Yamaha XT660Z Ténéré será lançada no Brasil

Essa notícia (um pouco atrasada, admito) certamente vai agradar aos apaixonados por longas viagens. A Yamaha trouxe para o Brasil a XT660Z Ténéré!

Ténéré 2009



UPDATE: Parece que realmente a Téréré 660 vai vir para o Brasil!
A Moto, que foi lançada no final de 2007 na Europa, agora desembarca no Brasil para a alegria dos aventureiros de plantão. Foi flagrada circulando pelas ruas em algum lugar do Brasil e provavelmente estará em exposição no Salão Duas Rodas, em Outubro.

Nova Ténéré no Brasil

Nova Ténéré Flagrada no Brasil

Pau para toda obra, o consagradíssimo motor monocilíndrico de 660cc que equipa a XT660 e a MT-03 agora aparece nessa novíssima big-trail. O motor gera 46,9 cv de potência a 6000 RPM e tem 5,9 kgf.m de torque a 5920… Números muito parecidos com os da XT e MT. Porém, as semelhanças acabam ai. O conjunto foi totalmente desenhado para permitir longas e confortáveis viagens e para encarar qualquer terreno facilmente, a começar pelo tanque, de 23 litros de capacidade, e que promete uma autonomia de mais de 500 km!

Ténéré 2009

As suspensões dianteira e traseira, ambas reguláveis, e a balança de alumínio são os destaques nesta moto, tudo para permitir grandes travessias em terrenos inóspitos, prova disso é a suspensão dianteira já vem com protetor sanfonado e o protetor de motor. Para parar, a moto conta com disco duplo flutuante na dianteira, mordidos por pinças da Brembo, e na traseira, um disco simples.

Visualmente, a moto gera muitas opiniões diferentes, uns gostam, outros nem tanto, mas há de de concordar que é uma máquina com cara de futurista, e que certamente vai balançar aos viajantes de plantão.

Escape duplo

Veja mais algumas fotos:

Ténéré no deserto

Yamaha Ténéré por trás

Ficha técnica
Modelo Yamaha XT660Z Ténéré
Ano 2009
Categoria Enduro / offroad
Motor e transmissão
Cilindrada 660.00 cc 4 tempos monocilindrico
Potência 46.93 cv @ 6000 RPM
Torque 5.9 kgf-m @ 5920 RPM
Taxa de compressão 10.0:1
Diâmetro x Curso 100.0 x 84.0 mm
Alimentação Injeção Eletrônica
Comando SOHC
Ignição CDI/ECU
Partida Elétrica
Sistema de lubrificação Cárter seco
Refrigeração Liquida
Câmbio Sequêncial de 5 marchas
Medidas físicas
Peso incluíndo óleo e combustível 206.0 kg
Altura do acento 895 mm se ajustado no nível mais baixo
Altura 1,500 mm
Comprimento 2,260 mm
Largura 895 mm
Altura mínima do solo 260 mm
Chassis e dimensões
Tipo de Chassis Tubular de aço
Trail: 113 mm
Suspensão dianteira Telescópica de 210mm de curso com ajuste de mergulho e retorno
Suspensão traseira Balança com curso de 200mm e ajuste de tensão de mola, mergulho e
retorno
Pneu dianteiro 90/90-M21
Pneu traseiro 130/80-M17
Freios dianteiros Disco duplo flutuante de 298 mm
Freio traseiro Disco simples de 245mm
Outras especificações
Capacidade do tanque de gasolina 23 litros

E ai? O que acharam? Eu que estava querendo pegar uma XT660 agora já fiquei na dúvida. Vou esperar até o Salão Duas Rodas para ver o que vou fazer.

Crédito das fotos no Brasil: Sinceramente não sei quem postou primeiro as fotos. Eu ví em muitos blogs por ai e não sei quem postou primeiro. Mas eu vi primeiro no Motite, no Motokando, no Duas Rodas Blog e no Blog Line Moto.

Compartilhe!