GravatarMotos Blog » Sem Categoria

Freios ABS em motos

13 abril 2008 Escrito por 11 comentários

As Motos com ABS de série estão cada vez mais presentes no mercado. Mas lá fora, sistema é bem mais difundido e está ganhando o mercado e o amor dos Motociclistas.

ABS Significa Anti-lock Braking System, ou Sistema de Freios Anti-travamento. Basicamente serve para aliviar a pressão dos freios sobre as rodas quando elas estão travadas.

As rodas de uma Moto com ABS têm, junto ao disco de freio, um sensor eletrônico que detecta quando uma das rodas está travada ou está com velocidade muito inferior a velocidade da moto. Quando este sensor detecta tal situação, envia um sinal para a pinça de freio e esta alivia a pressão da frenagem, fazendo com que a roda volte a girar em uma velocidade compatível a velocidade da frenagem, garantindo assim que a moto não desgarre, derrape ou deslize, ocasionando um acidente.

É sabido que, um pneu deslizando não adere tanto ao solo quando um que está rodando junto a ele. Estes dois fenômenos são chamados de atrito cinético e atrito estático espectivamente. O atrito estático tem sempre uma força máxima maior do que a força máxima do atrito cinético, portanto, o tempo de frenagem sempre e menor.

O ABS é muito bom para prevenir acidentes por falta de experiência do piloto, pois ele corrige os erros de frenagem, mas ele não é tão bom quanto um piloto experiênte. A frenagem robótica do ABS não é tão perfeita quanto a arte de frear de uma pessoa humana. Por isso a maioria das motos permite desligar o sistema, entregando toda a responsabilidade pela frenagem ao piloto.

Compartilhe este texto!


Digite o seu nome e e-mail abaixo e saiba quando o Motos Blog é atualizado! Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail! É GRÁTIS!

Seu nome
Seu E-mail

11 comentários

  1. álvaro disse:

    eu gosto da carlúcia

  2. Ninguém disse:

    Não é atrito SINTÉTICO, muito menos SINTÉRICO e sim atrito CINÉTICO, tapir.

  3. Luiz C. A. Filho disse:

    Olá,

    Gostaria de saber se acionando o pedal do freio trazeiro automaticamente o ABS aciona o freio dianteiro simutaneamente.

    No aguardo,

    Luiz.

  4. franciso josé pereira da silva disse:

    muito bom!
    gostaria de tirar uma duvida, se o freio ABS tem para motos menore
    Xis Érre 200.
    grato desde já

  5. SERGIO disse:

    QUANDO É QUE O SISTEMA SERÁ OBRIGATÓRIO NO BRASIL ?

    ALGUÉM SABE DIZER SE A XT660R 2010 , TERÁ ABS COMO OPCIONAL, A EXEMPLO DA Rórnet ?

  6. denis disse:

    gostaria desaber se é possivel todas em todas as motos pequenas?
    se possivel mande uma resposta emediatamente porfavor.obrigado..

  7. rafael disse:

    O atrito é CINÉTICO e não sintético.

  8. Antonio disse:

    Sobre freios ABS acho fundamental hoje principalmente pq. as pessoas hoje na grande maioria se entitulam motociclistas, mas bebem, aceleram irresponsavelmente. Então esse termo é uma UTOPIA, uma bobeira. O uso de veículos hoje, não só motos, está uma loucura. Os novos pilotos assistem filmes, usam celular, bebem, usam drogas, fazem maquiagem no carro, enfim tudo. As pessoas se esquecem que não adianta nada controle ESD, tração, e etc… A partir do momento que vc. atendeu o celular, ou bebeu com o carro em movimento vc. jogou tua grana fora pq. quando vc. bater (e vc. vai bater uma hora) de nada vai valer isso tudo. Mesmo a 200 km em uma ferrari, ou porche vc. bate. Aos “MOTOCICLISTAS” se o VALENTINO ROSSI CAI e está com o corpo cheio de platina, não é vc. que fez um cursinho de final de semana que agora vai poder fazer tudo e está imune a tombos. O curso ajuda, mas nada ajuda mais que cair na REAL.



  9. Comente este texto!

    ATENÇÃO: Todos os comentários são revisados antes de entrar no ar. Antes de escrever, pense: "Se eu fosse o dono deste blog, eu aprovaria este comentário?". Propagandas serão apagadas. Caso queira anunciar no Motos Blog, clique aqui. Veja a nossa política de comentários. Pedidos de manuais não serão atendidos.

    Você pode usar estas tags:
    <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Este blog suporta Gravatars. Para ter a sua foto nos comentários, cadastre-se no Gravatar.