Carregar moto com a caçamba aberta. Pode ou não?

É muito comum carregar Motos em pickups. E em grande parte das vezes, a caçamba não é grande suficiente para acomodar a Moto e ainda fechar a tampa. E como a placa fica sempre afixada a tampa ou ao pára-choque traseiro, ela fica coberta.

Moto em Pickup


Algumas pickups permitem remover a tampa da caçamba, a fim de que esta não atrapalhe a visualização da placa no pára-choque, mas rodar sem a tampa muitas vezes inviabiliza o transporte da moto, pois afinal a tampa, quando aberta, serve de espaço adicional para acomodar a carga. Muitas vezes, a roda traseira da moto fica completamente apoiada na tampa aberta. Portanto, a tampa é importante.

Foi para resolver este problema que o CONTRAN aprovou a resolução nº 349, de 17 de Maio de 2010. Esta resolução dispõe sobre o transporte eventual de cargas e bicicletas nos automóveis, caminhonetes, caminhonetas e utilitários.

A resolução determina basicamente o seguinte:

  1. Não se pode exceder o peso máximo especificado pelo fabricante do veículo, nem o especificado por eixo para a via.
  2. A carga deve ser acondicionada e afixada de modo a não colocar pessoas ou patrimônio em risco, nem que caia ou se arraste pela via. Não atrapalhe a visibilidade a frente e nem comprometa a estabilidade do veículo. Não provoque ruído nem poeira. Não oculte as luzes traseiras do veículo (menos o Brake-light interno). Não exceda a largura máxima do veículo e não se sobressaia a frente do veículo.
  3. É obrigatório usar uma segunda placa traseira em local visível do lado direito da traseira do veículo caso a placa traseira original seja parcialmente ou totalmente encoberta pela carga ou acessórios de fixação. Essa placa pode ser instalada com suportes e adaptadores, mas tem de ser lacrada na parte estrutural do veículo.

Diagrama Pickup

Portanto, se você tem o costume de levar motos na caçamba, agora o Denatran já tem legislação específica. Já existem suportes para placa adicional que podem ser instalados em praticamente qualquer pickup. Ele recolhe a placa para dentro da caçamba quando não está em uso, e pode ser dobrado para cima, a fim de mostrar a placa.

Para ler a resolução na íntegra, clique aqui.

Dica do Blog do Trilheiro

Compartilhe!