Inspeção Veicular em São Paulo – O prazo é dia 30 para placas final 1

Confesso que eu mesmo demorei para passar esta informação, talvez por eu não morar na cidade de São Paulo e ter sido poupado de tamanha palhaçada. Proprietários de veículos com placas final 1 tem até o dia 30 para fazer a inspeção veicular.

Está poluindo demais amigão!

Sem esta inspeção, não é possível licenciar nem transferir o documento do veículo, seja carro (fabricado entre 2003 e 2008), moto (todos os anos, desde que seja de 4 tempos), e veículos a diesel.

Veja que procedimento bacana que a prefeitura de São Paulo criou para a população:

  1. Entre no site da empresa privada que faz as inspeções, a Controlar, e imprima o boleto de R$ 52,73.
  2. Pague o boleto no banco
  3. Espere 3 dias (tempo de compensação bancária), e então ligue na central de atendimento da Controlar (11) 3545-6868 para agendar a sua inspeção
  4. Vá até lá no horário combinado e faça a inspeção, que leva 4 minutos.
  5. Se seu veículo estiver Ok, então, você entra no site da prefeitura para solicitar o reembolso, que será pago ainda este ano! (olha que maravilha)
  6. Se seu veículo não estiver Ok, então você deve leva-lo a uma oficina especializada para “regulagem”. E terá 30 dias para reagendar a vistoria, e se não o fizer, receberá uma multa de R$ 500,00 e não terá direito ao reembolso.

Se morássemos em um país sério, o cidadão não teria que desembolsar nada para a tal vistoria, nem seria necessário marcar hora. Bastaria comparecer ao local de vistoria e ter o veículo avaliado. O cidadão que precisar regular seu veiculo já vai ter um grande prejuízo com o mecânico, pois certamente a “regulagem” não será barata. No caso das motos, pode ser pior, muitos vão ter de fazer retífica no motor para que atendam as exigências.

Eu concordo que a vistoria deve ser feita e os níveis de emissão devem ser baixos, e acho mesmo que o cidadão que tem um veiculo que polui muito deve fazer o possível para concerta-lo, mas cobrar pela vistoria me parece um abuso. O IPVA deveria ser usado para isso. Os impostos que pagamos deveriam nos isentar de ter de pagar mais taxas. Além disso, não há sentido em cobrar a taxa do cidadão para devolve-la depois de um tempo. É mais simples pagar diretamente a empresa contratada e isentar o cidadão desta tarefa… Pouca gente tem tempo para perder com esse tipo de burocracia.

Até agora, dia 23 de Abril, 40% dos carros e 90% das motos não fizeram a vistoria. Talvez seja falta de divulgação, talvez seja indignação mesmo.

Confira o calendário da inspeção veicular em São Paulo:

Final placa Início agendamento Início inspeção Fim prazo inspeção
1 5 de janeiro 2 de fevereiro 30 de abril
2 2 de fevereiro 3 de março 31 de maio
3 1 de março 2 de abril 30 de junho
4 1 de abril 3 de maio 31 de julho
5 1 de maio 3 de junho 31 de agosto
6 1 de maio 3 de junho 31 de agosto
7 1 de junho 3 de julho 30 de setembro
8 1 de julho 3 de agosto 31 de outubro
9 1 de agosto 3 de setembro 30 de novembro
0 1 de setembro 3 de outubro 31 de dezembro

Veja também