa, e conectar uma da 2011 ou 2012, e pronto… sua moto agora vai até 9500 RPM.

          A Centralinha é um pequeno computador, responsável por controlar a injeção eletrônica e a ignição do motor. A Centralina da Lead 2010 está programada até 9000 RPM. Acima disso, não há mapa, por isso a ignição é cortada e a moto não passa de 85 km/h.
          A centralinha da Lead 2011 tem programa até 9500 RPM, 500 a mais que a 2010… Esses 500 RPM a mais já são suficientes para você ganhar uns 5 ou 7 km/h a mais… Mas não espere milagre! O motor ainda é o mesmo 110cc… ele não vai ficar mais forte. Apenas vai cortar um pouco mais tarde.

  19. Sergio disse:

    Errata aonde escrevi mais leia-se mas.

  20. juarez disse:

    Valeu pela dica mas fui ver quanto fica a centralina 492 reais nesse caso fuel controlle nao e o mais endicado abraço jz

  21. Andras disse:

    Olá…
    tenho uma lander, com o FC2 instalado. Estou tendo sérios problemas para encontrar uma regulagem interessante.
    Como ficou sua configuração do Ponto de ignição?

  22. Walter disse:

    Belo post, foi muito útil para o conhecimento e a instalação do FC na minha LEAD, porém, minha LEAD nunca passou dos 80km, não faço idéia do porquê. Mas enfim, através deste post eu comprei o FC e instalei, mas notei que o meu FC é mais avançado que esse do Post, então me embaralhei bastante na hora de configurá-lo. Gostaria de saber quais configurações eu coloco na tabela de Combustível, Injeção(que é identica a de combustível), Limitador e na última Configurações.
    Se possível posso adicioná-lo ao msn ou outros meios de comunicação e explicar melhor minhas dificuldades.
    Eu até tentei colocar a tabela de Desempenho do Post no Combustível e na Injeção e mudei tbm o limitador para 12.000 mas a danada da Lead pegou sómente 90km e o motor fazia muito barulho, achei que algo estava errado e então vim recorrer ao site por ajuda. Desde já agradeço a atenção.

  23. Alex Vieria disse:

    Daniel Ribeiro

    Daniel gostaria que vc me desse um exemplo de uma tabela de combustível para Bomba fan 150 flex nao esto conseguindo acerta e de igniçao.
    Obs: minha 150 esta com o comando da esport cabeçote preparado ele fica falhando de lenta pois nao consigo acerta a tabela de combustível…

  24. marcelo disse:

    olá pessoal, eu tenho uma yamaha fazer 2013 e isntalei um fuel controller e não consigo regular, nem os mecanicos daqui, tem como vcs m ajudarem ?

  25. Paulo disse:

    o tutorial de instalação na LEAD vale para todo os modelos de FC?

  26. Wesley disse:

    Irmao,eu comprei o Fc,ele funciona perfeita mente,so q quando eu vou na opçao de almentar o limitador,eu almento,so q nao muda em nada(ela continua cortando a 9400 rpm),sera e eu preciso fazer outra alteraçao? Me ajuda ai,porfavo



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