Suzuki Yes 125 após 12 mil Km – Teste completo
O Wilson Neto, leitor do Motos Blog, perguntou nos comentários sobre o que eu estava achando da Yes após este tempo que venho usando ela. Como acho que a informação é relevante, resolvi tranformar a resposta em um novo post, assim o alcance é maior e aproveito para tirar a poeira do Motos Blog e voltar a postar com frequência. Ai vai:
Wilson, como eu disse no comentário anterior, eu NÃO me arrependo de ter comprado a Yes. A minha já está com 12 mil km. Os problemas dela nem podem ser chamados exatamente de problemas… são “detalhes” que eu sei que a Honda ou a Yamaha não deixariam acontecer, mas nada que impossibilite o uso da Moto.
O primeiro é que o chicote da moto deu algum problema. Um dos fios dele se rompeu bem onde faz aquela dobra em baixo do guidão (ao lado da caixa de direção). Ali, o fio dobra e estica com freqüência, afinal, o guidão tem que virar para um lado e para o outro. Com esse fio quebrado, as luzes de Neutro e indicador de marchas não acendem mais.
Outro detalhe que me incomoda um pouco é a suspensão traseira, um tanto dura… As vezes tenho a impressão de que os dois amortecedores traseiros são diferentes, pois sinto que a moto “torce” em algumas curvas ou quando passo em lombadas… como se os amortecedores estivessem fornecendo resistências diferentes em cada lado da moto. Com isso, não sinto firmeza ao entrar rápido em uma curva, pois tenho a impressão de que a moto vai simplesmente sair de baixo e me deixar sobrando… Então ando sempre “abaixo” do meu potencial. Andei estudando e acho que os excelentes amortecedores da YBR servem na Yes. Vou testar e se servir e ficar bom, certamente vou escrever mais detalhes sobre isso.
Mais uma coisa que me incomoda é que quando eu solto as duas mãos do guidão, ele começa a vibrar e chacoalhar de um lado para o outro, de forma progressiva… Em 2 ou 3 segundos nessa situação, chega a ser um shimmi, muito intenso e até perigoso… Uma vez quase caí (mesmo) por causa disso, tive que segurar a moto com os pés pra não ir pro chão… devia estar a uns 30 por hora… Segurando o guidão, a pilotagem é normal, mas por vezes eu solto para ajustar as luvas ou a jaqueta em movimento, e agora não tenho mais confiança pra fazer pois a moto é meio instável nessas situações.
Outros detalhes menores são o farol, que é muito ruim e usa um tipo de lampada H4 diferente do padrão, o bagageiro traseiro, que exige observação direta pois os parafusos dele insistem em afrouxar após algumas semanas de uso, o pedal do freio, que tem uma posição muito esquisita, principalmente para mim, que calço 46.
Percebe? São detalhes que me fazem não confiar tanto na moto… Ela nunca me deixou na mão, nunca me derrubou, nunca quebrou, fundiu, fumou, ou qualquer coisa assim, porém, sinto falta do acabamento e da qualidade geral a que estou acostumado… A Honda, querendo ou não, ainda tem as motos com maior qualidade (pelo menos as pequenas), porém, pelo menos aqui em SP, é impossível ter, pois o ladrão gosta mais da Honda do que eu, além de ultimamente a Honda ter viajado MUITO no preço de suas motos. A Yamaha também é um excelente fabricante de motos pequenas, a YBR é extremamente macia e confortável e certamente seria a minha opção hoje… Ainda mais agora que o preço do lançamento passou e está sendo vendida num valor mais camarada (R$ 6.800,00 a completa).
No mais, a moto é boa. Está cada vez mais econômica, fazendo 35 km/l. Nunca deu trabalho para funcionar de manhã, os comandos todos estão funcionando bem (freios, embreagem, acelerador, etc). O pneu sem câmara é realmente um diferencial (já furei duas vezes e eu mesmo resolvi com meu kit de reparo, na rua, sem stress). As peças de reposição são baratas (precisei comprar um espelho que quebrei, paguei 30 reais).
A Yes é uma boa moto? É sim, certamente. Mas hoje, acho que já não é mais o melhor custo-benefício… Hoje este posto pertence a Yamaha YBR Factor ED. Uma pena que na época que eu comprei não era assim.
Compartilhe este texto!
|
|
Tweet |
|
|
Artigos relacionados:
![]() 2053 Tampa Do Bujão De Oleo Yes Intruder 125cc Mais info» R$ 19.00 | ![]() 2347 Tampa Motor Lado Direito Suzuki Yes Mais info» R$ 50.00 | ![]() 2348 Tampa Filtro Oleo Suzuki Yes Mais info» R$ 15.00 | ![]() 2349 Estator Original Suzuki Yes Mais info» R$ 110.00 | ![]() 2350 Embreagem Original Suzuki Yes Mais info» R$ 150.00 | ![]() 2376 Piscas(par) Traseiros Suzuki Yes Mais info» R$ 38.00 | Vitrine TecnoBlog |
|---|

















Eu acho o seguinte eu tenho a minha com 19 mil, a unica coisa que acho é referente aos amortecedores que são um poucos duros.
O restantes dos problemas eu não tive.
REferente tremer o guidão, teve um amigo meu que falou que já era pra evitar que você solte o guidão.Já testei ver até onde ia e mesmo tremendo a moto não cai.Ou somente aperto os joelhos junto com o tanque e a tremedeira acaba.
Referente os pneus eu tbm acho show!
Eu quero uma moto nova, mas não uma 250, já vou pular pra 500cc mesmo, estou agurdando alguma novidade da HONDA até o final do ano no maximo se não vo ver outra coisa pra mim.
A yes não vendo já pra usar só pra trabalho, estacionar na rua etc etc etc.
Esqueci de falar, referente ao fio perto do guidão é ruim mesmo!o Meu descacou e eu tiver que por fita isolante.
Chicote é fogo…
na minha TW ficou 220,00 reais encomendando na Honda e esperando 10 dias para chegar, a diferença que minha moto é ano 02/03.
meu antigo chocote teve alarme tirado e colocado pelo menos umas cinco vezes.
Daniel para efeito comparativo, qual o custo do chicote da Yes?
té mais!!!
Não faço idéia… mas a moto ainda está na garantia, então não vou pagar nada.
Se bem que acredito que não é o caso de trocar o chicote inteiro.
Pois é companheiro,
a principal desvantagem é que os grandes fabricantes se deram conta de que estavam explorando o trabalhador e revisaram seus preços, aí então, a Yes ficou em desvantagem e mais esse comentário de que a J. Toledo e a suzuki ainda não se entenderam e a Yes corre o risco de se ausentar do mercado, vai complicar muito a nossa vida na hora de trocar de moto, vc sabe algo sobre a veracidade disto?
E por falar nisso: qnd vou em uma concessionária tentar trocar de moto – não tenho nada o que recalmar da minha Yes, apenas acho que ela vibra bastante só tenho vontade de possuir um moto maior – o pessoal não quer receber a minha moto usada, pôxa uma sacanegem… Depois reclama que as vendas estão em baixa.
Mas e o desempenho, o q vc está achando da moto?
O q vc acha da vibração da Yes?
Gustavo, quando eu comprei a Yes eu ainda tinha uma Falcon, comprei a Yes pra ecomonizar no combustível e na manutenção, e usaria a Falcon só para viajar e nos finais de semana… Mas a vida tomou um rumo diferente… Roubaram a Falcon e eu acabei sendo forçado a eleger a Yes como única moto. Quando comprei, não comprei pra fazer negócio (e ainda não pretendo… vou usa-la até ela acabar), então não estou muito preocupado com o valor de revenda dela. Eu espero em breve poder comprar outra moto ainda maior que a Falcon, mas não vou me desfazer da Yes para isso, pois ficará inviável usar a moto maior para ir trabalhar, além da minha necessidade de ter duas motos estar cada dia mais evidente (Eu trabalho, minha mulher também, e ela também faz faculdade… nossos horários são bem diferentes.)
Sobre a vibração… não acho que ela vibre mais do que o normal… E o desempenho… bom, posso dizer que o desempenho é o esperado de uma 125cc… Velocidade cruzeiro de 100 km/h, máxima de 115 km/h e consumo médio de 35 km/l… Não dá pra exigir mais do que isso de uma moto dessas… Quanto a isso, estou muito satisfeito.
Obrigado pela atenção Daniel,
é mais ou menos o que esperava ouvir (ler), nunca tive moto antes e tenho muitas duvidas. Também comprei minha moto pensando em possuí-la, porém, ela bem poderia me ajudar a passar para uma 250, é maior mas também dá pra usar no dia-a-dia.
Sim, já saiu o modelo 2009 da Yes e ao que parece só mudou mesmo o grafismo, um tal de “PAIR” (acho q é algum dispositivo antipoluição) e lentes de pisca fumê, menos mal, pior seria ela ter saído do mercado, tá no site da Suzuki, depois dá uma olhada. Mas agora ficou mais difícil pra Yes, com Honda e Yamaha já melhoradas em relação aos tempos de concorrência anterior, ano passado.
Uma solicitação companheiro: vc não poderia nos passar alguns links, nacionais ou internacionais onde possamos acompanhar este maravilhoso mundo das motos, algo tipo “bikepics” e coisas afins?…
E, só, mais uma vez, obrigado!
Fale, daniel! venho buscando em váios sites sinceras opiniões sobre a “yes” e, sem sombra de dúvida, o teu teste é um dos mais completos e com a dose de subjetividade que está faltando nos demais sites especializados. Obrigado por ser tão atencioso com os frequentadores do seu blog. foi muito esclarecedor!
Com relação aos amortecedores eu sou da mesma opinião mas, quanto a fazer curvas deitado, eu sempre faço e pra te tranquilizar procura a matéria do tite simões sobre a “yes”. Deves saber que técnica e subjetividade são os pontos fortes das matérias escritas por ele e nessa matéria sobre a suzukinha ele deixa clara sua satisfação quanto a capacidade de inclinação da “yes”! segundo ele pode ser deitada até arrastar as pedaleiras!!
Outro defeitinho são os pesos do guidão(aquelsas tampinhas pretas que ficam na ponta) que enferrujam rápido…………………………..
Ressalto, ainda que, desde que comprei, nunca precisei usar o afogador dela pra dar a partidae o cabo da minha ainda tá ok………..no mais… valeu mesmo!!!gde abraço!!!!
Wilson, o peso do guidão só enferruja se de alguma forma ele for “ralado” e a pintura dele desproteger o metal. O que é muito comum de acontecer em algum tombo ou ao passar com a moto em locais pequenos e próximo de paredes… Aqui em casa mesmo, deixo a moto presa em um gancho chumbado na parede, e vez ou outra eu bato com a ponta do guidão na parece… Mas logo que vejo, eu limpo, seco e pinto novamente, justamente para não enferrujar. Até mais!
Wilson e Daniel,
Achava que o chicote erá só comigo, mas pelo que vi é de praxe, a minha yes está com 15000 e a suspenção não apresentou essa desigualdade jà o peso do guidão substitui duas veses pela garantia pois a mesma enferrujava mesmo sem bater, resolvi colocando as balanças (pesos) da Burgman que é cromado e ficou muito legal.
Estou muito satisfeito com a minha Yes.
Daniel, Parabéns pela matéria.
Ah, esqueci de enaltecer a qualidade dos cromados dela…………..aqui em Belém/Pa chove quase todo dia,a motoca pega chuva direto e ainda(um ano e um mês de uso) não há quaisquer pontos de ferrujem nos cromados…………………….em outras motos “ling ling” isso é um problema!!!!
Sobre chuva ela não enferruga mam!
Sobre os pesinhos discordo, é a invenção! kkkkkkk
sem exageros, aquele pedinho é show!
Eu não trocaris minha yes nem pela factor!
Ola turma! faz uns vinte dias que peguei a minha Yes, estou super contente com ela, sempre tive Honda esde 1978 minha primeira 125 depois uma 1980 a última uma CB 400 82 que quebrou a corrente na Fernão Dias perto de Mairiporã, e eu a uns 100 por hora, a moto travopu e me jogou uns 50 metros, graças a Deus cai num capinzal do acostamento e a moto saiu pulando e se arrastando uns 150 metros no asfalto.
Desde aquele dia não quiz mais saber de moto, peguei trauma, andei em algumas de amigos, cheguei a dar uma volta em uma Hayabusa 2006 de um médico que tocava comigo na minha banda, bem! arrisquei e comprei minha yes, mas, pra passar de 80 vai demorar pois ainda tenho pesadelos com a travada da CB 400.
Bem por enquanto é isso, gostei do papo de vcs todos aqui, descontraidos e verdadeiros amigos, espero tbm. fazer parte dessa turma boa e logo postar aqui minhas peripécias com a Susy.
Obrigado a todos e fiquem com Deus.
Amigo, corrente só trava desse jeito por falta de manutenção. Tem que lubrificar a corrente a cada 500 km, e verificar a regulagem com a mesma freqüência. Se você não sabe fazer, passa em qualquer concessionaria da marca da sua moto que eles fazem o serviço na hora e de graça. Não precisa ter medo de isso acontecer de novo se a manutenção da sua moto estiver em dia. Ando de moto a 13 anos e isso nunca me aconteceu.
Agora, se você não tem saco pra ficar regulando corrente toda hora, compre uma moto que usa correia dentada de borracha, como as Harley e as Buell, ou eixo cardã, como algumas BMW, a Suzuki Boulevard M800 e a V-Max.
Até mais!
Oi Daniel! a corrente estava perfeitamente regulada e lubrificada, aconteceu o seguinte: tinha trocado a relação um dia antes e acho que foi serviço mal feito pois foi a trava da emenda que escapou e a corrente enrolou no eixo travando a roda.
Coisa que nunca faço é pegar estrada sem verificar corrente, pressão dos pneus, combustível, agua na bateria, oleo, oleo de freio, pastilhas etc.
Sou sistemático demais, o que aconteceu foi serviço mal feito mesmo.
É verdade… Então o jeito é trocar de mecânico, não de Hobby.
Até mais!
complicado
Mas quando há uma troca de peça etc é bom “amaciar” antes para haver se aguenta o “tranco”
Corrente, freio, pneus, alinhamento da roda etc etc se faz necessario alguns testes antes de sair a toda.
mas ainda bem que você está bem e está pronta pra uma moto nova, mesmo que não seje a mais de 80, o importante é andar rsrsrs
Hum… bem observado os detalhes da moto… bom a minha ta fazendo 43mil rodados entao posso te dar alguma opnioes sobre ela…
umas das coisas ruins é que por ser grande assim como vc daniel.. pilotar por muito tempo força demais os punhos… mas tb quem mandou ser grande neh… pelo menos a marcha eu consigo trocar sem problemas…
o freio traseiro dela não é muito bom… o meu sempre dá problemas quando eu freio em subida… como se o freio soltasse… depois quando freio em reta ele dá uma travada e volta ao normal… vai entender…
com relação ao chicote, acho que vc deu azar o meu nao apresentou problemas nao, bom depois de tanto tempo com ela acho o banco bem desconfortavel as vezes doi ficar sentado, mas tb sao 2 anos de uso intenso neh…fora isso nao tive problemas maiores, apenas o normal depois de tanto tempo de uso, freios, piscas (o coisa chata quando quebra R$45,00 cada um tristeza, e nem adianta colocar o paralelo, alem de ser de pessima qualidade quebra com a vibração da moto). A unica coisa ruim que depois da ultima revisãoq ue fiz (nao na suzuki) a moto voltou zuado… o cara ferrou com a moto afe… tive que arrumar muita coisa sozinho… agora ela ta melhorzinha mas vou levar na autorizada pra dar uma geral afinal ela merece… uma excelente moto, economica (30-32Km/L) e o melhor ninquem rouba auhauuah
ah sim ja ia me esquecendo… a minha tb vibrava o quidão e chegava a ficar estremamente perigoso soltar as mãos… sabe o que era? o baú da moto… pois é o baú… se vc olhar de uma perspectiva cientifica faz sentido pq ele obstrui a passagem de ar e faz com que a moto “chacoalhe” entende… eu tirei o bau pra fazer o teste, e nao é que ele parou de tremer… bom pode ser mas tb pode nao ser… mas valhe a pena testar neh…
Abraço Daniel e parabens pelo blog…
eu fixz o teste do bau num paro de vibrar mas reduziu 980 por cento
É só fazer o balanceamento da roda dianteira que acaba esse problema. Todas as motos exigem balancear as rodas, tanto faz, roda raiada ou de liga leve.
Já usei bauleto em motos pequenas (biz, cg) e atualmente uso em uma Fazer, e nunca tive esse problema, solto a mão do guidão e a moto vai certinha.
Confiram o balanceamento da roda dianteira.
abraço!
Amigo, foi a primeira coisa que fiz… Acredite, já tive Twister e Falcon, e já andei em todo tipo de moto, e sei que ela não balança… Essa é a primeira moto que vejo que tem este problema.
Além do mais, ainda que fosse balanceamento o problema, não deveria acontecer a 30 ou 40 km/h… isso deveria se mostrar um problema acima de 100 km/h.
T+
Olá Daniel,
Venho acompanhando seu blog algum tempo. Estou tirando carta agora mas sempre gostei de motos.
Sempre achei suas considerações muito cabiveis e ponderadas, sem alguns fanatismos que permeiam alguns assuntos quando se fala de algo que é uma verdadeira paixão.
Se possível, poderia me dar sua opinião sobre aquisição de uma primeira moto?
Tenho um limite de R$ 7,000. Estava pensando em pegar uma Twister usada nessa faixa, mas seus comentários em deixaram bastante animado com a YBF ED.
Poderia fazer um rápido comparativo das duas?
Grande abraço.
Victor… Não dá pra comparar as duas motos pois são completamente diferente, para começar, a Twister tem O DOBRO da potência da YBR. Não que ela seja uma moto extremamente forte, pois não é… continua sendo uma moto pequena, mas certamente muito mais legal de pilotar do que uma 125.
Mas ao decidir, não deve pensar apenas na potência do motor… é preciso levar em consideração que a manutenção de uma Twister é bem mais cara do que a de uma YBR, levando em consideração que a Twister é USADA, a diferença se torna ainda maior. Pneus, Freios, Gasolina, é tudo mais caro na Twister… E se você cair então, fica muito mais caro para consertar a Twister do que a YBR.
Eu tive uma Twister por 3 anos… é uma boa moto.
T+
Olá Daniel, a tempos que acesso o motos blog e como sou fã de moto acho muito interessante as matérias que voce posta. E já que voce falou que a honda é a melhor entre as pequenas, eu acho que a honda peca em alguns detalhes, tenho uma CG150 SPORT e por ser a moto mais completa da categoria, falta o corta corrente que desliga a moto e que vem junto com o botão de partida, já observei e em todas as outras motos têm, até a mais básica das YBR Factor tem, e também o transformador de farol(que dá sinal de luz) que fica na chave de luz. E como voce já mensionou sobre os preços da honda, esses detalhes não poderiam faltar, pois alguns proprietarios assim como eu sentem falta. Mudando de assunto, venho conversando com amigos que trabalham em uma consecionária daqui da cidade e perguntando sobre as sucessoras da TWISTER e TORNADO, eles disseram que ambas virão com motor 350cc. Como sei que voce tem forte fontes, gostaria que postasse algo. Um grande abraço, EDVAN
Amigo, o botão corta-corrente tem sido cada vez menos presente nas motos pequenas… a Honda particularmente tirou esse botão para tentar reduzir um pouco a quantidade de garantias por motores destruídos por pessoas que usam este botão para fazer aqueles estouros com o escapamento. Mas não adianta muito pois o animal que faz isso agora liga e desliga a chave da moto para ter o mesmo evento.
O problema do guidão balançar, eu já presenciei, o motociclista quase foi pro chão quando soltou o bendito.
Vc consegue ficar confortável na YES??? Eu quase dei um rolé numa ontem, sou bem “pernudo” e alto, na CG 125 2001 eu já me acostumei c/ a perna dobrada e o guidão encostado nas pernas em manobras, mas só de sentar na YES já senti a péssima diferença, joelho na frente da curva do tanque e perna dobrada, alem do banco não aceitar sentar mais a frente ou atraz.
Concordo, a factor tem a melhor suspensão das 125, tá entre a dura FAN 2008 e a macia CG 150, ela tem um ótimo acerto, excelente pra enrolar a mão nas ruas esburacadas na city, não curti foi a larga e fina traseira, a da FAN 2009 saiu mais aceitável, o pecado foi na falta de potencia, ela responde mais rápido que a finada CG vareta, mas não dá o mesmo final, e o banco é estreito e mole e junto c/ o encaixe das pernas no tanque, cansa no sol quente, mas bem menos que as barulhentas e duras CGzinhas.
Um dia a Yamaha vai ter peças paralelas baratas e comercio, por enquanto vou sofrendo na Honda.
Moto é Honda e Yamaha, Suzuki vem em terceiro, é a melhor das Ching-ling e a pior das grandes marcas(digo nas pequenas).
Abrçs.
Comentario infeliz desculpa…
“Moto é Honda e Yamaha, Suzuki vem em terceiro, é a melhor das Ching-ling e a pior das grandes marcas(digo nas pequenas).”
é por isso que o monopolio continua…
é por isso que a yamaha e a honda continuam liderando o mercado de motos, enquanto a Suzuki não tomar a frente da marca e do seu nome no Brasil e deixar que terceiros importem motos em “KIT da LEGO” pra montar em seu nome, ela não vai passar de outra ching-ling(nas motos pequenas e baratas) de boa qualidade, entendeu?!?!?!?
Porque ela não vem oficialmente pro Brasil???? ela não acredita no Brasil???? porque ela não traz a GS150 pra fabricar no Brasil????
Galera, nosso mal é querer ser “presidente” das empresas…
Porque a Dafra não faz motos 500cc , 1000, 1200?
Sundown?
a HONDA tem que lançar a 300 cc !!!
A suzuki tem a maneira de trabalhar referente a cilindrada,como as outras, quem sabe o que a honda está preparando? e mesmo se não tiver preparando tem nada a ver…ela não se pronunciou de nada são só especulações tem um pessoal ja falando mal dela.
a Suzuki na minha opinião ja tras uma moto bem equipada(suzuki yes), pra que uma 150?Ia mudar alguma coisa? NADA! a galra ia começar fala cade a 200, 250? 400? etc etc
Outra coisa o pessoal tem mania de falar que a honda é duravel, pelo amor de Deus, o pessoal se deixa levar por peça, a troca de freio gastou com 10 reais, o da suzuki com 30, só por isso a de 30 não é duravel?
a dafra quebrou, putzzzz num é duravel, não é duravel por que o atendimento é ruim?reposição?
To de acordo com o Xas, não sei o porque de meter o pau na Suzuki Yes, A Honda agora lançou a bi combustível né? Vamos ver o que vai dar, é cedo pra falar algo mas tive uma ML a alcool e foi uma experíencia terrível, alem de não pegar de manhã, ela apodrecia o miolo do escapamento pois o alcool é muito corrosivo, a pintura do tanque manchou com 1 mes de uso pois, frentistas sempre deixam escorrer um pouco quando tiram o gatilho do tanque.
Tudo bem que agora a tecnologia é outra, mas, o alcool continua o mesmo e quem tem carro a alcool sabe da maldita corrosão e as manchas na pintura, fora o preço que pelo que escutei, estará quase a 8 mil.
Bem…estou com minha Yes a 1 mes só mas, estou contente com ela e não encontrei defeito grave nela.
ola tenho uma yes e esta com 10000 rodadosñ tenho problema é claro q é ñ tem a macies e a econocina da yahmara e nem a potência da honda mas é mt boa
o q me mata é q ela tripida mt…e bebe mas q eu…no mais ta ótima…
Anael, estou com minha YES a 1 ano e meio, e os defeitos que aconteceram, são normais, nunca deixou a desejar, só uma vez que estorei o cabo de embreagem, mas por burrice minha mesmo, mas foi s´fazer pegar no tranco e ir de boa até chegar em casa e levar na suzuki pra trocar o cabo.
Como ja disse pretendo pegar uma 500 ate o final do ano, se possivel a GS, não irei financiar agora, prefiro ir guardando o dinheiro e aguardar vai que a honda dá a louca e lança algo legal, ou mesmo a yamaha, eu prefiro aguardar rsrsr, ou mesmo a Suzuki invente de dar um upgrade na 500(improvavel mas não custa sonhar), enquanto isso cuido da YES, e mesmo quando tiver uma melhor continuarei ter a yes, pra trabalhar, aguentar chuva sol vento poeira queda(vai saber)enchente em SP, rsrs
Sinceramente não aguardo a Suzuki lançar uma 150, acho que é ate bobeira, ter uma moto no mercado bem equipadinha, apesar que acho que uma 250 Suzuki ia pirar muita gente, porque a Suzuki querendo ou não é uma pedra no sapato.
Igual meu amigo disse uma vez, ele andou numa FAN…de inicio só sentiu falta da partida elétrica, indicador de marchas, RPM, marcador de gasolina, conforto na direção e freio,cavalete central pra caso de emergencia,roda de manera (liga leve), de resto a moto era legal, além de ter peças baratas demais, a cada esquina, logo a tornava muito duravel!
acabei de vender ou dar minha yes 2006 mod 2007 com 124000 km motor continuava intacto sem fumar e sem bater so a vibraçao da moto terrivel minhas costas nao sao mais as mesmas e uma boa moto em termos comprei uma titam mix sensaçao de uma carroça para uma bmw gostaria de ter continuado com a suzuki esperei ate agora a 2009 para ter adecepsao de nao terem mudado nada alem dos piscas branco se continuarem assim perdem para dafra essa ainda nao tive coragem de compra-la mas ja vi uns moto boy com elas
Senhores bom dia; na verdade posto neste blog, para pedir ajuda com minha yes 2006 / 2007 que comprei de segunda mão com 31000 km rodados, meu caso é o seguinte quando eu comprei ela a mesma estava funcionado perfeitamente a mais ou menos uns 3 messes, depois começou um grave problema sobre a partida da moto.. todos os dias quando tento sair pro trabalho, a moto não queria pegar.. me informei sobre o uso de uma alavanca chamada afogador que fica no carburador, comecei a fazer uso deste recurso para fazer pegar, no inicio funcionava apos uns 5 clicks de partida, mais depois a moto pegava. porem no momento que eu solto o acelerador ela vai perdendo aceleração indicada no conta giros do motor, desce abaixo de mil e simplesmente morre. ( detalhe isso aconteceu também no sinal de transito na rua problema ne ) ai começou minha romaria em oficinas, levei numa autorizada daqui de salvador, falaram que fizeram uma revisão e nada.. levei numa autorizada traxx ( nada a ver ne mas so tinha essaa qui perto ) os caras verificaram tudo ( segundo eles ) fizeram uma limpeza no carburador, resultado agora ela da partida mais nunca na primeira e continua sem manter aceleração a menos que eu espere 10m acelerando e as vezes nem assim… velas parte elétrica e limpeza do carburador foram feitas; pergunto o que mais olhar?? é possível essa moto se tornar novamente o que ela era antes a três meses atrás dando partida normal ??? não sou de fazer nada de errado andando não forço nada quando ando com ela.. preciso de ajuda.. o que mais fazer??? ou pelo fato dela ter 31000 já era mesmo ??? me ajudem : )
Amigo, carburadores tem certos macetes, como por exemplo, o uso do afogador… A maioria das pessoas consegue entender o funcionamento e aprende a ligar a moto… Mas tem gente que simplesmente não consegue e passa apuro toda vez que vai ligar a moto… Se este é seu caso, recomendo comprar uma moto com Injeção Eletrônica, que tem a operação bem mais simples. Tem a nova Titan e tem motos maiores, como a Yamaha Fazer ou Lander…
Até mais!
Poo mano obrigado pela atenção;, mais se for pra mandar eu comprar outra moto e se eu pudesse comprar eu não tava nem ai pra minha né.. eu não teria comprado uma moto usada se comprei assim é pq não disponho de grana no momento, o que quero é saber se tem concerto, meu texto descreve que sei usar o afogador mas o mesmo também menciona que este recurso não funciona mais.. aguardo alguma ajuda rsrsr : ) se é que ela existe.. abração amigão…
Como disseram tem uns macetes aí, claro que ela vai morrer com o afogador ligado, do acionar a moto com o afogar segura o acelerador um pouco (uns 10 seg ou mais) depois desliga, eu sempre faço isso e nem espero um minuto pra sair de casa de manha (rsrs)
estou com a mesma bateria que quando comprei a moto, logo faz dois anos) e tá longe de trocar ainda rsrsrs
Minha Yesinha aguenta tanta paulera que as vezes fico com dó dela!
Oi pessoal, para corrigir esse problema aprendi a usar as mesmas técnicas que vcs hoje vejo que este problema é inerente da yes mesmo, a solução é um conjunto de ações.
( Medidas mecânicas )
1- ajustar a aceleração em ponto morto colocar ela acelerada acima de 1000 giros na verdade quase 2000, este ajuste é feito em um parafuso no carburador.
2 – fazer limpeza no carburador.
( Medidas praticas ao ligar )- usar a 1 ou a 2.
1 -ligar a mesma pela manha e manter a aceleração acima de 2000 giros e sair andando por uns 50 metros e mantendo a aceleração caso tenha de parar fazer uso de embreagem e manter aceleração, apos estes 50 metros mais ou menos ela não morre mais.
2- ligar ela com o afogador puxado para cima( posição ativada )
manter aceleração por uns 20 segundos. baixar o afogador e sair(Após sair ainda é bom manter aceleração acima de 1.5 mil giros ou 2 mil giros )
Descobri e adotei essas medidas antes de ler o blog mais as dicas de vcs batem certinho com as coisas que eu observei; pois é o negocio agora é ” manter aceleração e tome afogador nela ” que ela funciona. pelo menos fico contente em saber que isso é “relativamente” normal na yes, valeu pela ajuda galera comparando nossos posts aqui eu vi que é isso mesmo…
Mais uma coisa eu não me conformo ainda, antes eu não sabia nem o que era afogador e ela pegava de primeira… e mantinha aceleração sem morrer mesmo se eu soltasse o acelerador antes dela esquentar, faz parte… : )
brevemente vou tentar ajustar a marcha lenta( levarei no mecanico ) como falou Matheus, não sei se isso é o mesmo que o ajuste que eu ja fiz de aceleração no parafuso do carburador, mais fiz este ajuste com ela no ponto neutro.
abração : )
é só pegar a manha,em geral cada moto tem sua manha de liga la ,se vc já se certificou da manutenção não se esqueça de uma boa gasolina a podium da BR É CAMPEÃ ,a minha 2006/2007 com 30.000 km
é só puxar o afogador e no 1ºclick já pega ,ando um pouco mais ou menos cinco minutos ,baixo o afogador e vai de boa …ah a bateria é a original …..boa sorte.
Meu amigo a dica e a seguinte tem um parafuso embaixo do carburador que não da para ver use uma chave de fenda pequena ligue a moto e gire para a esquerda ate a moto morrer depois de tres voltas para direita puxe o afogador e deixe a moto esquentar depois de quente retorne a posição do afogador ligue o farol e regule a lenta no parafuso lateral em +- 1500\1700 RPM isso deve resolver o seu problema…
Tá certo.. mas tem mais uma coisa.. Afogador.. carburador.. etc etc etc devem ser vistos sim.. mas não esqueçam de ver a qualidade da gasolina maninhos.. Se for essas baratinhas que vendem por aí.. não adianta mexer.. não adianta macete.. não adianta arrumar.. afinal.. gasolina de baixa qualidade pode ser tudo.. (naftalina.. benzina.. alcool.. etc).. menos GASOLINA de verdade !!!
abraços
Paulo Roberto, eu estava com um problem aparecido com o seu, a moto morria quando em parava. Levei na autorizada e o mecanico ajustou o marcha lenta, depois disso acabou o problema. Já para ligar de manhã tenta puxar o afogador e dar partida(sem acelerar) quando ela ligar acelera e volte o afogador no lugar, deixa ela esquentar um pouco. A minha eu faço isso quando esta muito frio.
A minha eu faço assim: Puxo o afogador, acelero um pouquinho (quase nada), e dou a partida. Quando ela liga, eu deixo acelerada por uns 5 segundos mais ou menos, depois solto o acelerador e deixo ela aquecendo (com o afogador ainda puxado)… Aquece por uns 3 minutos (as vezes eu saio com ela ainda aquecendo), e só então eu retorno o afogador para a posição normal.
Pessoal! Acabei de comprar uma Yes-EN prata!
Ví gostei do preço e tal…daí,rumores da J Toledo com a Susuki!!!
Cara tô velho,coração já meio fraco,me ajuda aí ô!
Olha só: Depois de ter passado por uma p…..a de motos(última uma Shadow que quase acabou com minha coluna;reparei que quase todas as motos são chassis tipo”diamond”que nestas aguentam até 170 kg de carga líquida ou seja nenhuma tem conforto.Caso queira melhorar o conforto so com a “fat boy”Harley Davidson à partir de 800cc.Realmente para um cara pesado (110 kg)a YBR deu show de suspensão.
Resumindo prá mím a Yes foi uma boi escolha,falando de preço e estilo,tal de Honda tirando tudo ;cromados,pintura preta em paralamas dianteira em moto vermelha E VAI POR AÍ! Dafra 150cc procurem pesquisar manutenção do motor(preço); Kansas 250cc motor com design moderno parece +confiável na manutenção.
Abraços a todos,tô com sono! Já sei,Já sei, vou dormir!!!
Tava numa dúvida incrível.. Na realidade entrei no consórcio pra tirar uma Dafra e quando fui contemplado.. fui à uma concessionária pra analisar o produto..
Para ser sincero não fui lá para ver as motos “zero bala”.. e sim as motos que estavam lá para manutenção..
Caracas maninhos.. fiquei decepcionado pelo estado de todas que estavam estacionadas.. quase zero e tão acabadas.. por isso mudei de idéia e resolvi comprar um Yes.. afinal.. é menos visada que as irmãs da mesma faixa de CC.. fato que me fez escolher a Dafra inicialmente..
Tá certo que reclamação tem em todas as marcas.. mas Dafra ainda é cedo pra confiar..
Espero que a Yes não me decepcione.. afinal.. nos tempos de vacas gordas.. já tive uma importada da mesma marca e nunca me deixou na mão.. Agora.. com outra realidade.. é correr atrás do prejuizo com a minha nova YES..
Abraços a todos.
Tenho minha Yes 2008 com 6900km. Não apresenta problema algum se quer a relação é necessário trocar ainda.
Quanto a tremedeira não tenho este problema; posso no embalo calçar as luvas, arrumar a jaqueta, o capacete numa boa. Achei muito estranho quando vi comentários assim. Consigo andar sem tocar no guidão a média velocidade ou rápido, em torno de uma quadra.
A única coisa que tenho que concordar é a respeito da não confiável suspensão traseira. Não sei se os amortecedores que são duros ou o sistema balança que não é bom mas, que não me passa confiança é fato.
Resumindo, só a suspensão traseira que me incomoda um pouco. Do resto acho ela muito boa. A suspensão dianteira absorve muito bem os impactos e me deixa passar batido sobre os buracos.
Quanto a dar partida pela manhã não posso reclamar nada. Moro no sul do RS e aqui normalmente faz frio. A “Suka” pegua de primeira e sem afogador. Só usei afogador umas 5 vezes quando ela ainda amaciava e era inverno.
Acho que a moto num geral é quase excelente (não fosse a traseira) pelo design, preço, qualidade, acabamento (que eu acho ser muito bom) e ah! ser completíssima, até o óleo dá pra verificar o nível e o estado sem abrir nenhuma tampa.
Uma coisa que eu considero muito importante na avaliação geral da moto é o próprio dono. Eu por exemplo não deixo de puxar a Suka, faço ela andar rápido quando preciso, mas procuro fazer isso conhecendo os limites dela e meus. O uso faz toda a diferença.
É isso! Boa sorte aos “Suzukeiros”!
Tenho uma Yez 2007. No momento ela está com 22.700 Km. De 2 meses prá cá tenho enfrentado problemas para ligá-la de manhã. Já tive até que dar “trancos”. Em uma oficina constataram que a bateria estava no fim. Na ocasião não troquei por falta de grana, optando por “dar uma carga”, carga essa que aliviou o problema, mas hoje, 2 meses depois, o problema voltou. Está na hora de trocar a bateria mesmo. Detalhe: o mecânico me atribuiu a culpa, pois durante todo o tempo nunca desliguei o farol, sempre acionei a chave e dei partida com ele ligado. Gostaria que alguem me informasse se isso realmente influencia na vida util da bateria. Do resto nada a reclamar. Eu a uso apenas na cidade (em Londrina) cujo trânsito é caótico – mas não tanto para quem anda de moto. Eu gosto de pilotar entre 60 e 90km/h, sendo assim,a YES sobra em termos de desempenho; o banco é confortável e consigo tirar proveito de todos os ítens. Como é pouco visada para roubo é possível até parar em semáforos à noite – coisa que eu não fazia com minha Titan. Por fim: Titan, Fan, YBR e Yes (as quatro que já pilotei) são todas ótimas motos para quem entende e aceita a realidade – são motos de baixa cilindrada. Um grande abraço para todos.
Sim… ligar a moto com o farol ligado força MUITO o sistema elétrico e compromete bastante a vida útil da bateria. Mas é só trocar por uma original ou uma YUASA e seu problema está resolvido.
Quanto ao transito de Londrina… Caótico? Eu já estive em Londrina… fiquei um dia inteiro ai correndo atrás de consertar minha moto quando ela quebrou durante uma viagem… E o transito dai é muito tranqüilo se comparado ao trânsito de São paulo. hehehe
T+
Suzuki yes 2008 Preta
Estava vendo as postagens e identifiquei varios problemas que acontecem com minha yes 2008 tb
Ela treme quando a velocidade esta entre 50 e 80 antes e depois disso fica normal os parafusos da grelha ja repus 2 parafusos o parafuso do protetor de correia ja perdi tbm é mta vivbraçao em alta rotação tenho um problema que nao vi aqui ainda ja perdi duas molas que acionam a luz de freio do pedal um saco para substituir em relação ao consumo só é mais economica com gasolina aditivada póis com gasolina comum aumenta o ruido do motor e consome mais combustivel com aditivada faz 32 km/L o fluido de freio baixa com frequencia
nao tenho problemas para fazr ela funcionar de manha desligo os farois puxo o afogador e sem acelerar do um toquinho pega na primeira deixo +- 1 min desligo o afogador e saio fora
mas no mais gostei da moto !!!!!
Compro uma cansas 150 c.c dafra ou não…. eis a questão
YBR 125 Factor ou Suzuki Yes 125?
Mesmo com estas ponderações ainda estou em dúvida sobre qual moto comprar. Será que não alguém no blog que possa avaliar a YBR 125 Factor como tão bem como o Daniel Ribeiro avaliou a Suzuki Yes 125?
Obrigado pela atenção!
oi pessoal..
Li sobre os comentarios..
A minha Yes e muito boa..
Nao tenho problemas para ligar ela, na verdade, oque foi dito
sobre “cada moto tem seus macetes pra ligar” e verdade.
Em relaçao a tremedeira, na minha, nao tenho esses problemas..
muitas vezes solto o guidao tranquilo para arrumar a jaqueta, e nao sinto nenhuma trepidaçao..
nem problemas com os fios..
Agora em relaçao a suspensao, a yes vem com um ajuste da suspensao trazeira, “dura, normal e macia”… eu tambem nao sinto problemas com a suspensao da minha.. :)
Só tenho uma coisa contra ela.. acho que ela tem pouco final,
podia ter um motor mais potente…
Valeu…
Em relação a suspensão traseira… Ela possui 05 regulagens de pré carga da mola espiral! Use-a na regulagem mais macia, sem dúvida sentira a diferença! Abraço a todos! Fiquem com Deus irmãozinhos e que ele nos proteja!
São 4 regulagens… e se eu deixar na mais macia a suspensão da final de curso o tempo todo… Eu peso 100 kg e ando 90% do tempo com minha mulher na garupa.
Pessoal para aqueles que reclamam de potência realmente me decepcionei pois achei a moto muito choxa tinha que enrolar o arame todo e andar sempre com motor cheio para aproveitar todo potencial da moto , então pelas minhas andanças pela net decobri que nossas motos tem uma falha de projeto em relação a admissão de ar então fiz umas modificações que no youtube vcs podem encontrar como macete do tubo são três videos que transformaram minha yes e o mais importante continuou econômica recomendo a todos. UM grande abraço….
Cara,estou numa tremenda duvida, qual comprar cg fan ou suzuki, todos falam que a honda e melhor por varios motivos. peças . durabilidads etc, já tive honda, mas faz muito tempo que nao =tenho moto,
oi olha tinha essa mesma duvida mas o negocio é o seguinte optei por comprar uma yes porque?
ela vem completa e é raro dar problemas o motor responde muito bem á m oto anda mas do que á fan,Ybr,cg titan.mas vc tem que cuidar dela o unico problema é que caso vc cai de moto ás peças delas são caras já os da fan e outros sem mas em conta . espero que tenha te ajudado.
fala mano eu tenho uma 2009 e peguei uma porrada pra desviar de um ciclista e acabei me dando mal
o painel completo da minha quebrou empenou bengala disco d freio guidão e manetes
pow isso tudo me custou ua iguaria de 600 só pow e sei q se fosse uma honda sairia mais em conta
mais em relação a moto sem duvidas nenhuma prefiro a susuky é uma moto boa
o q pega é q as peças são muitas caras e moto ñ é bike afinal ela é muito importante na nossa vida
o q ñ podemos é compra uma moto ou um carro e pensar que teremos q pagar somente as parcelas
elea é nossa segunda mulher hehe… falowsssssssssssssssssss wagner silva (fractal.2009@hotmail.com)
Camarada.
Tenho uma Yes 2008 com mais de 12mil rodados e no inicio, percebi as mesmas coisas referente a moto.
Em relação a saida de traseira, a Yes vem com um problema que o próprio mecanico me falou. A borracha de apoio da balança é muito fraca e com o passar do tempo ela não da mais firmeza. Resolvi trocando essas buchas por uma de tecnil, foi mais ou menos 40 reais as duas buchas e resolvei o meu problema, pois saida de mais e quase caia. Não sei em relaçao aos passageiros, mas todo mundo que carregava não conseguia firmar os pes no apoiador de tanto que vibrava e acabava saindo do pedao com a vibração.
Em relaçao a vibração era um terror, mas como estava na garantia, trocaram de tudo e nada de resolver. Até que resolveram trocar o Vira Brequein (n sei que é assim) e era o maldito que veio fora do esquadro de fábrica. Fato muito dificil de acontecer….
Outra coisa que me ajudou muito e explicar para os mecanicos ao realizar as revisões, pois eles apertavam tudo com mais carinho e mais atenção, pois na maioria das vezes, os caram apertam muito mai apertado e dava trepidação.
Depois de tudo isso, isso até meus 4mil rodados, hj não tenho mais problemas. Chegou a eu andar quase 300 km por dia e hj não tenho nada a reclamar da moto.
0 bala e claro com um mecanico que é fera com a moto.
Abraços!!!
Nossa meu seu portugues é meio dificil.
Volta pra escola
é apenas um bom conselho.
Amigos sempre tive Honda,inclusive uma 150 zero,125 fan duas,e vendi as motos precisei de outra pois trabalho em asistencia técnica e ando muito então peguei a Yes de um sobrinho emprestada com 5 mil km, me apaixonei,a moto responde melhor, freia melhor, partida elétrica e farol excelente,completa, ando só e com garupa,vou comprar uma para mim, moto honda só tem propaganda e preço, se comparar sa peças da Suzuki com as originais honda vc percebe que os preços são quase os mesmos, e o atenimento de venda e pós venda da honda é pessimo para as pequenas cilindradas, posso até me enganar mas não quero mais honda… abçs Rogério.
Muito bom o blog !!!!
Olá amigos, gostei muito das postagens acabei de comprar minha Yes 2009 e vou retira-la na semana que vem.
E tenho duas duvidas com relação a yes, em relação a gasolina, usar gasolina aditivada faz a diferença?
E já ouvir falar, que para colocar um bau na yes precisa fazer um reforço, isso prevalece?
Abraço a todos…
Olha eu possuo uma yes ano 2007 preta,o que pude observar na moto são detalhes principais: quanto ao amortecedor posso afirmar que acho-os também duros, caixa de direção não gostei pois para regulagem é muito ruim ,as vezes fica dura demais e outras vezes afrouxa deixando a caixa solta.Outra coisa que não gostei foi freio traseiro!Já troquei o original uma vez,pois ele durou apenas 4mesese o outro original que comprei na cocessionária já está novamente acabando.Além do mais mesmo com as sapatas de freio novas ele é ineficiente pois na hora de uma emergencia acho que ele não é eficiente.Carburação também não gostei,pois para acerta-la é muto chata,dá variação a todo instante,parece motor 2 tempos transformado para alcool.Emfim se fosse para comprar novamente essa moto ficaria na dúvida……
Ola amigos muito bom o blog e gosteis da mensagens.
Acabei de adquirir uma yes.
Vou colocar um bau nela que cabai acessorios etc. Tenho ouvido falar que precisa fazer um reforço para colocar o bau isso procedi.
Desde já agradeço.
Abraço a todos
Amigo, eu tenho Bauleto já a 24 mil km e uso o bagageiro original, sem nenhum acessório extra.
OLA AMIGOS,TENHO UMA YES ANO 2007/2008 ELA ESTA HOJE COM 10230 KM E NÃO TENHO DO QUE SE RECLAMAR É ECÔNOMICA FAZ 35 KM/LITRO,E O CUSTO BENEFÍCO É EXECELENTE EM RELAÇÃO AS OUTRAS É OTIMA E OS LADRÕES AINDA PREFEREM A HONDA OQUE É OTIMO. ABRAÇOS…
Olá amantes da Suzuquinha, sou marinheiro de primeira viajem, acabei de comprar uma Yes. Gostaria de informações sobre o motor e a transição. Percebo que, ao deixar o motor ligado ele fica fazendo um barulho (chocalhando). Será que isso é normal? E a marcha? Quando ao sir em primeira passo para a segunda cai quase sempre no neutro. Será uma regulagem, defeito ou barbeiragem. Comprei a moto no dia 13/08/09, à moto só tem 100 km rodados. Ainda não tem os kms exigido pela autorizada, para fazer a primeira revisão. Gostaria de informações que poderia me ajudar a solucionar esses problemas dos proprietários da Suzuki Yes 125. Obrigado,
Guilherme.
Niterói-RJ
27/08/09
E lá se vão os 13.500 km, motinho muito boa troquei apenas uma vela com 8.000 km, faço ás trocas de óleo á cada 2.000 km e filtro á cada 5.000 km. Agora chegando aos 14.000 km, minha relação esta indo embora, á pastilha dianteira e o pneu traseiro.
Fiz uma cotação destas peças aqui em poa-rs e gostaria de saber se os preços estão de acordo com suas regiões:
Relação “paralela” R$ 79,00 colocado – duaction suzuki poa.
Pastilha Dianteira “paralela” R$ 65,00 colocado.
Pneu verificando!!!
A grana ta curta o que troco primeiro, relação ou pastilha dianteira?
Obs: o meu fluído de freio nem aparece mais ali na caixinha da direção!
Amigo, aqui em São Paulo, pastilha de freio da Cobrec custa 15 reais… Compre um par hoje inclusive. A relação “original” da Yes na verdade é da Riffel, ou seja, a Yes não tem relação “original”, pode comprar da Riffel que serve e custa uns 50 reais.
Minha moto tá com 26 mil km, e a relação ainda aguenta mais uns 4 mil. Já pastilha de freios, troco a cada 5 mil km e Pneus a cada 15 mil… Logo-logo vou ter que trocar de novo.
Hoje dia 11/10/2009, vinha de uma viagem com minha Suzuki 125 YES, que está com 10.800 km, fui parado em um comando da policia rodoviária no alto da serra de Rio Claro,o guarda rodoviário me multou alegando que o pneu traseiro está quase sem o sulco central, fiquei muito pt, porque cuido da minha suzukinha mais do que qualquer coisa, sempre mantendo a calibragem indicada pela montadora, para cada ocasião, troca de óleo com 1.000 KM., enfim não deixo no sol, e alguns exageros mais, para os amigos que possuem a mesma moto já a mais tempo é normal a alegação do guarda, realmente com essa kilometragem é necessário trocar os pneus traseiros, não existe nenhum site que possa dar um parecer técnico a respeito, para que eu possa juntar como um documento a mais no recurso que vou interpor.
Grato a todos!
Amigo, a troca dos pneus não depende de quilometragem, e sim de estado. Para saber se o pneu precisa ser trocado, só tem um jeito: Olhe para o pneu e avalie. Se os sulcos dos pneus estão muito baixos, então realmente está na hora de trocar.
E você tem que olhar para o pneu como um todo, e não apenas nos lados… pode ser que a parte central quase não tenha sulcos e a lateral esteja nova… Neste caso, o pneu está condenado do mesmo jeito… O importante é que o pneu todo esteja bom, e não apenas um pedaço dele.
Realmente Daniel, no meio do pneu o sulco está quase no nivel da borracha da borda, porém ainda não está, se bem que após ler o manual com relação aos pneus a recomendação é a de que esse sulco deva ter no mínimo 1,5 mm.
Obrigado pela sua atenção meu amigo, um abraço.
Oi Jurandir e TODOS !!!
Sobre pneus é existe sim um auxílio técnico para saber quanto trocá-los. EM TODOS existem “marcas” que são chamadas de TWI. Procurem no google para saber mais. Essas marcas geralmente ficam no sulco central do pneu. Há várias delas no entorno. Nada mais é do que uma elevação de uns 2 milimetros no sulco central, que serve como referência de segurança, que indica que a quantidade de sulco está baixa, necessitando troca.
Não tem o que questionar. É pela marca de TWI que qualquer autoridade se baseia na hora de multar, lembrando que para esse tipo de infração, o veículo é retido (levado para o pátio) e só é liberado APOS o proprietário resolver o problema: Retirar a roda lá no pátio, levar ao borracheiro, trocar e calibrar o pneu NOVO (riscado e recauchutado não é permitido), e colocá-lo novamente no veículo.
Em suma, procure saber mais sobre o tal TWI. Tive de aprender isso à duras penas! Abraços!
Ah sim, minha Suzuki Yes 2007 tem 40200 km rodados. Ando cerca de 72 kilometros por dia, de casa para o trabalho e vice versa. APENAS ANDANDO EM ESTRADA, praticamente nunca em cidade!!!
ABRAÇOS!
muito bom o blog gostei, amigos queria saber de vcs no geral com quanto tempo vcs trocam o oléo e partilha de freio?
eu faço a minha troca de oleo entre 1000 e 1500 km, depende se eu andar muito e a do frei troquei apenas uma vez a minha moto tem 11.000 km rodados..
faleu, abraços a todos…..
Eu troco sempre entre 1000 e 3000… Depende muito da minha disponibilidade de tempo. O manual recomenda a troca a cada 3000, então evito passar disso, mas sempre que posso, troco antes dos 2000.
T+
valeu, daniel. ainda aceito mais sugetões.
abraço
Caros colegas,tenho uma Suzuki Yes 2006 com 56.000km rodados, e é o seguinte.Não tenho muito do que reclamar da moto,pois além desta,também tive uma Suzuki Intruder 125 2003,com 53.000km quando troquei pela Yes.Atualmente,rodo 100 km diários,uso pastilhas de freio da Yamaha XTZ 125,sapatas de freio da YBR,filtro de ar da Titan 150,pneus com câmara pirelli,bagageiro roncar,bauleto 33 litros gow,troco o óleo junto com o filtro a cada 3.000 km e nunca caí com esta moto e nem com a intruder.Não compro Honda e Yamaha,pois são muito visadas para roubo.Reclamações:somente o pós-venda da Suzuki,que é igual ao de Honda e Yamaha,ou seja, todos atendem com descaso quando se trata de consumidores de motos pequenas.
Tenho um yes 06/07 e hoje com 46.000km rodados, excelente moto….troquei a relação e pneus traseiro com 27.000km e o dianteiro com 44.000km, lona umas 2 vezes em sua vida e NUNCA troquei a pastilha e disco, e freia muit bem…..a minha faz em media 35 a 40 km, dependendo de como a utilizou e sobre o bauleto, recomendo colocar um suporte reforçado, pois na minha tinha o original e com o peso que carrego, fez uma alavanca no quando, onde o mesmo rachou na parte onde fica presso o para-lama, perto dos pes do carona, solução:…mandei soldar com a MIG e coloquei um suporte que vai presso no amortecedor e no quadro, hoje sem problemas…..
Um abraço a todos.
Cuidado na hora de comprar uma Suzuki Yes nova. Eles estão com uma grande quantidade de motos em estoque, aproximadamente 16.000 que foram fabricadas em 2008 sendo modelo 2009. Quando você retira qualquer coisa da loja já tem uma desvalorização e ainda mais comprando uma moto em 2009 sendo que na hora da venda e uma 2008. Então tenha muito cuidado exija uma moto do ano vigente.
AMIGOS…
EU TENHO UMA SUZUKI YES 2007/2008 , ELA ESTÁ HOJE COM 24.000 KM E EU NÃO TENHO DO QUE RECLAMAR , POIS ELA É EXELENTE !!! FAZ EM MÉDIA 30 KM POR LITRO DE GASOLINA , ANDA MUITO BEM NA PISTA , E TEM BASTANTE FORÇA , COIDA QUE NÃO ENCONTRAVA NA FAN 125 2006 QUE JÁ TIVE , ATÉ HOJE NÃO ME DEU TRABALHO . A 1º RELAÇÃO DELA TROQUEI COM 17.000 KM , A LONA DE FREIO TRASEIRA TROQUEI COM 14.000 KM E A PASTILHA DE FREIO TROQUEI COM 11.000 KM E 23.000 KM , AS PEÇAS FORAM BARATAS E A MOTO ESTÁ EXCELENTE , EU NÃO TENHO DO QUE RECLAMAR .
ABRAÇOS….
Olha cara, sinceramente VC Ñ SABE DE NADA… Honda nunca ira chegar perto de uma suzuki!!! já tive titan e odiei! agora tenho a minha yes e jah faz 4 anos, ate hj só troquei pneu oleo filtro e faixa de freio! a moto é excellente! jah eu ñ posso dizer o mesmo da minha ex titan, vivia no mecanico! “procurem se informar mais antes de sairem escrevendo qualquer coisa por ai…”
Caros amigos que possuem uma suzuki yes, realmente é uma moto espetacular, tirei a minha 0 KM em dez./2005, ela é 2005/2006,está hoje com 11.000 Kms, gostaria de saber a opinião de vcs caso alguém tenha tido também um problema parecido que é a suspensão dianteira, toda vez que passo em um buraco ou uma calha de rua, ela bate a frente, já cheguei a levar na concessionária Suzuki, eles deram um reaperto no guidão, mas apenas diminui um pouco, mas logo começa novamente, quando indaguei os mecânicos da concessionária eles me disseram que é assim mesmo, ela saiu com essa deficiência na suspensão dianteira. Isso tem me preocupado pois costumo viajar com ela somente a passeio, no máximo entre 360 a 500 Km cada viagem a cada 2 meses mais ou menos, tenho receio que possa quebrar de vez e aí já viu né, tombo na certa.Se alguém tiver uma sugestão que já tenha resolvido com segurança por favor me dá a dica.
Obrigado.
mano a tenho uma 2006 18.000 rodados e a suspensão dianteira ta impecavel só acontece de bater quando eu passo muito rapido em buracos mas quase nunca acontece só quando eu não vejo srsrsrrs a traseira é meio esquisita mas nada que tire o valor da moto ate hoje só troquei relação pagei 70 reais sapatas de freio forão 20 reais mais nada a não ser o odometro que parou de funcionar deve ter sido o cabo mas ate agora nem fui atraz pra ver o problema acho que por que não me atrapalha enhm nada de rsto a moto ta perfeita um abraço e procure uma segunda opinião
Tenho uma yes 2008 faz 1 ano que estou com ela está com 16000 km a moto é show de bola, só troquei pastilha de freio e pneu traseiro até agora.
Se vc for uma pessoa acima de 1,80 de altura acho q naum vai gostar muito essa moto acho q foi feita para baixinhos rsrsrs.
Em relaçao as peças serem cara eu vejo uma vantagem nisso, pelo mesnos são peças originais,naum são como a honda q tem muitas peças paralelas, nada contra, mais quem já comprou peça paralela sabe que é só um quebra galho, logo vc terá q substitui-la por uma original pq paralela vc naum vai querer mais. rsrsr
E o melhor de tudo naum é uma moto visada , nem tenho alarme na minha, parao nos faroi fico de boa, qnd tinha uma biz tinha q icar olhando de um lado para o outro , desconfiando de td é isso ai galera espero ter ajudado, abraços
Amigos, tenho uma Yes 2008, hoje com 12.000 km.
A moto atende muito bem as minhas necessidades. Ecônomica, completa (roda liga leve, freio dianteiro a disco, marcador de combustivel e marcha), manutenção barata, dentre outras vantagens. O motor deixa um pouco a desejar com o garupa, mas compreendamos quese trata de uma 125 cc.
Faço as revisões sempre de 3.000 em 3.000 km, trocando sempre o óleo (coloco o melhor, Castrol Actevo Extra) e o filtro alternadamente, a vela troca sempre que precisa, depende apenas de verificação ocular, muitas vezes uma limpeza é suficiente.
O filtro de ar a mesma coisa, as vezes uma limpeza resolve.
A pastilha nunca troquei, isso depende do uso, quem anda mais forte utiliza mais o freio. Alias a frenagem é sempre 75% dianteiro e 25% traseiro.
Os pneus acho que aguenta até os 15.000. Depois vou colocar o da Michelan, excelente.
Nunca deu nenhum problema, nunca fiquei na rua.
Das 125 que tem no mercado é uma das melhores.
Ah, nunca comprem peças sem procedência, isso é um tiro no nosso próprio pé, pois alimenta o mercado negro e torna nossa moto visada.
Até breve.
tinha uma titan 150 2008,moto muito boa nunca me deixou na mão ñ vibrava andava muito bem e era econômica!! Dai resolvi vender e comprar uma suzuki yes. Moto completa muito boa mas não da pra confiar, ñ sei se é normal mas a moto vibra muito se pilotar descalço o pé fica durmente o consumo ta em torno de 23 e 25km/1L pra uma moto 125 é exagerado!!! a titan fazia 32km/1L ja tive uma twister ela vazia 22km/1L.O q tem de errado com minha yes? ta com 800Km rodado ja vou no 3 tanque.Suzuki yes 125 prata Ano 2009.
Amigo, minha Yes está fazendo 29 ultimamente, mas é porque eu só estou andando com o cabo enrolado! Normalmente fazia 33. Quanto a andar descalço… Além de ser proibido, é extremamente perigoso…
Ola amigos,
Tenho a 4 meses uma yes 2009 esta com 4.450km e sempre abasteço no mesmo posto de gasolina da shell.
No começo esta fazendo 35 por litro agora baixou para 25 por litro. Troco sempre o oleo do motor no periodo correto, e com 3 mil km troquei o oleo e filtro.
É uma caracteristica dela ou esta com algum problema?
Abraço a todos..
Sempre tive honda 125 ( por uns 20 anos ) agora comprei uma Yes125, estou amando principalmente com relação a segurança (freio+estabilidade e conforto),quanto a preço de peças é só pesquisar e encontrar similar de boa qualidade, lembre-se é sua vida que esta em cima da moto.Não existe moto perfeita em tudo, se a sua tiver algo incomodando, pesquise, pergunte a outros, insista e chegara a um denominador pleno. Só me queixo com a relação consumo comparado a CG. No mais tudo de bom, abraços…
Oi Boa Tarde!!!
Gostaria de saber a altura e peso de vcs usúarios da suzuki yes 125???pois tenho 1,86 e 105kg.
Obrigado,
1,90 e 101 kg
Há é para comparar peso e altura x eficiência da moto.
Acho que deu pra entender. :)
Valeu!!!
é como oa amigo disse a yes é uma moto boa e super confortavel
o unico problema que eu achei nela é a estabilidade não ten nenhuma
alen disso tem mos paralamas que são presos por buchas de presão
por causa disso tive uma lateral roubada acabei pagando 120,00 numa nova absurdo
fora as outras peças que são muito caras
Pessoal tive a minha primeira decepçao com a suzuki..
Eu to querendo fazer uma viagem com minha yes.. então
fui todo feliz a uma concecionaria da suzuki fazer aquela revisaozinha ( que sempre fiz, e que nunca gastei muito, e nunca tive que trocar nada, a nao ser o normal, oleo e filtro ), essa seria a primeira que eu vou pagar um pouco a mais pois as outras foram gratuitas,e pensei… vou fazer uma revisao antes de viajar, para garantir uma viagem segura e tranquila, sabia que as coisas que eu realmente tinha que trocar na minha yes era a lona do freio de traz, e o basico ( oleo e filtro )…
Mais quando cheguei na concessionaria tive uma grande decepção..
pois o mecanico começou a olhar ela e apontar um monte de problemas e coisas a trocar… Oque eu achei estranho foi que nunca em nenhuma revisão anterior foi dito nada sobre essas coisas,
e o pior e que o negocio fico muitoooooo caro..
Vou escrever aqui as coisas que o Mecanico disse que eu tinha que trocar e o preço abusivo..
Revisão 9000 km R$90,00 Isso eu já achei muito caro !
Lona R$53,90
Pastilha R$108,50 Ele disse que minha pastilha da frente estava já bem gasta.
Direção R$66,55 isso que eu achei bem estranho !! Ele disse que minha direção da minha yes tava precisando trocar os rolamentos pois estava dura de mais pra virar o guidom, achei estranho pois sempre foi um pouco durinho o guidom, quando eu comprei a moto já era assim !!
Vela R$ 24,90 ele disse que ja tava na hora de trocar..
Oleo R$ 16,95 isso e normal trocar
Filtro de oleo R$21,90
ou seja minha revisão ficaria uns R$382,70
Quase cai pra traz!!!
Me ajudem ai pessoal sera que isso ta certo ??
oque eu faço ??
Gilson, por aqui a pastilha de freio original custa R$ 35,00. O óleo custa R$ 10,00, Vela R$ 20,00, Filtro de óleo R$ 12,00
Mas as revisões na concessionária são caras mesmo…
Agora, achei estranho sua caixa de direção ter de ser trocada com 9 mil km… É muito pouco! Talvez seja o caso de acionar a garantia. A minha eu troquei com 35 mil km. Lonas idem, as minhas ainda são as originais que vieram com a moto zero km, e minha moto tem 37 mil km. Vela dura 12 mil km, não precisa trocar com 9 mil. E a pastilha… é relativo… a minha dura 6 mil km apenas… a sua até que durou bastante. Talvez você esteja usando muito mais o freio traseiro que o dianteiro.
T+
Cara estao de roubando.
Filtro de oleo 5 reais vc mesmo troca sem erro pode confiar.
pastilha de freio 12,00 naum é vagabunda coloquei na minha e esta joia já faz uns 6000 km.
Caixa de direção, a da yes é dura mesmo , vai do gosto,vai no mecanico e pede pra dar uma olhada, pois a caixa de direção dura bem mais q 9000 depende dos buracos q vc pega tb, rsrsrs
A minha moto ta com 17000 rodados e o meu mecanico olhou a caixa qnd estava com 8000 vou pedir pra ver dinovo pois acho q esta jogando, se for troca te aviso pra vc ter uma noção ,blz.
espero ter ajudado, qualquer duvida me mande uma e-mail
de.loko@ig.com.br
Abraços
É! A caixa da direção parece precisar de uma maior atenção. A minha desde os 10.000 km que eu desconfiava de alguma coisa mas não sabia o que era, nem que era na direção. Mas até que um dia, lavando a moto apoiada no cavalete, virei o guidão e percebi uma “travada” quando colocava o guidão novamente em reta. Parecia um “estágio”. Justamente quando o guidão estava em reta. Bom mostrei aquilo ao mecânico e ele me disse que era a caixa da direção. Ele deu uma folguinha no ajuste das caixas e reapertou. Apenas me aconselhou a não “pegar” muitos buracos até a hora de trocar.
Também me aconselhou a colocar rolamento ao invés de caixa. Ele disse que trocar para outros suzukeiros e que aguenta mais que a caixa. Ainda não fiz a troca, mas vou providenciar. Custa em torno de R$ 30,00 mais mão de obra.
E Cleiton a minha caixa de direção esta a mesma coisa q a sua..
Mas desde que eu comprei a minha moto, o guidon sempre foi durinho
pra virar..
Muitoo estranho… e olha q eu comprei a minha moto 0 km
T+
Gilson,
Meu mecânico trocou as caixas de direção por rolamentos de direção.
Ficou muito bom o serviço. Achei que ficou até mais leve do que com as caixas originais. Está um doce.
Experimenta. Quem sabe resolve o teu problema.
Caros colegas proprietários de Suzuki Yes, alguém de vcs poderia me esclarecer a minha dúvida abaixo, inclusive porque há uma diferença de preço entre os dois pneus:
PODE SER COLOCADO O PNEU COM ESSA ESPECIFICAÇÃO NA DIANTEIRA DA YES?
*Pneu Pirelli 2.75-18 M/C 42P Dianteiro/Traseiro MT65
OU TEM QUE SER A ESPECIFICAÇÃO ABAIXO?
*Pneu Pirelli 2.75-18 M/C 42P TL Dianteiro/Traseiro MT65
Grato, e um abraço a todos!
quero alarme
mais não consigo comprar
Suzukeiros, tenho a Yes desde que foi lançada. Primeiro minha mulher comprou uma preta (2005), depois trocou por uma azul (2006/07), aí comprei uma vermelha 2005/06 e depois de um carro forte bater na trazeira da azul, uma prata (2007/07) Acabei de vender a vermelhinha e estava ótima,linda. A azul arrumei e estou usando, sem problemas. A prata, a mais nova, parece ter perdido um pouco de qualidade, alguns probleminhas apereceram mais cedo do que nas outras. Mas resumindo, é uma moto excelente, forte, tanto de estrutura quanto de motor, aguenta bem muita chuva, e nunca gastei muito na manutenção, troquei relação, pneu,pastilhas de freio,rolamento da caixa do guidon e só. As peças tem preço razoável e, como geralmente são comuns a outras motos, tipo Yamaha,são fáceis de achar. Os maiores problemas das suzukinhas são: falta de mecânicos que saibam mexer nelas e, a falta de interesse da própria J Toledo. Abraço a todos.
Eu tenho uma suzuki 125 yes ano 2006/07 preta ,ataualmente com 18.015 km. Posso dizer com certeza que é uma exelente moto. Troco o óleo e o filtro a cada 1.000 km e gasto na troca R$ 20,00. Até agora só troquei as lonas de freio e a vela. Com 20.000 km irei trocar a relação, regular válvulas, trocar lona e pastilha de freio, colocar filtro de combustível e trocar a vela. A média que eu faço com ela na cidade é de 42,7 km por litro. Não estou mendindo. A revisão é eu mesmo que vou fazer. Quando for trocar de moto vou pegar outra suzuki 125 yes. Um grande abraço a todos.
Renato,
Não há a necessidade de se trocar o óleo a cada 1000 km. Se usas o Castrol original dá pra trocar a cada 2000 ou 2500. Na embalagem diz que é para 3000 mas perto dos 2000 já dá pra sentir o câmbio meio durinho.
Eu troco de 2000 em 2000 e o filtro a cada 3 trocas.
É legal esse cuidado que tens. Só estou te respondendo pq dá pra dar uma economizada. hehehehhe
Abraço,
[...] que é valente pra valer, mas ultimamente ando meio decepcionado com ela. Eu já escrevi outros dois reviews sobre a moto. Vale a pena dar uma olhada para acompanhar a história completa, mas [...]
Primeiramente gostaria de agradecer a todos pela participação,
pois ajuda infinitamente àqueles que buscam por informações
na hora de adquirir a sua 1ª moto!
Caros amigos, lí todos os comentários referente a yes 125 e gosta
ria de saber com relaçao a intruder 125 se existem muitas diferenças
entre às duas, já que estou prestes a adquirir uma e estou na dúvida
em qual comprar?!?! Um grande abraço a todos e parabéns pelo blog Daniel!
Carlos
Eu tenho uma yes 08 e meu cunhado tem uma intruder 08
Tem algumas diferenças entre essas motos…
Por exemplo…. A intruder não tem marcador de combustivel..
e a yes tem..
Eu acho o banco da intruder mais confortavel do que da yes..
( não estou dizendo que o banco da yes não é confortavel, pois é
sim )
Tem uma diferença de pilotagem entre as duas.. pois a intruder tem um
estilo mais custom.. Em relação a motor.. Eu acho que são os mesmos..
Bom as duas motos são otimas…
boa compra..
:D
Gilson, agradeço pela resposta, descobri ainda que o pneu
da intruder tem câmera e a da yes ñ tem. De qualquer forma
estou motivado a comprar a intruder. Se alguém mais puder
me ajudar nesse assunto agradeço!!!
eu queria duas orientações,( sobre a suzuki yes 2008).1 a cada 1000 km a troca de óleo deve ser feita com 1 lt e 100 ml ou ou só quando efetuar a troca de filtro, e a segunda é quando se deve fazer o motor, pois a minha moto já zerou os 100.000 km e já está com 16.000 e ainda não está fumaçando. ho moto boa sô, guerreira essa suzuki, pois sou motoboy e rodo quase 1000 por semana. abraços.
Ola amigos.
Minha suzuki yes, derreteu o chico com 20.000 kM segundo o mecanico o que pode ter dado curto foi o alarme positrom.
Achei muitro estranho o ocorrido pela moto ser nova, colocamos um chicote novo e esta sem alarme por enquanto para ve se não esta com problema em alguma outra peça.
O que vocês acham? volto a colocar o alarme?
Abraço,
Ola amigos.
Minha suzuki yes, derreteu o chicote com 20.000 kM segundo o mecanico o que pode ter dado curto foi o alarme positrom.
Achei muitro estranho o ocorrido pela moto ser nova, colocamos um chicote novo e esta sem alarme por enquanto para ve se não esta com problema em alguma outra peça.
O que vocês acham? volto a colocar o alarme?
Olá Amigos,
Peguei uma Yes 125 2009/2010 há 1 mês, estou satisfeito com ela, primeira moto. Algumas dúvidas a tirar com meus amigos daqui mais experientes:
1. Coloquei 12l de gasolina comum (primeira enchida de tanque), o ponteiro está quase chegando no vermelho e a moto está apenas com 222km rodados. Este consumo é normal?
2. Perguntei ao vendedor da concessionária que me vendeu a moto se eu precisaria seguir aqueles limites impressos no adesivo no tanque,de RPM x Kms rodados da moto. Ele disse que para não esquentar com aquilo, pois é para eu acelerar mesmo, arrepiar, pois se tiver q dar algum defeito dará dentro do tempo de garantia e poderei trocar a peça! Isto é correto fazer? Pois logo com uns 30 kms rodados, acelerei pra caramba em uns retões e depois peguei a estrada Dutra e fui até o limite da velocidade da moto, por uns 10kms. Estou achando agora a moto um pouco estranha, meia sem força em algumas subidas e parece que está meia lenta, não respondendo legal quando dou umas aceleradas tipo em terceira.
Aguardo a ajuda de Vcs! Abs
Cara, o marcador de combustível não é muito preciso… Na minha moto eu ando praticamente meio tanque, e ele ainda marca cheio… Ela só começa a marcar menos quando o tanque está abaixo de 6 litros…
O consumo normal dela é 30 km por litro… Na próxima vez que você encher o tanque, faça a média e veja se está dentro dos padrões.
T+
eae pessoal blz?
então quero comprar uma moto + aki na minha cidade só tem honda e yamaha quero uma 125c é minha 1° moto, entre essas duas gosto + da factor aí pensei na yes completa e + barata só que a concessionaria + perto fica há 150km d distancia. então queria fazer uma pergunta: vale a pena comprar msm assim, a respeito d peças se der algum problema eu encontro na minha cidade?
veleu!
Galera do asfalto, minha 2008 está com 22mil rodados, nunca tive problemas de mecânica, contudo pudi perceber que o combustível utilizado tem grande (quando digo grande é grande mesmo) influência no desempenho da magrela. Fiz uma revisão recentemente por que a moto estava bebendo muito e andando pouco, carburador e filtro, de cara eram os responsáveis, a motoca não passava dos 100.Após a revisão começou a dar 120 fácil, uns vinte dias depois voltou a perder potência. Se alguém souber de alguma coisa que possa me ajudar,desde já eu agradeço, e parabéns a todos que postam neste blog, pois a galera é 10.
ae Galera do asfalto, minha 2008 está com 24mil rodados, nunca tive problemas de mecânica, contudo pudi perceber que o combustível utilizado tem grande (quando digo grande é grande mesmo) influência no desempenho da magrela. Fiz uma revisão recentemente por que a moto estava bebendo muito e andando pouco, carburador e filtro, de cara eram os responsáveis, a motoca não passava dos 100.Após a revisão começou a dar 120 fácil, uns vinte dias depois voltou a perder potência. Se alguém souber de alguma coisa que possa me ajudar,desde já eu agradeço, e parabéns a todos que postam neste blog, pois a galera é 10.
marins-saquarema-rj
tenho uma suzuki 2007 ela ta dando problema, quando tiro as duas maos do guidao tripida e balança o guidao nao tem estabilidade ja troquei a caixa de direçao o que posso fazer pra resolver esse problema aguardo respostas
A minha tb faz isso…
A solução que encontrei foi não tirar mais as mãos do guidão.
Faz tempo que não comento no melhor blog de moto que tem!…
Então galera…a minha yes tbm treme qdo solta o guidão…, a minha tem bauleto, qdo tiro o bau quase não treme, com bauleto (principalmente cheio) fica ate perigoso soltar.
Acho que deve ser porque tem pesinho, e é tipo esportivo e ela fica com a rabeta muito longa e treme um pouco.
tbm machei que era defeito, mas depois de tanto tempo me acostumei
Pessoal,
Verifiquem a pressão do pneu dianteiro. Já aconteceu comigo de o guidão tremer por volta dos 90km/h e era por causa da baixa pressão do pneu dianteiro.
Fica a dica.
Abraços
Cleiton… No meu caso não é a pressão não.
Pessoal,
Deu uma busca rápida no Google e vi que pode ser balanceamento da roda dianteira (torta), pressão do pneu, pesos do guidão, e o que eu acho q no caso de vocês deve ser: o bauleto.
É até é bem provável, já que é uma peça que interfere na aerodinãmica e no peso na parte traseira da moto, fazendo força lateral (aerodinâmica) ou para baixo suspendendo um pouco a frente da moto no caso de muita carga.
Pelo que li isso é regra geral para todas as motos, nada exclusivo da Yes.
Abraços,
A Titan, Lead, Twister, Falcon e V-Strom (todas motos que tive ou tenho, e todas com bauleto) não sofrem desse problema.
Bom dia.
Juliana, a solução para o seu problema é bem simples, é só ter bom senso e não tirar as mãos do guidao, ja vi outros posts falando de tal problema e achei um tanto absurdo, pois com o transito que temos hoje ja é dificil com as duas mãos, tira-las do guidao é dar margem para o azar independente da moto que for.
Preserve sua saude, não faça mais isso.
Daniel, eu não entendi sua opiniao sobre a moto, vc menciona que não se arrepende de ter comprado a moto e apresenta uma lista imensa de defeitos que vc achou nela?!!
Mas de quaquer forma obrigado pelo post, vc me ajudou a decidir a não comprar uma.
Jefferson… Realmente não me arrependo. Até hoje nunca fui roubado. Esse é o grande diferencial da moto: Ninguém quer.
Estava lendo sobre a Suzuki Yes, e logo que peguei a minha zero percebi a mesma coisa em relação a pilotagem… pois como eu pego rodovia todo dia para ir para o trabalho SP 75 (Salto / Campinas) eu percebi que realemente a mota da umas torcidas como se a roda estive solta, pneu furado ou mesmo suspensão quando passa em treixo onde o asfalto tem pequenas falhas (Tipo fenda).
Depois que troquei o pneu traseiro com 9.000 km por Michelin Pilot Sport, acabou esse problema… a moto não faz mais isso de fica torcendo e tal… o pneu da Pirelli é um lixo… só pra carro e é bom… pois já usei o P6000 no meu Gol… e show de bola… mais pra moto… não recomendo nenhum…. so uso Michelin… meu custo beneficio.
Abraço…
tenho uma yes 2008 20.000, troquei o guidon pelo da ybr, ficou otima mas a trepidada aumentou, alem da posição de direção ficar incomoda tb, troquei os pneus pelos da strada, isso sim valeu a pena, a moto esta muito estável, consumo 28,5. abrç a todos
Minha titan 125 em primeira marcha. Fica dando solavancos na hora da partida. Ja troquei embreagem. Completa. E ate as molas da mesma mas sem resultado. Me ajuda?
Estou com um problema na minha suzuki 125 yes, a corrente escapou e prendeu entre o pinhão e a cx. de cambio como devo fazer para destrava-lo, tiroa tampa da cx? ou alguém tem outra solução?
Por favor se alguém tiver a solução me comunique
Vix… Cara, leva num mecânico. Vai ser bem difícil desarmar essa arapuca! Hehehe
Comente este texto!