Projeto Explore – Rinaldo e Djaelton em Venturosa/PE

Eis mais um relato de viagem enviado para o Projeto Explore. Desta vez, Rinaldo Alencar e Djaelton Quirino visitaram a Pedra Furada, em Venturosa/PE.

O relato deles ficou tão bom que eu vou economizar papo e colocar aqui na íntegra:

Achei ótima a idéia do desafio e resolvi topar, mesmo abrindo mão de dar uma passada no Encontro de Sertânia/PE, onde eram esperados 3 mil motociclistas. Chamei o amigo Djaelton que já fez rapel na Pedra Furada de Venturosa, e além de funcionário público como eu, ele é ator e diretor, e faz o papel de Cristo na encenação da Paixão de Cristo, aqui em Arcoverde/PE, o Portal do Sertão. Estava, portanto, bem acompanhado.

Dito e feito. Entreguei a alma na mão do “fio do ômi” e saímos no dia 11/06/2011 de Arcoverde para Venturosa às 08:30 hs, que dista apenas 34 km, passando antes pela cidade da Pedra, na primeira foto. Dá pra enteder o nome da cidade não é? A cidade fica ao pé de um enorme lajedo de granito.


Exibir mapa ampliado

Em seguida seguimos para Venturosa e dali, após 4 km em direção à Pesqueira, entramos em um desvio de terra batida à direita (tem que perguntar antes para não errar). Na foto sou eu no ponto em que foi tomada a foto original publicada. Pena que a máquina não era tão boa. A foto original deve ter sido feita em período de seca, pois a diferença da mata verde e densa é notável.

Local do desafio


#15 - Pedra Furada - Venturosa / PE

As fotos seguintes são dentro do Parque Municipal da Pedra Furada, desde a subida pela mata, com degraus de pedra, até o topo do furo. A vista é linda, pois a elevação é cercada de largos vales circundados por serras. Pena que as inscrições rupestres de nossos antepassados, com mais de 4 mil anos, foram depredadas.

Alto da pedra

Vista diagonal

Bem, cumprido o desafio seguimos para Pesqueira, antes passando pela área metropolitana de Alagoinha. Pesqueira fica a 42 km de Arcoverde, no pé da Serra de Ororubá, terra do povo indígena Xucuru, internacionalmente conhecido pela resistencia em manter suas tradições e cultura, mesmo às custas de suas próprias vidas, como a do cacique Chicão.

No alto da serra, além de um mirante com uma igreja dedicada a Nossa Senhora (Pesqueira é sede de diocese) tem também o Bar do Papa, com comida regional a preços módicos. Lá, após devidamente aberto os trabalhos degustativos com a tradicional caninha Pitu, caímos de pau numa autentica buchada de bode com pirão, iguaria sertaneja.

Parada no Bar do Papa

Em seguida subimos e cruzamos a Serra de Ororubá, no sentido da Paraíba, passando pela vila de Cimbres e Ipojuca. De lá pegamos a estrada nova em direção à Arcoverde, bela e sinuosa. Na passagem de Ororubá vê-se a Pedra Branca, sagrada para os Xucurus. A região é de mata de brejo, comum nas serras da região agreste de pernambucano, que nessa região ainda é preservada pelos índios, com um microclima úmido e frio que nota-se ao subir a serra. A estrada é estreita e sinuosa, exigindo cuidados.

Pronto, chegamos às 13:30 hs. Já é tempo de pensar no próximo passeio, não é? Esse foi bom demais.
Para quem quiser uma boa pedida, venha a partir da próxima quinta-feira a Arcoverde para conhecer o melhor São João de Pernambuco, com muito orgulho.

Quero agradecer a vocês dois, Rinaldo e Djaelton, pela participação e pelo relato. Certamente foi um passeio bem bacana e que, sendo divulgado aqui no Motos Blog, incentiva muitos outros motociclistas a empreender viagem para conhecer novos lugares e pontos turísticos pelo Brasil. A preocupação de fazer a foto no exato ponto da foto do desafio é perceptível! A foto ficou ótima!

Fico muito feliz em saber que o Projeto Explore “está pegando”, e as pessoas estão realmente motivadas a viajar e participar. Me anima muito saber que o Motos Blog tem servido de incentivo e de ferramenta para tanta gente. Do jeito que vai, logo vou ter que pensar em mais 20 lugares diferentes para ir! :)

Projeto Explore

Se você estava em baixo de uma pedra nas últimas semanas, visite a página oficial do projeto e saiba o que é. Ela sempre está atualizada com todos os viajantes que já viajaram a algum dos 20 lugares do projeto e links para os relatos das viagens.

Você pode participar! Basta escolher um dos 20 lugares do projeto, ir até lá, tirar uma foto e mandar para o Motos Blog. Simples não?

Veja também