Carta do Leitor – Moto pequena não precisa de Habilitação?

Olá!
Por gentileza, necessito de uma informação importante.
Moro no interior e para mim seria viável uma moto de pequeno porte, em termos de facilidade e economia.
Contudo, não possuo carta nessa categoria (somente carros), e não me interesso por mudar de categoria.
Ouvi de dizer que existe uma moto de pequeno porte* que não necessita de carta específica para motos, gostaria de saber a veracidade dessa informação.
Muitíssimo obrigada!
Aguardo um retorno breve.
Mariana

* e qual é essa moto? (Seu nome, pois não entendo nada disso – e irei procurá-la).

– Mariana Velo

Mariana, bom dia.

Muita gente confunde essa história de “moto que não precisa de habilitação”, e na verdade, isso é uma grande lenda.

Moto Pequena



O que acontece é o seguinte: Para motos com cilindrada superior a 49 (motos com motor de 50cm³ ou maior), é exigido que o condutor possua a CNH de categoria “A”, ou seja, CNH que habilite o condutor a pilotar qualquer moto.

Para as motos com motor de 49cm³ ou menor, não é exigida a CNH, porém, o condutor deve ser maior de idade, deve estar devidamente equipado com os mesmos equipamentos exigidos em motos (capacetes, botas e roupas – ninguém respeita isso), e acima de tudo: Deve possuir a ACC, que é uma autorização especial para ciclomotores (Autorização para Conduzir Ciclomotores).

Esta autorização é tão difícil de conseguir quanto a própria CNH. Você deve fazer aulas teóricas e o exame prático, e o preço é o mesmo.

Portanto, não vale a pena. O melhor mesmo é você incluir a categoria “A” na sua CNH.
Eu não entendo o motivo de você não querer isso. Você não vai “trocar” a categoria “B” para “A”, você vai simplesmente “adicionar” a categoria “A” a sua CNH atual, ou seja, ela vai ser da categoria “AB” (moto e carro).

As motos de 49cm³ são extremamente fracas, chegando ao ponto de serem quase inúteis para a maioria das aplicações. Uma moto minimamente capaz tem pelo menos 125cm³, que é o caso da Honda Fan, Yamaha YBR, Suzuki Yes, entre outras.

Até mais!

Veja também