Freios ABS em motos

As motos com ABS de série estão cada vez mais presentes no mercado. Mas lá fora, sistema é bem mais difundido e está ganhando o mercado e o amor dos motociclistas.

ABS Significa Anti-lock Braking System, ou Sistema de Freios Anti-travamento. Basicamente serve para aliviar a pressão dos freios sobre as rodas quando elas estão travadas.

As rodas de uma moto com ABS têm, junto ao disco de freio, um sensor eletrônico que detecta quando uma das rodas está travada ou está com velocidade muito inferior a velocidade da moto. Quando este sensor detecta tal situação, envia um sinal para a pinça de freio e esta alivia a pressão da frenagem, fazendo com que a roda volte a girar em uma velocidade compatível a velocidade da frenagem, garantindo assim que a moto não desgarre, derrape ou deslize, ocasionando um acidente.

É sabido que, um pneu deslizando não adere tanto ao solo quando um que está rodando junto a ele. Estes dois fenômenos são chamados de atrito cinético e atrito estático espectivamente. O atrito estático tem sempre uma força máxima maior do que a força máxima do atrito cinético, portanto, o tempo de frenagem sempre e menor.

O ABS é muito bom para prevenir acidentes por falta de experiência do piloto, pois ele corrige os erros de frenagem, mas ele não é tão bom quanto um piloto experiênte. A frenagem robótica do ABS não é tão perfeita quanto a arte de frear de uma pessoa humana. Por isso a maioria das motos permite desligar o sistema, entregando toda a responsabilidade pela frenagem ao piloto.

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