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Carta do Leitor – Moto pequena não precisa de Habilitação?


Olá!
Por gentileza, necessito de uma informação importante.
Moro no interior e para mim seria viável uma Moto de pequeno porte, em termos de facilidade e economia.
Contudo, não possuo carta nessa categoria (somente carros), e não me interesso por mudar de categoria.
Ouvi de dizer que existe uma moto de pequeno porte* que não necessita de carta específica para Motos, gostaria de saber a veracidade dessa informação.
Muitíssimo obrigada!
Aguardo um retorno breve.
Mariana

* e qual é essa moto? (Seu nome, pois não entendo nada disso – e irei procurá-la).

- Mariana Velo

Mariana, bom dia.

Muita gente confunde essa história de “moto que não precisa de habilitação”, e na verdade, isso é uma grande lenda.

Moto Pequena

Moto Pequena



O que acontece é o seguinte: Para motos com cilindrada superior a 49 (motos com motor de 50cm³ ou maior), é exigido que o condutor possua a CNH de categoria “A”, ou seja, CNH que habilite o condutor a pilotar qualquer moto.
Para as motos com motor de 49cm³ ou menor, não é exigida a CNH, porém, o condutor deve ser maior de idade, deve estar devidamente equipado com os mesmos equipamentos exigidos em motos (capacetes, botas e roupas – ninguém respeita isso), e acima de tudo: Deve possuir a ACC, que é uma autorização especial para ciclomotores (Autorização para Conduzir Ciclomotores).

Esta autorização é tão difícil de conseguir quanto a própria CNH. Você deve fazer aulas teóricas e o exame prático, e o preço é o mesmo.

Portanto, não vale a pena. O melhor mesmo é você incluir a categoria “A” na sua CNH.
Eu não entendo o motivo de você não querer isso. Você não vai “trocar” a categoria “B” para “A”, você vai simplesmente “adicionar” a categoria “A” a sua CNH atual, ou seja, ela vai ser da categoria “AB” (moto e carro).

As motos de 49cm³ são extremamente fracas, chegando ao ponto de serem quase inúteis para a maioria das aplicações. Uma moto minimamente capaz tem pelo menos 125cm³, que é o caso da Honda Fan, Yamaha YBR, Suzuki Yes, entre outras.

Até mais!

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102 comentários

  1. sergio disse:

    Mariana, não seria melhor vc comprar uma bicicleta? o desempenho é igual, é mais barato, polui menos e ainda te deixa em forma.
    Moto tem que ter carteira sim, pra sua segurança e para nossa também.

  2. Antonio Celestino disse:

    Isso é um erro absurdo da fiscalização de trânsito no Brasil e um desrespeito dessas marcas/concessionárias.

    Minha cidade está infestada de Shineray e Traxx sem placa e com pilotos sem capacete e sem a menor noção de trânsito e respeito a vida. Sei que nem todos são assim, mas a grande maioria não respeita sinal de trânsito, contra-mão, calçadas, e quando se envolvem em algum acidente saem correndo com sua moto (você vai fazer o que? anotar a placa?).

    Além de não pagar IPVA que é usado para conservar as vias públicas (além de comprar Pajeru Full para os deputados/vereadores) eles derespeitam as leis e muitas vezes na cara dos policiais, que não têm o menor entendimento da lei para agir.

    Outro vilão nessa historia (os verdadeiros vilões) são as marcas e as concessionárias que vendem estes veículos, eles enganam, lesam e desrespeitam seus consumidores, tratam eles como se fossem otários (e muitos até parecem que são mesmo). Como pode uma empresa e uma fábrica de renome nacional como a Traxx enganar seus consumidores dessa maneira? E o pior de tudo, sair impune de tudo isso. Só no nosso querido Brasil mesmo.

  3. Buticão disse:

    Andei durante 2 anos sem habilitação, por motivo da idade.
    Claro, eu sei que é errado, mas sempre arquei com minhas multas, apreenções do veículo, etc… Acidentes graças a Deus NUNCA (e até hoje 6 anos de CNH)
    Naquela época alias, por várias vezes a Policia me surpreendeu e MULTA e GUINCHO.
    Hehehe, minha moto era igual essa da foto acima, Bomba Dream 100cc até tenho saudades rssss

    • ANA MARIA PEREIRA disse:

      bom dia eu gostaria de saber se motos de 50cilidrada, tem que ser abilitada porque comprei uma noma loja de departamento fui enformada que ñ tinha problema quanto enplacamento e ser abilitado,
      mais fui parada por uma patrulha da policia que prendeu minha moto.. com alegação de que eu estva enregula.
      o que está errado ou eu fui enganada me respondam em que artigo me prova que moto de 50cilindrada não
      precisa de abilitação.sem mais: muito obrigado.

      • Daniel Ribeiro disse:

        Ana Maria… Moto de 50cc precisa de licenciamento e habilitação do piloto, igual a qualquer outra moto.

      • carvalho disse:

        a lei é bem clara , onde todos os veiculos movido a motores a combustão ou elétrico o condutor deve ter a cnh e veicos abaixo de 50cc o condutor deve ter a acc ou a cnh.
        só estão fora os veiculo com traçao animal.
        você terá estas informações no site do detran.

  4. Matheus disse:

    A permissão para conduzir algum veículo não significa nada.
    A auto-escola de motos passa as 15 horas, treinando o condutor para o exame do DETRAN, apenas isso. Muito raramente alguma delas leva o aluno para algum treino no trânsito normal. Pelo menos por aqui é assim, e já vi alguns relatos de outros estados também.
    Existem pessoas sem habilitação que possuem mais habilidade do que pessoas com habilitação, independente do tempo.
    Concordo que a o problema está na fiscalização. Pelo menos, se não quiserem pegar quem não tem habilitação, vá atrás das motos sem placa, para pelo menos termos alguma referência do responsável por aquele veículo. E quando vissem algum erro grotesco, como andar sem capacete, ou estripulias no trânsito, como contra-mão ou andar na calçada, parassem o condutor para averiguação e devidas punições.
    O grande problema são as “gorjetas” que os guardas recebem…

    • carvalho disse:

      a cnh não garante que o condutor é um bom motorista, o que conta é o respeito , a maioria dos condutores com cnh não respeita as placas que indica a velocidade maxima.
      eu tenho uma biz e como já perdi minha cnh e fiquei 90 dias sem ela ,eu evito tomar mutas, mas os carros não respeita.

  5. Fernando Massao Kawahara disse:

    Discordo de voce Matheus.
    Leis existem para serem seguidas, se cada um o fizesse, nao haveria necessidade de politicos ou policiais.
    Aqui na minha cidade, esta infestada de Caloi Mobilletes, Yamaha Jog, Monark Monaretta… e são o maior perigo que existe… uma por que as pessoas deconhecem a legislação de transito, outra por que nao fazem a minima questão de conhecer e nem de obedecer.
    Não culpo os policiais de forma alguma, ate por que, uma vez denunciei um grupo de “delinquentes” com 5 “Jogs”, que estavam empinando e tirando racha na rua…, os policiais agiram e apreenderam as 5 “motocas”, que estao ate hoje no patio da policia (eu as vi hoje, e isso ja completa mais de 45 dias).
    O Problema NAO esta nos ploiciais, mas nas pessoas que se negam a cumprir as LEIS!
    Os policiais sao apenas alguns numa multidao, cabe a nos cumprir a lei e cobrar o cumprimento dela!

    • Antonio Celestino disse:

      Eu concordo em partes com os dois.

      Como o Fernando falou se as pessoas se preocupassem com as leis esse post aqui nem existiria e como as “autoridades” não estão fazendo com que a lei seja exercida (em muitas cidades do pais) as pessoas simplesmente ignoram a existência do codigo de trânsito e alguns ignoram até o bom-senso. Já vi repetidas vezes pessoas circulando nessas mobiletes em ciclovia na orla do bairro mais movimentado (inclusive por turistas) de minha cidade, sem capacete, farol apagado e desviando de pessoas e bicicletas, e para a minha surpresa não era nenhum muleque nem boyzinho, era um senhor que aparentava ter um minimo de instrução. >> Culpa das pessoas.

      Um mecânico conhecido meu disse que foi parado uma vez pelo policial por causa que sua viseira estava lenvantada, enquanto o policial eximinava sua CNH passou por eles uma mobilete furando o sinal do cruzamento, quando o mecânico perguntou porque o policial não vez nada ele disse que não podia fazer nada porque era uma “cinquentinha”. >> Culpa das autoridades.

      A culpa não é exclusiva de ninguém é um conjunto, as autoridades não fazem seu trabalho, a sociedade finge que não vê e as coisas vão acontecendo. O brasileiro não têm tradição de prevenir, nós preferimos remediar. Essa situação só vai ser resolvida quando tivermos um problema sério (assaltantes usando essas motos para seus serviços, atropelamentos com morte por este veículos sendo posteriormente abandonados sem que consigam identificar o dono e varios outros exemplos que poderia citar), quando isso acontecer as autoridades serão forçadas pela sociedade que se sentirá incomodada de tomar alguma atitude. É assim que o “sistema” funciona.

      • Danilo Sousa disse:

        Isso não adianta… é o Brasil. Isso aconteceu com o crescimento de acidentes e atropelamentos causados por pessoas embriagadas, causando muitas mortes no trânsito de todo o Brasil. O governo fez uma lei rigorosa pelo mesmo, e adivinha…?! No começo foi excelente a lei, diminuiu o nº de mortos nos acidentes por causa do álcool, mas alguns meses depois caiu no esquecimento de novo. É o Brasil, as “Supostas” Autoridades só ligam paras seus próprios bolsos e bem-estar dos mesmos, e o resto (a população) fica pro escanteio, só é lembrada quando está na eleição, para que nós colocarmos eles pra nos roubar como sempre.

      • carvalho disse:

        a culpa é do policial que não sabe a lei ,e do estado que não prepara os funcionários, como pode um policial porta um talão de mutas sem se quer saber a lei de transito .
        eu perdi minha cnh por esta com a visera levantada.

      • Felipe disse:

        É realmente… os ladraões usaram motos de 50cc para poder dar fuga dos assaltos… aff!!! :(

        • vitor batista disse:

          felipe me disculpe eu descordo meu amigo ia cer assaltado mais quando o ladrao vil que era 50tinha dezistil ( praque o ladrao ia querer uma 50tinha ci ele foce fugir da policia ia cer pego porque a 50tinha ia correr a 50km e o carro da policia ia correr a 120km olha a diferença ) eu tenho 14anos mais pretendo comprar uma mesmo cendo de menor mais pretendo andar na lei com capacete e sapato fechado respeitando o cinais pocha so de bicicleta e dificil pelo menos eu queria que liberaci uma licença para de menor nem todos e iguais mi desculpa.

    • Matheus disse:

      Também acredito nisso Fernando. Esse mundo perfeito um dia existiu, mas seria inevitável que chegássemos a este ponto, em que as pessoas não respeitam nada, que precisem de leis e punições, principalmente monetárias.
      O que eu quis dizer foi o seguinte, acho que me expressei mal. Nada garante que uma pessoa que possui habilitação, conheça as leis de trânsito e principalmente as respeite. Um empresário aqui na minha cidade, dirigindo embriagado uma caminhonete, subiu em um ponto de ônibus matando 5 pessoas e ferindo outras tantas. Ele possuía habilitação conhecia o a lei sobre dirigir embriagado mas não a respeitou. Ele pegou pena alternativa, distribuiu cestas básicas e tudo resolvido. Acredito que isso encoraja as pessoas a não respeitarem as leis, se tivessem deixado ele ser linchado pelo povo na hora, seria justiça, mas esse é outro aspecto que não discutirei.
      E temos pessoas, como por exemplo o Buticão, que pilotava sem habilitação, mas conhecia as regras e as respeitava, tanto que nunca se envolveu em acidentes ( e que continue assim ) e sempre assumiu o erro quando era pego, ele arcava com as multas e o reboque.
      Eu sou conta essas mobiletes e cia, não porque as pessoas não têm habilitação, mas pela maneira como conduzem o veículo, e principalmente quando se envolvem em acidentes, nunca assumem nada, saem correndo e o outro que se lasque.
      Aplaudo sua atitude denunciando, e também faria igual.
      Mas também temos que ter uma fiscalização eficiente para que possamos cobrar o cumprimento das leis, visto que nossa parte nós fazemos todos os dias, e principalmente pagamos nossos impostos, o que não sai barato.
      Forte abraço.

      • Vanessa disse:

        OLa pessoal
        olha eu acredito que voces querm denunciar s irrgulatidades,mais que vejão, a que ponto chegamos,nos temos que denunciar,uns aos outros,pq ninguem,nen a policia faz.
        Eu so uma pessoa que sei drigir,sem arteira,mais sei,e rspeito as leis,pago minhas multas,mais o fato da pessoa,não ter habilitação não significa que ela não saiba dirirgir,ou que el naum conheça a sleis.Voces ja pararam pra pensa,quantas pessoas morrerem por causa da falta de fiscalização nas estradas??e que as vezes eles tem habilitação.Gente vamos denunciar sim,se a policia não faz,nos vamos fazer,

        • Daniel Ribeiro disse:

          Vanessa, se vc sabe dirigir, porque não faz a CNH e fica dentro da lei? Não é mais fácil? É tão barato tirar a habilitação hoje em dia… Só não faz quem não quer.

          • mechrod disse:

            tche, me diz onde que existe carteira barata?????
            Aqui no RS custa quase 1500 reais tirar carteira AB….praticamente metade do preço de uma moto…….
            Gostaria de saber onde é “barato”…..

          • Daniel Ribeiro disse:

            Mechrod, aqui em São Paulo a categoria A ou B custa 300 reais + o curso CFC, que custa 80 reais. Se fizer as duas ao mesmo tempo (AB), fica 550 reais e só precisa fazer o CFC uma única vez (aproveita o mesmo curso para as duas categorias). Totalizando 630 reais. Lembrando que para andar de moto você precisa apenas da “A”, e pra andar de carro, apenas da “B”. A “AB” só é vantagem se você pretende usar os dois tipos de veiculos. E lembrando que, se você já tem tem uma das categorias, pode simplesmente adicionar a outra, fazendo o curso e os exames novamente.

            T+

          • Ariadne disse:

            É melhor tirar a carteira de abilitaçao mesmo mais
            e os que naum teim idade pra tirar .Tipo eu Assim ?
            Anda seiiim !:)E eu respeitoo muitoo beimm como :Usar o capasete , e talss Num saioo CORTANO ninguem ando na minhaa . Nunca tomei uma MULTA e eu so tenhu 16 anos e a motoo ainda e da minha maee mais comoo ela neim sabe subir nelaa ela deixaa eu ir pra onde eu quero !
            Bjim

        • carvalho disse:

          voce está certa, em uma manobra arriscada em uma determinada estrada caso um veiculo perca sua estabililade e saia da pista, não será uma habilitação que irá salvalo,
          a habilitação só comprova que o motorista sabe a lei de transito , porem se não houver fiscalização e a lei não for cumprida não adianta de nada.
          você está certa as autoridades estõa muito preocupada com documentaçao.
          e não estão preocupados com as manobras arriscada buracos na pista, e outros motivos que leva a acidentes.

  6. Alcemir disse:

    Mariana.

    Vou complementar que o Sérgio disse:

    Compre uma bicicleta!
    Complemente com um motor elétrico (http://www.brazilelectric.com.br/ ou
    http://www.youtube.com/watch?v=iR8bFzAqdoI )
    Dependendo do seu peso pode chegar a 60k/h!!!!
    Vai sair muito mais barato do que comprar uma moto dessa.

    Espero ter ajudado.

    Abraços.

    • Matheus disse:

      Bem legal a matéria.
      Mas vi um problema conceitual: No exemplo daquela menina, a Kelle.
      Pelo que parece, ela pega uma estrada tipo rodovia, não sei ao certo.
      Ela está em uma velocidade boa, podemos comparar que ela passa por uma moto ao fundo, imaginemos uns 50.
      Ela não utiliza nenhum equipamento de segurança, por ser uma bicicleta ninguém vai exigir nada.
      Qual seria o padrão para exigir algum equipamento de segurança além de bom senso ? Das motos de 50cc exigem a permissão, e dessa bicicleta, que pode chegar até 65Km/h nada é exigido ? Se eu colocar um foguete em um patinete, posso fazer tudo por ele continuar sendo um patinete ?
      Tem que haver uma regulamentação, senão ela vai cair no mesmo caso das mobiletes e cia. Acho que todo veículo que possuísse um motor, claro que existiriam excessões, deveriam exigir alguma permissão para direção.

      • Matheus disse:

        Desculpem, é exigido.
        O vídeo tinha travado quando ela ia falar isso.
        =/

      • Daniel Ribeiro disse:

        Matheus… não é porque a bicicleta atinge 55km/h que a pessoa que está em cima vai andar nesta velocidade. Eu ando de bicicleta e já fico extremamente desconfortável a 40 km/h, pois a bicicleta não me passa segurança nenhuma, não é estável em alta velocidade.

        Uma bicicleta sempre será uma bicicleta. E acho que ninguém acelera o negócio a ponto de ficar incontrolável… Não é como na moto, que é um veículo que tem estrutura para andar rápido… Qualquer CG125 tem mais ciclística do que motor, ou seja, poderia atingir velocidades superiores a que o motor permite, pois quadro, suspensões, freios e etc são dimensionados para isso. Muita gente morre pois sente confiança na moto, coisa que uma bicicleta dificilmente passaria ao ciclista.

        • Matheus disse:

          É verdade. O que eu achei estranho na reportagem foi mostrarem a moça andando sem nenhum equipamento de segurança, em uma velocidade relativamente alta. Tirei como parâmetro, a fato de que ela estava mais rápido que uma moto na outra pista.
          No final, a apresentadora diz que é exigido a ACC para conduzir estas bicicletas.
          Para veículos que exigem a ACC, não existe nenhum equipamento obrigatório, como por exemplo o capacete ? Os outros estavam usando.
          Essa questão é para esclarecer que não é só por ser uma bicicleta com motor que não será exigido nada do condutor, porque senão estaremos apenas substituindo as cinquentinhas por bicicletas mais ou menos equivalentes, na questão de trânsito.
          Temos que acabar com essa idéia que as pessoas têm que é só comprar algo com baixa potência e sair por aí no trânsito.

          • Danilo Sousa disse:

            A permissão ACC é uma completa perca de tempo e dinheiro. A permissão ACC é pra pessoas de 15 anos pra cima ( no meu ponto de vista). Ela só te permite pegar veículos de até 50cc, e o mais incrível é que ele so pode ser tirada com 18 anos.

      • carvalho disse:

        a lei de transito preve uso de equipamento de segurança até para bicicleta. porem não sei o que um policial faria no caso de parar um ciclista já que a bicicleta não tem placa. estas bicicleta motorizadas, para lei de transito são motocicletas e se não estão com equipamentos nem placas e o condutor não tem a acc ou cnh, estão inrregular e o veiculo pode ser apriendido.

  7. Fernando Massao Kawahara disse:

    Acredito que para se andar na rua com um veiculo motorizado, seja qual for sua natureza, a combustao, eletrico, atomico ou por reza brava mesmo… voce deve estar a par das leis e regras que regem o transito.
    De nada adianta voce estar com um armadura sobre um ciclomotor e invadir um cruzamento… acidentes causam prejuizos para ambas as partes….
    Acredito mesmo que os ciclomotores deveriam passar por fiscalizacao assim como qualquer outro veiculo automotor… como ja relatei, nao foram raras as vezes que quase me envolvi em acidentes com ciclomotores por estes mesmos nao respeitarem as leis (ando igual tiozinho… 35~45 km/h e no maximo 5.000 rpms – amaciando o motor :) )
    E uma questao de educacao….

  8. Eduardo AA disse:

    Mariana, aterrise!

    Qualquer automóvel (incluindo moto) deve submeter seu condutor a exames prévios de capacitação. Se isso não ocorre ou ocorre insuficientemente, é uma lástima. Mas que o exame tem que ser feito isso tem.

  9. geraldo disse:

    Deveria os governantes abrir uma lei que nao seria necessario adicionar a letra A na habilitacao que o cidadao ja tem para poder dirigir carro. Pois, as normas e procedimentos sao identicas.

    • carvalho disse:

      sim seria bom diferenciar a carta de carro para a carta de ciclomotores , se houver um treinamento pratico do condutor de ciclomotore , mas o detram só fica na teoria o cidadão sai com a carta A sem ter pratica nos veicolos de duas rodas.

  10. Daniel disse:

    Eduardo AA,

    concordo que o exame prático deve ser feito, mas o exame de capacitação para motociclistas é extremamente deficiente. Eu pelo menos só aprendi a andar de verdade depois que tirei a carteira, porque ficar dando voltas na pista de prova não ensina ninguém a andar no trãnsito.

  11. daniele disse:

    eu acho muito bonita e legal vou ate comoprar uma a vremelha de preferença.Espero

  12. Ricardo Balest disse:

    “Uma moto minimamente capaz tem pelo menos 125cm³, que é o caso da Bomba Fan, Yamaha YBR, Suzuki Yes, entre outras.”

    Apenas discordo que uma moto tenha que ter no mínimo 125cm³, pois tem motos como a Bomba Biz e Pop por exemplo, que dão conta do recado e têm motores de 100c³.

    Abraços a todos.

  13. josiele disse:

    olha mariana se vc acha que vai adiantar comprar uma dessas vai em frente mais eu acho que vc deveria e comprar uma moto de verdade espero nao ter te magoado

  14. Thalison (15 anos de idade) disse:

    CARA EU ANDO DE MOTO A 2 ANOS E NUMCA FUI PEGO NAO SEI POR QUE EU SOU GRANDE DE MAIS PAREÇO DE MAIOR QUANDO DE CAPACETE OU E SORTE E AINDA ANDO NA MINHA MOTO UMA TITAN 150CC MAIS EU TENHO CERTEZA SOU BOM PILOTO…

  15. regina disse:

    gostaria de saber ser a moto de 100cc precisa de abilitção sim ou não pos estou afim de compra uma de 100cc mais quero sabe se precisa de cateira

  16. JACIRA disse:

    TENHO UM AMIGO QUE POSSUI UMA JINCHENG MODELO CJ-70 A, QUANDO PILOTAVA EQUIPADO COM CAPACETE NA VIA PÚBLICA, UM CABO TELEFONICO SE ENROSCOU EM SEU PESCOÇO QUASE DEGOLANDO-O,QUE DESMAIADO FOI SOCORRIDO POR POPULARES E CORPO DE BOMBEIROS, SENDO NOTICIADO NA TV LOCAL.
    AJUIZOU AÇÃO DE INDENIZAÇÃO CONTRA A EMPRESA RESPONSÁVEL,JUNTOU TODAS AS PROVAS CABÍVEIS, PORÉM,A RÉ QUESTIONA A FALTA DE HABILITAÇÃO DO CONDUTOR, BEM COMO, DA IDADE DO CONDUTOR 20 ANOS, CONSIDERANDO-O MENOR, ALEGANDO AINDA, A INVERSÃO DA CULPA, OU SEJA, DIZ QUE A CULPA É DO CONDUTOR E NÃO DA EMPRESA, PARA EXIMIR-SE DA INDENIZAÇÃO PELOS DANOS MORAL E MATERIAL CAUSADOS.

    PERGUNTO:

    1- HÁ NECESSIDADE DE CNH PARA PILOTAR UMA JINCHENG MODELO CJ-70 A?
    2- QUAL A IDADE LIMITE PARA TIRAR CNH?
    3- ESTÁ CORRETA A DEFESA DA EMPRESA RÉ?
    4- O QUE MEU AMIGO PODE FAZER PARA IMPUGNAR A CONTESTAÇÃO DA RÉ?

    AGUARDO URGENTE RESPOSTAS DOS COLEGAS, POIS NÃO ACHO JUSTO O QUE OCORREU, E SABER QUE O PROCESSO PODE SER EXTINTO, SEM PUNIÇÃO PARA A RÉ.
    ME AJUDEM A ORIENTAR MEU AMIGO.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Jacira, como eu falei no texto acima, para pilotar motos, você precisa ter uma dessas duas coisas:
      1) Uma CNH
      2) Uma ACC

      Se o seu amigo não tem nem uma dessas duas habilitações, então infelizmente ele está mesmo errado, pois não deveria estar pilotando uma moto.

      De qualquer forma, a moto de 70cc excede o limite da ACC, e portanto, É NECESSÁRIO SIM POSSUIR A CNH para pilotar tal motocicleta.

      Para obter a CNH, não há limite máximo de idade, basta o candidato a condutor preencher os seguintes prerequisitos:
      1) Ser maior de 18 anos.
      2) Fazer e ser aprovado em um exame teórico junto ao orgão competente da sua cidade.
      3) Fazer no mínimo 15 horas de aulas práticas junto a um instrutor credenciado.
      4) Fazer o e ser aprovado em um exame prático junto ao orgão competente da sua cidade.

      Seu amigo tem 20 anos, portanto, ele não é menor de idade… ele já é maior, civil e criminalmente capaz.

      Eu acho que, infelizmente, seu amigo não vai conseguir ganhar nada da compania telefonica, afinal, ele estava errado em estar ali. Deu azar. A empresa pode simplesmente alegar que o seu amigo é “incapaz” de conduzir uma motocicleta e portanto, se acidentou.

      Até mais.

  17. Fernando disse:

    Mas tem uma linha nova de triciclos que se pode guiar tendo a cnh b. São fabricados pela piaggio http://www.mp3.piaggio.com/new/main.html
    mas o problema é que pareceu que ainda não tem uma conssecionario no brasil, pelo menos eu não conheço nenhuma.

    as fabricas de motos deviam se aprimorar para fabricar motos como essas que podem ser usadas por portadores de deficiencia, estão esquecendo que pessoas assim tb gostam de motos…

    um fraternal abraço a todos

    • Daniel Ribeiro disse:

      Amigo, o MP3 da Piaggio não pode ser pilotado por quem tem habilitação “B”… Tem que ter habilitação categoria “A” igual a das motos.

  18. luciene disse:

    olá meu nome é luciene,e tenho 44 anos eu ando de mobilete a 12 anos e vendi hoje quero comprar uma melhor e mais bonita, uma que nem dessa menina que tem um nome de mariana,e queria uma moto igual essa dela pequena que ela pediu eu quero uma igual essa dela por que eu achei muito bonita,que tem uma cestinha para mim levar minhas coisas eu tenho um filho chamado lucas e ele está torcendo por mim eu gostaria que você procurace umadessa para mim se você me der o endereço e o valor dessa moto irei ai comprala muito feliz caso alguma coisa pode me ligar meu número é 24324710

  19. MARCO disse:

    ola muito boa tarde!
    Gostaria de saber a partir de que idade e que se pode tirar carta de mota, mas e para qualquer tipo de mota?
    Muito agradecido pela generosidade Marco

  20. erconides disse:

    sou de menor e quero uma moto pra eu andar na cidade de rio verde goias por que estou cheio de bicicleta possso dirigir uma traxx star50

  21. Léo disse:

    Olá tenho uma duvida!Eu tenho um cg today 125cc e estou andando com um motor de CEBÊx strada 200cc só que o motor nao está com baixa no detran, oque acontece se a policia me parar!eles podem guinchar mesmo eles vendo que o motor nao é roubado e se apreender a moto concigo tirar ela de novo
    obrigado pela atençao
    abraços

    • Danilo Sousa disse:

      Sim. Sua moto será apreendida, ficara no pátio até que você dê baixa no detran e aí você pode buscar sua moto. Espero ter ajudado… =P

  22. Danilo Sousa disse:

    Boa noite a todos… Eu acho o seginte: Todos nós, indenpendente da idade, temos capacidade de pilotar motos e carros. Mas tenho certeza que de 16 para 18 anos não muda muita coisa não… Acho que o Brasil deveria ser igual aos EUA (em termos de habilitação). Nos EUA, quem tiver 16 anos completos pode tirar sua habilitação… Eu mesmo sabendo andar de bicicleta, peguei uma biz 125 ks sem nunca ter entrado em contato com qualquer tipo de moto, e pilotei mto beim. Acho que 50cc não mata ninguém, lógico se usar de forma correta. Eu já cheguei a atingir de bike 70km/h (tenho um video no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=7elwMdFWlNo). 50cc no máximo que pega é 70 km/h, e acho que deveria ser permitido, tendo leis rígidas para quem desobedecer as leis. =P

  23. Carlos disse:

    moto de 50 cilindrada é pra passear abusa quem quer é irresponsavel quem quer…e pra que autorização pra isso tem cara de bike que anda mais rapido que elas…..acordem um povo que quer lei no pais da desigualdade,e no pais das leis que nao sao cumpridas,acordem essa permissao ACC é impossivel…. coitados andam de Bomba caindo aos pedaços pra poder por dinheiro em casa.Estamos no brasil onde bebados dirigem matam os outros e nao sao punidos!!!!!!!!!!!!rs Espero que um dia mude esse brasil

  24. ingryd disse:

    Eu gostaria de saber com e que se escreve para fazer parte da carteira de ablitaçao gratis…….obrigada

  25. Fernanda disse:

    Olá.

    Não tenho carteira e pretendo tirá-la agora. Trabalho em uma cidade como professora, mas tenho que ficar me deslocando de uma escola para outra e a condução é péssima, passa de hora em hora (e o trajeto no ônibus dura em média 10 minutos). Pensei em comprar uma moto de “pequeno porte” tb (embora não gosto mto da idéia, acho que ficaria um pouco apreensiva com motos), mas vendo o vídeo sobre a bicicleta, achei bem interessante e talvez mais viável para mim. Não quero moto ou mesmo bicicleta para ficar correndo e nem tão pouco andar em estradas de movimento, apenas por motivo de locomoção msm.
    Gostaria da ajuda de vcs:

    Acreditam que seria uma boa opção? ( já que sou leiga no assunto)

    Como proceder na auto-escola? Teria que tirar a habilitação para carro e moto ou necessitaria apenas dessa autorização quando eu terminar a de auto?

    Aguardo a contribuição de vcs!
    Desde já, obrigada.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Fernanda, faça a habilitação categoria “A”, que é a categoria das motos. A de carro NÃO SERVE. Vá na auto-escola e se informe.
      Com essa habilitação, você pode pilotar QUALQUER moto, de qualquer tamanho, inclusive as bicicletas motorizadas.

      Até mais.

  26. Fernanda disse:

    Obrigada, Daniel.
    E será que eu posso fazer as duas (moto e auto) ao mesmo tempo ou fica mto puxado? (acho que sim, né…)
    Obrigada mais uma vez.

  27. bianca disse:

    oi
    tenho 13 anos e quero uma moto baixa que nao precisa de carteira e barata para andar na fazenda.
    De preferencia no df e parecida com essa moto pequena vermelha
    espero sua resposta

  28. Fernanda disse:

    Obrigada Daniel!
    Vou me informar direitinho aqui.
    Té +

  29. Tony disse:

    O custo para tirar CNH no BRasil é um absurdo, uma roubalheira. Sabe quanto custa aqui nos EUA? 20 dólares (sim, vinte) e não precisa nem pagar foto 3×4 pois tiram a foto digitalmente no próprio depto. de trânsito na hora de entregar a carteira.

  30. carvalho disse:

    os maiores problemas dos motociclista são buracos na pista, veiculos sem seta, motociclista em alta velocidade em corredores etc.
    devemos lembrar que estas motos de baixa cilindrada não se envolve em
    acidentes graves.já que se andar em pista como as marginais é parada
    e o veiculo é preso.
    elas mais incomoda do que cria acidentes grave.

  31. priscila patricia lins disse:

    quero vwer imagem de moto que nao precisa de habilitaçao

  32. julio disse:

    ola tenho 14 anos tenho uma jog 50cc comprei pra trabalha soh q depois q eu comprei q eu vi q a moto nao tinha placa se a policia me para eu perco a moto?
    essas mini moto pode anda em cidades?

  33. bel disse:

    Luciene, vai aprender a escrever direito, para de falar besteira..

  34. ezquiel disse:

    cara eu tenho uma traxx e uso capacete , e eles nem olham pra mim
    agora se tiver ilegal eles levam sua moto
    e essa traxx star e 49 cc
    eles nao tem moral de levar sua moto
    a nao ser se sua moto tiver alguma coisa de errado…

    • Daniel Ribeiro disse:

      Moral? Cara, se sua moto não tem placa, então ela está ilegal. Se você não tem CNH, então você está ilegal. E só isso já é motivo para levarem sua moto.

      Se não levaram até hoje, é por pena.

  35. marcelo disse:

    Olha sabe mas o que fico bolado e que todo mundo fala em leis e punições mas o que vejo e que as leis que existi e pra quem tem muito dinheiro se vocês tem um carro o ele nao seu pois vocês paga ipva e uma serie de coisa parece aluguem ainda tem gente que diz que e para reparar as rodovias e estradas mas isso nao funciona na pratica o que vejo e ruas cheio de buraco rodovias uma porcaria e ainda guarda deitado total mente errado, mas parece quebra carro pois fala serio vi uma pesquisa realizado que .estão totalmente irregular nos estados do brasil e arrecadação entre motos e caros Caminhões etc chega oitenta Bilhões de reais por ano e para onde vai esse dinheiro outra coisa vocês”nao tem nem um pouco de Imaginação sei que existe Adolescente pilotando de forma Irregular precisa tomar providencia mas a providencia de lhes e dinheiro é só dinheiro voce tem ta certo você nao tem perdeu isso e democracia Será que nao a outra forma de agir, olha menor de 18 anos nao poderia ter uma autorização dos pais ou avos para conduzir o mesmo e ainda nosso pais vai perder muito se a lei for aplicada para quem nao tem poder aquisitivo para ter uma moto e opta para uma mobilete, para trabalho ou para outros fiz. Ainda as vendas vão cair e empresas fecharam as portas e com elas Milhões de desempregados porque quem vai comprar uma mobilete pensando em corta custo e beneficio e vai gastar o mesmo com uma moto e nao vai ter condições de bancar tantas taxas no fim vai gerar inflação e o retorno disto a Médio ou longo prazo pode ser para economia do brasil rui, ainda quem tentar justificar as leis do Estados Unidos primeiro veja uma coisa, analise a Indústria e a cultura de cada povo antes de fazer Comparações absurdas outra coisa a China tem seus pro e contra mas de têm uma economia mui forte e nosso pais e controlado pelos grupos internacionais visando lucro e sem saber disso nos lutamos no escuro uns contra os outros e isso nao leva a nada acho ate que deve riamos reclamar das altas taxas pois o Brasil a carga tributaria e maior do mundo e isso e justo, as vezes Vocês tem um poder aquisitivo muito bom e jugam e querem punições e Fácil falar o que se desconhece e isso nao e democracia e nem livre Livre-arbítrio somos obrigados a votar e ainda somos escravos do sistema as emissoras promovem Comparações com europa e os nossos representantes com Salário altíssimos e beneficios Astronômico que 2 anos de mandato estão ricos quero nos tirar o direito de ir e vir para que o pobre ande a Pé ou morra de fome, tem que existir leis sim mas a outras formas de educar o povo sem tirar o direito de ser feliz obrigado.

  36. marcelo disse:

    pode parecer um pouco confuso mas eu quis falar entorno de tudo o que acontece com esse sistema rotineiro, que compra uma moto pequena e que no meu entender busca obter um veiculo barato e sem gastos. Mas sei que as leis tem que existir para nossa pro pia segurança porem deve tambem ter visam daqueles que interpretam a lei acho que quem tem uma mobilete ou moto pequena deveria exigir capacete farol e procedimentos de segurança mas nao Habilitaçao pois o que vai gerar que muitos optariam por uma moto que e muito melhor. O que vai acontecer com essas fabricas vao bater as portas e as lojas perderiam lucros e ficariam as motos pequenas paradas enferrujando, o que precisamos autoridades com uma visam ampla do que pode e nao pode vc agora entendeu obrigado.

  37. janayna disse:

    estou muito triste comprei uma 50cc traxx e agora é obrigatorio tem que emplacar e é um abisurdo o que o detram esta pedindo…

  38. marcelo disse:

    Eu nao acho que Daniel Ribeiro nao esta errado e claro que por traz disso tem um objetivo, tirar do texto da lei com fiz de arrecadaçao assim como o jogo de bicho, sei que existe abusos mas se 10 eram ou dois e justo que todos paguem pelo mesmo, olha FRÓIDE disse que a justiça dos mestres nao seja o chicote dos menos favorecidos, e simples se um erra todos pagam vivemos uma democracia ou vivemos uma ditadura de Adolfo Hitler,

    • Daniel Ribeiro disse:

      Cara, nunca vi tanta coisa errada junta. Eu geralmente nem aprovo esse tipo de comentário, mas hoje vou abrir uma excessão.

      1) O jogo do bicho é ilegal simplesmente porque não recolhe impostos e não é auditado, então não tem resultado confiável. Existem muitos jogos legalizados, dentre eles destaco as loterias oficiais da caixa, os bingos e as casas de aposta.
      2) Todos são iguais perante a lei. Se você tem dinheiro ou não, a lei é a mesma para os dois. Todo veículo precisa ser licenciado e emplacado. Se está na rua, que é pública, então precisa pagar impostos e seguro. Se você cair com sua moto, a ambulancia (que é paga com seus impostos) é que vai te remover. Se você for roubado, a polícia (que também é paga com seus impostos) é quem vai tentar recuperar sua moto. O asfalto por onde você roda custou dinheiro, e esse dinheiro vem do imposto que você paga.
      3) Fróide não se escreve assim. É FREUD. E ele era um médico neurologista… Ele nunca disse algo desse tipo de besteira.
      4) Adolfo Hitler também não existe. É Adolf. E apesar de ter sido quem foi, não teve nada a ver com punição.

      Você precisa se informar melhor rapaz!

      • eliane r. disse:

        Já não tava mais aguentando ler sempre as mesmas perguntas: TEm que ter habilitação?? Tem que emplacar?? Fulano falou que não, beltrano disse que sim! aff, mas por glória e insistência minha consegui chegar ao fim e ter de presente este lindo post, que me fez chorar de rir! Só tenho que agradecer por fazerem tão feliz e soridente como estou agora!kkkkkkkkkkkkkk

  39. marcelo disse:

    Eu sou tia desse rapaz e professora que tem apenas 11 anos de idade, ele fica mas em casa com os livros do que na rua, tive observando seu comentário e quero fazer uma correção, E-mail e do seu pai que ficaria muito chateado se seu filho tivesse usado sem o seu consentimento além de que o pai nem sabe deste Motos Blog e teria um atrito com seu filho. A outra coisa e que discordo com o senhor que algumas leis que e claro foram feitas “Entre Aspas” para de fenderem o Cidadão e estão salgadas de mas Já que pagamos muito pelos nosso impostos e na maioria das vezes não somos respeitados e nem a segurados como diz a lei, não significa que vamos violar as normas, porem meu caro o meu sobrinho fez colocações que na verdade refletem contrario os interesses da que lhes que fazem muitas vezes vista grossa inclusive o jogo de bicho utilizado por toda a sociedade seja da alta ou da baixa e ficar com hipocrisia meu caro sobre o certo ou errado só cola para quem não lê e tem a mente fechada ai sim Fácil falar o que se desconhece e acho que a leitura aumenta a capacidade de revelar mas justiça e o que lucas falou talvez mexeu muito com sua estrutura o formato critico dele foi na minha opinião o começo de Mudanças desta sociedade escrava deste sistema vicioso que arrecada mas do que gasta, não me intérprete mal meu caro mas estradas em péssimo estado de conservação no brasil inteiro e isto também não seria ilegal, e quando lucas falou sobre Hitler ele quis qualificar o nosso Governo federal e estado absoluto e processos que levam anos mas isto não e ilegal espero que nos um dia vejamos um Brasil livre e soberano com direitos para todos obrigada.

  40. Marcos Paulo disse:

    Queria discordar dos amigos mas motos, ciclomotores, bicicletas com motor, elétricas, qualquer veículo de duas, três rodas com até 49cc e que atinjam no máximo 50km estão DISPENSADOS da vistoria anual (emplacamento, pagamento de ipva, seguro obrigatório), obrigatório mesmo só a habilitação categoria A ou a permissão citada.
    Ou seja, você não precisa ter CRLV, CRV da motinha, nem placa. Mas deve ter habilitação ou permissão e usar capacete, roupa apropriada.

    Bem, daí só me resta dar risada da bizarra legislação de trânsito no Brasil.
    Por essa lei sabemos que, inclusive, motos elétricas como a da Traxx exigem capacete e habilitação.
    Bem, domingo fui tomar um sorvete em uma praça de minha cidade, e fiquei observando o parquinho.
    Lá tem 10 triciclos elétricos (daqueles que todo mundo compra pro filho).
    São ciclomotores (apesar de elétricos, a lei não faz distinção) pois possuem três rodas, não tem mais de 49cc, no entanto estão sendo pilotados por menores de idade. É hilário, mas é a lei. A polícia deveria apreender esses brinquedos e autuar os bebês, no caso o responsável. Agora só adulto com habilitação A ou permissão pode pilotar um “simpático” triciclo elétrico e usando capacete.
    MAS QUE FOFO não é o DENATRAM E OS DETRANS?
    O Brasil é digno de pena! É a lei, cumpra-se para todos ou que ninguém seja punido!

    • Daniel Ribeiro disse:

      Existe uma diferença entre os triciclos elétricos das crianças e os ciclomotores usados por adultos: Os de criança são BRINQUEDOS, estão geralmente em praças ou parques, raramente nas ruas, e atingem velocidades inferiores do que a de uma pessoa andando a pé. Muito diferente de uma Traxx 50cc, que é uma moto completa… Só não corre tanto.

      Além disso, a legislação é clara: Todo ciclomotor precisa ser licenciado e emplacado… A única isenção é com relação ao IPVA. Ciclomotor não paga IPVA, mas paga seguro obrigatório, licenciamento anual, e emplacamento.

  41. Hiago disse:

    Quql é o nome da moto?
    Me Responda Por Favor

  42. Alexandre Tadeu Ferreira disse:

    Tenho uma duvida adquiri uma Scooter Adress 100 ano 1994 ela não paga IPVA e não t~em placa não é roubada só que mesmo assim tenho receio que a polícia me pare por causa da placa comprei esta moto não para trafegar em avenidas e sim para eu pescar e entrar em ruas sem movimento terei algum problema com isso ou não? Mande a resposta por Email

    • Daniel Ribeiro disse:

      Sua scooter tem 100 cilindradas, então ela não se caracteriza como ciclomotor. É uma motoneta, e está sujeita a mesma legislação que qualquer moto, ou seja, precisa ser licenciadas anualmente, recolher o IPVA e seguro obrigatório, e o piloto deve possuir CNH categoria A e usar os equipamentos obrigatórios normalmente.

  43. weslley disse:

    aki em joao pessoa é foda a carteira AB ta na faixa de 800 reais é caro na minha visao

  44. Carla Nogueira disse:

    bom… gostaria de saber se pra tirar carteira de habilitação de motos seria em que tipo de moto? eu quero comprar uma biz e como eu sou baixa acho que essa motos são enormes e pesadas…aguardo sua resposta obrigada…..

  45. Renato disse:

    Olha pessoal, acho tambem que deverá ter algo prático para abilitar os pilotos de ciclomotores de 50cc para baixo mas tem que ser diferenciada porque estas motos não podem transitar em vias rápidas e nem em estradas BR… Porém não deve ser cobrado o mesmo tipo de exame que exige dos que podem transitar por estas vias rápidas. Precisa facilitar esta altorização e fiscalizar quem descumpre as normas de transitos mesmo com as motos abaixo de 50cc.

  46. lilian paulino lopes disse:

    ola
    boa tarde!!!!
    por um ano aqui em bh eu pilotei uma 50c
    nunca me pediram abilitação,usava capacetes e outras coisas mais,
    parei um rapaz do detran e ele me disse que não precisava da carteira,ja outro disse que sim,
    aqui em bh,vendem essa motinha ate sem placa,
    a minha tinha documentação,ipva,seguro e eu andava numa boa
    nunca me pararam,foi sorte então ne.
    se a acc custa o mesmo valor da A ,o detran quer é pegar dinheiro do povo ne.
    com a acc depois tem que ter a A se for ter uma moto mais potente,
    quero comprar uma biz,vou tirar carteira,
    vc me tirou tds as duvidas e nao compensa tirar acc,melhor investir direito no dinheiro ganho com sufoco,nunca pensei ter que ter carteira na minha motinha,carteira nao ne,acc.
    obrigado por esclarecer,foi de garnde ajuda.

  47. Suami da Silva Jordão disse:

    No CTB é bem claro! Todo veículo motorizado de duas ou três rodas precisa de habilitação categoria A, não se iluda. Leia abaixo.

    LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

    Institui o Código de Trânsito Brasileiro.

    CAPÍTULO XIV
    DA HABILITAÇÃO

    Art. 143 – Os candidatos poderão habilitar-se nas categorias de A a E, obedecida a seguinte gradação:

    I – Categoria A – condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;

    II – Categoria B – condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

    III – Categoria C – condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas;

    IV – Categoria D – condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

    V – Categoria E – condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas Categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha seis mil quilogramas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrado na categoria trailer.

  48. sandra maria disse:

    Meu marido tem uma moto YBR que quase não usa mais.Ele queria trocar por uma outra motocicleta que não precisasse de pagar o IPVA e que ela conseguisse subir morro, pois nossa casa fica numa rua bem alta.Preciso de um conselho bom para fazer um bom negocio. Obrigado pela atenção. ABRAÇOS, Sandra.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Qualquer moto com mais de 20 anos não paga mais IPVA… Apenas DPVAT e Licenciamento.
      Motos de até 50cc também, mas essas não são boas para subir morros.

  49. BAIKU disse:

    NA MINHA CIDADE ATÉ OS PIVETES DE 13ANOS ESTÃO ROUBANDO COM MOTO 50CC E A SECRETARIA DE TRANSITO SÓ QUER MEU DINHEIRO. CADÊ A FISCALIZAÇÃO PARA ESSES MENINOS QUE SOBEM E DESCEM NOS MOTOS 50CC? A LEI É PARA UNS E OUTROS NADA…

  50. bruna disse:

    ola eu tenho 22 anos e não tenho habilitação, mas eu tenho uma baiklete… ando aqui na minha cidade sem menhum problema ja passei pela policia que só da uma olhadinha e mais nada, uso capacede de bicicleta e oculos para me protejer, a baik tem 49 c e é 2 tempo, xega a uns 50k, e faz 70k com 1 litro, eu coloco $ 02,00 e ando a semana inteira vou trabalhar com ela é uma beleza… ha e qualquer coiza é só desliga e pedalar kkkk.

  51. TEREZA disse:

    EU TENHO UMA XY 50Q QUANDO COMPREI DICERAN NÃO PRECISA ENPLACAR NEN CARTEIRA PARA DERIJIR AGORA QUEREN TUDO O QUE FASER

  52. genivaldo dos santos disse:

    eu adcionei a categoria a na minha cnh,eu gostaria de de saber se eu posso andar de moto enquanto nao chega a nova porque a nova vai vir com o nesmo numero da antiga nao e mesmo.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Genivaldo, o problema é que se o policial te parar e pedir seus documentos, ele vai ver que sua CNH não tem a categoria A. Ele não tem como saber que você incluiu a categoria A.

      No seu lugar, esperaria chegar a CNH nova… isso é rápido, em menos de uma semana você já estará com sua CNH nova.

  53. Mathews disse:

    Conheço um cara de SP que tem uma Traxx 50cc, ele anda de boa, a polícia não prende a moto porque não pode.

  54. LEANDRO disse:

    daniel ribeiro ,queria uma informaçao tua a minha bike moby 4 tempo 49cc precisa emplacar tenho que pagar o ipva e o seguro obrigatorio mas nao posso pegar estrada entao nao e justo pagar seguro obrigatorio que sai ao menos 290,00 me mande uma resposta e obrigado

    • Daniel Ribeiro disse:

      E o que é que eu posso fazer sobre isso cara?
      Essa é a lei… eu também não concordo, mas infelizmente a lei não muda por isso…

      O que você pode fazer é não registrar sua moto, e correr o risco de ser autuado.

  55. Carlos disse:

    Alei realmente tem primeiro o Detran não fornecer a acc autorização para dirigir ciclomotores si tem lei não compri então é mesma coisa de não ter segundo o emplacamento que tem que olhar isso são os municípios e não é o Estado que olha sim o município tem uma limar que todo ciclomotores podem rodar livre sem emplacamento e acc para ciclomotores no estado de minas gerais nem pm mg podem mexer com ninguém mais sempre tem uns aparecido valeu galera.

  56. Jose Onildo deferitas disse:

    Eu concordo e discordo de certos pensamentos, \por exemplo:

    Habilitação no Brasil é Brincadeira deveria não ser mas é
    Habilitado no Brasil é quem mais comete Infrações:
    TIPO
    Bebe e dirige
    Estaciona em caçada
    Todos ou quase coloca o carro na garagem de frente
    Avançam os Sinais
    Para e não desligam os faróis
    Dirigem telefonando
    Dirigem assistindo DVD
    fazem ultrapassagem pela direita ( 100 por cento MOTOS )
    Nas rodovias passam dos 100 Km Permitidos
    Nas cidades não respeitam a velocidade mínima
    É por estas e outras, que só se em noticiários acidentes envolvendo
    Habilitados.
    Com todo respeito, aí vocês fiam discutido CNH – ACC – PMDB – PT – PPS
    etc.
    Quem é Habilitado Tem Habilidade para dirigir e para cumprir as Lei do transito
    O que falta é Educação e Respeito à VIDA ( COISA QUE NPSSO TRADITO NÃO TEM ) O RESTO ´E JOGAR CONVERSA FORA )

    Obrigado e Desculpem.



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