Governo reduz etanol na gasolina

Segunda-feira o governo anunciou que decidiu reduzir a mistura de álcool etanol na gasolina.

Alguém errou as contas na hora de abastecer!


A lei determina a mistura em 23% de etanol na gasolina, mas permitiria que este percentual fosse modificado entre 20 e 25% para compensar diferenças na oferta e nas épocas de entressafra. O percentual estava em 25% de etanol na gasolina, e agora vai passar para 20%, fazendo a gasolina ser “mais gasolina” do que antes.

A decisão, que começa a vigorar em 1º de Fevereiro e vale por 90 dias, foi tomada para estabilizar o preço do etanol, que nos últimos 6 meses registrou um significativo aumento em quase todos os estados brasileiros. Espera-se economizar cerca de 100 milhões de litros de etanol por mês com a medida. A demanda pelo produto aumentou nos últimos meses por conta da frota de veículos Flex, que cresceu significativamente. 90% dos carros fabricados no Brasil em 2009 são Flex.

Para a maioria das motos, o “novo combustível” não deve afetar muito o funcionamento. Em alguns casos, talvez seja necessário regular novamente o carburador, empobrecendo ligeiramente a mistura, a fim de compensar o menor volume de etanol na mistura. Nas motos com injeção eletrônica, não será necessário mudar nada, pois se adaptam automaticamente as pequenas variações no combustível.

Veja também