Habilitação a partir de 16 anos

Parece que o sonho dos adolescentes está próximo. Pode ser votado ainda este ano o projeto de lei que permite a pessoas com mais de 16 anos emancipadas de cursar autoescola e obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Adolescente de Scooter

O texto do Deputado Federal Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) está aguardando avaliação das Comissões de Transporte e da Constitução e Justiça da Casa antes de seguir para o Senado.

Porém, o projeto prevê que apenas quem for emancipado e tiver 16 anos ou mais poderão ter o direito de cursar autoescola e obter a habilitação. Segundo o deputado, se uma pessoa pode se casar, abrir uma empresa, responder por seus próprios crimes ou votar, ela já tem maturidade suficiente para dirigir.

E eu concordo. Eu já piloto e dirijo desde os 12 anos (sempre assistido por um adulto). Com 16 anos, já saia sozinho de moto ou carro, e não via a hora de fazer 18 anos para parar de fugir da fiscalização. Mas eu sinceramente não acredito que a lei vai vingar. Já escuto esse papo a muitos anos (muito antes de completar 16 anos).

Veja também