Ducati Multistrada 2010 – A moto polivalente

Este ano, a Ducati apresentou e lançou um novo conceito em moto: a polivalente. É assim a melhor forma de definir a Ducati Multistrada.

Ducati Multistrada 1200



A moto, que foi eleita a mais bonita do Salão de Milão (EICMA) 2009, foi concebida para agradar a todos os tipos de motociclistas, ou a aqueles que gostam de um determinado estilo de moto, mas gostariam de ter outros tipos eventualmente. A Multistrada é ao mesmo tempo uma Sport Touring, uma Big-trail, uma Esportiva e uma moto urbana!

Para descrever esta moto, vou começar pelo motor. É um 1198cc derivado da moto do mundial SBK, porém, um pouco menos agressivo e fácil de pilotar. A este motor deram o nome de Testatretta 11º. O motor é alimentado por injeção eletrônica de combustível, e produz até 150cv de potência a 9250 RPM. Mas o comportamento do motor é amplamente modificado entre os “modos” que a moto pode assumir.

Ao toque de um botão no guidão da moto, o piloto pode alterar os modos de operação:

Modo Sport
As suspensões são automaticamente rebaixadas, tornando a moto mais dura e seca, ideal para andar em alta velocidade. Os freios ABS são calibrados para uma pilotagem de alta velocidade, e o controle de tração é calibrado para um acerto mínimo, permitindo que o piloto se encarregue de quase todo o trabalho de aceleração e frenagem.

Modo Touring
No modo Touring, as suspensões se elevam, deixando a moto um pouco mais alta, as carenagens laterais do tanque se afastam, aumentando a proteção aerodinâmica e tornando a pilotagem mais confortável para longas distâncias. O motor continua com 150cv, mais recebe um novo mapeamento da injeção eletrônica para permitir uma pilotagem mais dócil e econômica. Os freios ABS são ativados, assim como o controle de tração, que fica no modo moderado. Bauleto e malas laterais podem ser anexadas à moto, tornando-a uma autentica Sport Touring.

Modo Urban
No modo Urbano, o acerto é muito parecido com o Touring, a suspensão se torna mais macia, para absorver facilmente os impactos dos obstáculos encontrados nas cidades. O motor agora terá “apenas” 100cv, graças a um mapeamento próprio de injeção eletrônica. Além disso, o ABS continua ativado e o controle de tração fica no modo máximo, tornando a pilotagem fácil e segura. A moto conta com dois porta-objetos próximos ao guidão, para facilitar ao máximo a vida do piloto, e o bauleto pode ser usado para transportar um outro capacete, caso seja necessário.

Modo Enduro
Neste modo, a suspensão fica mais macia e se eleva ainda mais, tornando a moto bem mais alta, perfeita para encarar trilhas, estradas de terra e cascalho. O motor fica limitado a 100cv, com um mapeamento ainda mais dócil e opção para desabilitar o ABS e o controle de tração, caso seja necessário. Como a moto tem menos de 200kg, não é tão difícil de controlá-la neste tipo de terreno.

Para entender melhor, veja o vídeo:

A moto ainda conta com um sistema eletrônico que permite ligá-la sem a chave, onde o piloto simplesmente se aproxima e dá a partida.

Um pacote de funcionalidades bem completo, que deixa a moto italiana com cara e jeito de Transformer. A combinação parece muito boa! Sua principal concorrente é a BMW R 1200 GS, mas não sei não… acho que eu prefiro a Ducati! A Alemã não tem tantos mimos assim. :-)

Lá fora ela custa US$ 14.990,00. Aqui no Brasil? Sem previsão… Eu arrisco dizer que chega em 2011, e por uns R$ 75.000,00.

As especificações técnicas são:
Motor
Tipo 1198cc em 2 cilindros em L (90º) refrigerado a água, com 4 válvulas por cilindro, que gera até 150 cv de potência a 9250 RPM e 11,9 kgf.m de Torque a 7500 RPM.

Transmissão
Embreagem banhada a óleo com acionamento hidráulico.
Câmbio de 6 marchas com overdrive.
Transmissão final por corrente.

Chassis
Suspensão dianteira Öhlins de 48mm invertida totalmente ajustável com compressão e retorno eletronicamente ajustáveis.
Suspensão traseira Öhlins monoshock ajustável eletrônicamente, com monobraçode alumínio.
Roda dianteira de liga leve, 10 raios, de 3,5×17 polegadas. Traseira igual, de 6×17 polegadas.
Freio dianteiro a disco duplo de 320mm semiflutuante, montado radialmente, com pinças Brembo de 4 pistões com ABS.
Freio traseiro a disco simples de 245mm e pinça de 2 pistões.
Tanque de 20 litros de capacidade (incluindo a reserva)
Altura do acento (modo urban e touring): 850mm

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