Motociclistas de Londres querem manter as faixas de ônibus

Os motociclistas de Londres estão lutando para tornar definitivo o uso da faixa de ônibus.

Motociclistas na faixa de ônibus


A quase um ano e meio atrás, o governo de Londres abriu as faixas exclusivas para ônibus para que os motociclistas pudessem usar, a fim de testar se esta solução ajudaria o trânsito e reduziria a quantidade de acidentes e de emissão de poluentes envolvendo as motos.

Apesar de o teste ter sido considerado um sucesso, o governo ainda não se pronunciou sobre tornar definitiva a permissão de motos na faixa de ônibus, uma vez que foi criada em carater experimental e temporário de 18 meses, e que o prazo se esgotará em 5 de Julho.

Motociclistas na faixa de ônibus


Segundo a pesquisa realizada, o uso da faixa de ônibus pelas motos teve “pouco ou nenhum impácto” na velocidade dos mesmos, ao passo que contribuiu para a fluidez da circulação das motos e reduziu o índice de acidentes e de emissão de CO2.

Vale lembrar que as faixas exclusivas para ônibus de Londres também permitem a livre circulação de Taxis e Bicicletas, e que ainda assim, a convivência entre todos estes veículos é harmônica.

Já pensou isso em São Paulo? Aqui estão proibindo as motos na Marginal Tietê, na 23 de Maio, e criando corredores exclusivos na Vergueiro, além do corredor da Av. Sumaré, que já está em operação.

Será que abrir os corredores de ônibus para as motos ajudaria a resolver parte dos problemas de trânsito em São Paulo? Eu sinceramente não sei. Acho que para usufruir de um privilégio desses, é preciso mais educação e respeito por parte de todos os envolvidos: Motociclistas, Motoristas de ônibus e taxistas, e o que vemos no nosso dia-a-dia é que nenhum deles tem isso. O que você acha?

Moto e ônibus

Veja também