Bora doar sangue? Essa é a hora

No final do ano a demanda por sangue nos hospitais aumenta devido aos acidentes que acontecem geralmente nesta época. E devido as festas, férias, viagens e tudo mais, a quantidade de doações também cai bastante! Então esta é uma boa hora para você ir doar sangue!

Para nós que andamos de moto, a doação de sangue tem papel ainda mais importante. Não é incorreto pensar que um dia nós mesmos poderemos precisar de sangue dos outros. Então é um grande ato de cidadania doar um pouco do seu sangue.

Muita gente não sabe, mas o sangue doado tem prazo de validade! Depois que você doa sangue, este é separado em 4 componentes distintos (Hemáceas, Plasma, Crioprecipitado e Plaquetas). As plaquetas tem validade de apenas 5 dias! E as Hemáceas só podem ser preservadas por 35 dias. Então é fácil concluir que os estoques de sangue podem muito facilmente ficar em níveis críticos em épocas que as doações diminuem.

A doação de sangue é um processo simples, muito seguro, praticamente indolor, e que pode ser a diferença entre a vida e morte de um paciente. Não vou detalhar o processo aqui, pois este não é o foco do artigo. Mas caso queira saber mais sobre a doação de sangue, veja o site da fundação pró-sangue.

Se você se interessou e quer doar sangue, é fácil. É só ir a um centro de coleta. Todo o processo não leva nem uma hora, mas é bom não sair de lá com pressa, pois é normal ficar um pouco atordoado por algumas horas depois da doação.

Você ainda ganha um lanche e um atestado que te dá direito a um dia de folga no trabalho. Pra mim, este atestado não vale nada, pois eu não trabalho com carteira assinada. Mas de qualquer forma, o que vale é a sensação de estar ajudando a salvar uma vida, e isso não tem preço.

Para doar sangue, você deve:

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 67 anos.
  • Pesar no mínimo 50kg.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial.
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas 24 horas antes da doação.

Ou seja: durma bem, coma normalmente, e vá salvar uma vida! Depois é só evitar atividades que exigem muito esforço físico, e beber muita água. Neste próximo final de semana é uma ótima oportunidade para isso!

Vamos lá! Anime-se! E depois deixe um comentário aqui no Blog dizendo como foi!

Veja também