Tutorial de Instalação do Servitec Fuel Controller na Honda Lead

Na semana passada, falei um pouco sobre o Fuel Controller da Servitec, e hoje vou explicar como foi feita a instalação dele.

Fuel Controller Servitec na Lead


A instalação do FC é simples, e qualquer pessoa que saiba usar um ferro de solda provavelmente saberá instalar se prestar atenção.

Atenção: Não faça essa instalação se não tiver conhecimentos mínimos de mecânica e elétrica de motocicletas. Caso não se sinta confiante para instalar, procure um mecânico de confiança.

Para instalar o Fuel Controller na Lead, você vai precisar de:

  • Uma unidade do Fuel Controller Servitec (Óbvio)
  • Um Ferro de Solda (de preferência de 60W)
  • Estanho para solda (e pasta para solda se for o caso)
  • Um alicate de Corte
  • Uma chave 10mm L e uma 12mm L (para remover o banco e o bagageiro)
  • Uma chave Philips
  • Fita isolante
  • Uma bandeja plástica para acomodar os parafusos e as ferramentas
  • Cintas plásticas (Tire-up, Cinta Hellermann)

1º Passo – Desligando a Bateria

A primeira providência antes de começar a instalar é desligar a bateria. Para isso, usando a chave Philips, remova a tampa do escudo frontal da moto.

Remover a Carenagem Frontal

Remova o parafuso central dianteiro, os dois parafusos do lado de trás e os dois parafusos inferiores. Guarde os parafusos na bandeja. Depois cuidadosamente force a carenagem para desencaixar as lingüetas e remova a carenagem. Guarde-a com cuidado para não riscar, de preferência, longe do seu local de trabalho.

A bateria estará exposta. Remova o parafuso do fio negativo dela e afaste este fio da bateria. Se for preciso, use algo para garantir que o fio não encoste na bateria.

Detalhe no canto da foto, a ECU da Honda Lead

2º Passo – Remover a alça traseira e o porta-objetos

Usando a chave do Scooter, abra o banco e remova o tapete do porta-objetos. Usando a chave 12L, remova os 3 parafusos que prendem a alça traseira e suas respectivas arruelas. Guarde tudo na bandeja.

Remover Alça Traseira

Você vai perceber que dentro do porta objetos existem duas tampas de borracha. É um acabamento que esconde dois parafusos. Remova estes parafusos com a chave 10 L e guarde-os na bandeja com suas arruelas. Remova também os dois parafusos superiores com a chave 12 L. E então, remova o porta-objetos por cima da moto.

Remover Porta Objetos

3º Passo – Identificar o local de instalação

Agora que você já removeu o porta-objetos, terá visão completa do motor e do chicote elétrico da moto, e portanto, já poderá iniciar a instalação do Fuel Controller.

Lead aberto

É hora de definir onde irá acomodar o Fuel Controller depois de instalado. Eu encontrei um lugar que pode acomodar bem ele, porém, para se ter acesso a ele, é necessário remover sempre o porta-objetos, o que pode ser um incômodo no início, quando se faz muitas modificações em sua configuração.

Local de instalação

Para nossa sorte, o porta-objetos da Lead tem a abertura da tampa do reservatório de liquido do radiador, e por esta tampa, podemos passar o Fuel Controller para dentro do porta-objetos, facilitando assim o acesso. Então nossa estratégia foi deixar o Fuel dentro do porta-objetos, e depois de acertado e configurado, transferi-lo para o seu local definitivo. Guarde o Fuel Controller para evitar que caia, pois não vamos precisar dele agora.

4º Passo – Identificar os fios que serão usados na instalação

Você deve ter reparado que o chicote elétrico do FC possui 9 fios. Cada um destes fios precisa ser ligado a um fio da moto. É importante identificar a localização de todos estes fios ANTES de começar a cortar e desencapar os fios da moto, para não haver cortes desnecessários. A maioria dos Fios está dentro do protetor do chicote elétrico da moto. Portanto, é nele que vamos mexer agora. Solte as duas abraçadeiras de plástico que prendem o chicote ao quadro da moto, e tente afastar o protetor o máximo possível a fim de expor os fios e os conectores. Eu consegui “enrolar” este protetor para expor bem os fios e ter espaço para trabalhar. Veja a foto.

Protetor do chicote recolhido

Agora que você tem os fios expostos, chegou a hora de procurar todos os fios necessários. Na Lead, os fios que você vai precisar são os seguintes:

  • Branco/Vermelho (Fio Branco com uma pequena faixa vermelha). Este fio passa pelo conector preto.
  • Amarelo (É o fio fino, que passa pelo conector branco de 2 pólos).
  • Amarelo/Azul (Fio Amarelo com uma pequena faixa azul). Este fio está ligado a Bobina de ignição, e não passa pelo protetor do chicote, veremos adiante.
  • Fio Rosa/Azul (Rosa com pequena faixa azul). Este fio passa pelo conector branco de 6 pólos.
  • Fio Verde (não use o fio grosso que passa pelo protetor do chicote, veremos uma alternativa adiante).
  • Fio Preto/Branco (Preto com pequena faixa branca). Este fio também está ligado a Bobina e não passa pelo protetor do chicote.

Portanto, são seis fios a localizar, três estão dentro do protetor do chicote, dois estão na bobina de ignição e o último nós veremos mais adiante. Destes seis fios, você só terá de cortar dois. Os outros quatro são simplesmente ligados ao fio original da moto, não havendo assim a necessidade de cortar. Vamos fazer estes primeiro.

5º Passo – Instalar

Para esta etapa, procure a ajuda de alguém. É muito mais fácil fazer as soldas com alguém por perto para segurar os fios enquanto você manipula o ferro de solda.

Passe os fios do chicote elétrico do Fuel Controller a fim de acomodar da melhor forma. Prenda o conector ao local onde deseja que ele fique, para evitar que ele se movimente durante a instalação. Veja como eu fiz:

Chicote do Fuel Controller

Chicote do Fuel Controller

Localize o Fio Branco/Vermelho da moto e separe-os dos demais (se for necessário, desconecte o plug dele). Usado o alicate de corte, desencape um pequeno pedaço do fio, a fim de expor a sua malha metálica.

Fio desencapado

Usando o ferro de solda, coloque estanho nesta malha metálica.
Encontre o fio Rosa do Fuel Controller. Verá que ele é bem grande. Corte o excesso de fio e então desencape a ponta dele, expondo assim sua malha metálica. Aplique estanho também.

Agora que ambos os fios tem estanho, simplesmente junte os dois e esquente o estanho a fim de soldar os dois juntos. Vai ficar assim:

Solda

Corte um pedaço de fita isolante e isole a solda que fez.

Faça o mesmo procedimento para o fio Amarelo. Desencape um pedaço do fio Amarelo da moto, encontre o fio verde do Fuel Controller, corte o excesso e desencape a ponta dele, aplique estanho em ambos os fios e junte os dois, depois isole com fita isolante.

Agora, temos que cortar o fio Rosa/Azul da moto e soldar aos fios Cinza e Branco do Servitec. É preciso prestar atenção ao sentido das soldas. O jeito mais fácil e fazer conforme a figura a seguir:

Ligação do fio Rosa/Azul

Antes do conector Branco, corte o fio Rosa/Azul, tomando o cuidado de deixar espaço para desencapar o fio nos dois lados. Então desencape, aplique estanho em ambos os lados do corte. Encontre o fio branco e o fio cinza do Fuel Controller, corte o excesso, desencape as pontas e aplique estanho. E então, junte o fio Rosa/Azul que sai do conector com o fio cinza, e o fio Rosa/Azul que sai do chicote com o fio Branco. É importante não inverter estes fios, pois se isso acontecer a instalação não funcionará. Depois de soldar, isole as soldas com fita isolante.

Agora, todos os fios do que ficam dentro do protetor do chicote já estão ligados. Temos que ligar os fios da bobina. A Bobina de ignição tem dois fios pequenos ligados a ela. Um Amarelo/Azul e outro Preto/Branco. Estes dois fios possuem conectores, então é mais fácil soltar estes conectores e puxar estes fios para um lugar mais fácil de trabalhar. São fios muito curtos, então é bom planejar bem a forma como vai fazer os cortes.

Bobina de ignição

No fio Preto/Branco, o corte não é necessário, bastando apenas desencapar. Mas como o fio é curto demais, eu acabei cortando e alongando ele, para facilitar meu trabalho.

Então, desconecte os dois fios da bobina de Ignição (o de cima é o Preto/Branco, e o de baixo é o Amarelo/Azul). No corte ambos tomando o cuidado de deixar espaço para desencapar os fios dos dois lados. Desencape as quatro pontas e aplique estanho em todas.

Agora, localize os fios Vermelho e Laranja do Fuel Controller. Como sempre, corte o excesso, desencape as pontas e aplique estanho. Junte os dois fios (o Vermelho com o Laranja), e depois, junte-os com o fio Preto/Branco. Depois, junte novamente com a parte do conector. Vai ficar uma solda grande, então seja cuidadoso e verifique se ficou bem feita. Isole e conecte o conector novamente a Bobina de ignição (conector de cima).

Agora, localize os fios Amarelo e Marrom do Fuel Controller. Corte o excesso, desencape as pontas e aplique estanho. Junte o fio Marrom com o pedaço de fio Amarelo/Azul que ficou com o Conector. Depois, junte o fio Amarelo com o pedaço de fio Amarelo/Azul que vem do chicote da moto. Isole a solda e conecte novamente o fio a bobina de ignição.

Fios que vão para a bobina de ignição

Agora, só falta o fio Preto do Fuel Controller. Este fio Preto pode ser ligado a qualquer fio Verde da moto, pois trata-se do “negativo”. Eu liguei no fio Verde da Luz de freio da moto, mas poderia ter ligado ao fio Verde de um dos piscas, ou ao fio Verde grosso que passa pelo protetor do chicote.

O processo é o mesmo: Desencapar um pequeno pedaço do fio da moto, aplicar estanho. Cortar o excesso do fio Preto do Fuel Controller, desencapar a ponta, aplicar estanho e soldar então os dois fios. Isolar e acomodar.

A instalação elétrica então está terminada. Para testar, ligue novamente o fio negativo da bateria, coloque o conector de emergência (que acompanha o Fuel Controller) no conector do chicote elétrico do Fuel Controller e ligue a moto. A moto tem que funcionar normalmente. Caso não funcione, verifique a instalação.

Se funcionar normalmente, então é porque a instalação está correta. Remova o conector de emergência e conecte então o Fuel Controller.

6º Passo – Configurando o Fuel Controller

Depois de conectar o Fuel Controller ao chicote elétrico, vire a chave de contato. Você verá que o Fuel Controller ligará. Dê a partida na moto. E ela deverá funcionar normalmente, conforme original. Neste momento, o Fuel Controller vem “zerado” de fábrica, então ele ainda não está interferindo no funcionamento da moto.

Todo o acerto é feito usando os botões do aparelho. Para abrir o menu principal, aperte OK. Use as setas acima e abaixo para navegar entre os menus. A seta a direita entra no menu desejado. Hoje eu vou dar informações básicas sobre o ajuste do FC, no próximo post, vou me aprofundar mais neste assunto.

Ajustar o combustível
Entre no menu Combustível. Aparecerá uma tabela parecida com esta:

TPS BAIX MEDI ALTA A
BAI +00% +00% +00% L
MED +00% +00% +00% T
ALT +00% +00% +00% E

A coluna superior é o TPS, ou seja, o quanto o acelerador está aberto. BAIXO significa até 30%, MEDIO até 70% e ALTO até 100%. A coluna lateral é o RPM. BAIXO significa até 3500 RPM, MEDIO até 7000 RPM, e ALTO acima de 7000 RPM.

Cada célula desta tabela representa o percentual de modificação no tempo de acionamento do bico injetor em relação ao acerto original. Cada célula pode ser modificada de -50% (metade do tempo) até +100% (dobro do tempo). Ajustar números negativos significa reduzir o tempo de acionamento do injetor, ou seja, reduzir a alimentação. Números positivos aumentam a alimentação.

Ajuste a alimentação conforme lhe for conveniente, e pressione OK até a palavra SAIR aparecer, e quando isso acontecer, pressione Seta a direita.

Ajustar o limitador de rotação
O ajuste do limitador de rotação é meio complexo. O Manual do produto dá todos os detalhes para fazer este ajuste, e se eu for explicar aqui este post vai ficar ainda maior. Mas para não se complicar tanto, a Servitec já manda de fábrica um ajuste de corte padronizado para a Lead (e para outras motos também), com corte ampliado em 10%. Para carregar este ajuste, abra o menu Limitador > Ajustes Prontos > Ajuste Lead, e pressione Ok. É só isso! Volte ao painel e as alterações estarão salvas.

Painel
Combustivel
Ignicao
Limitador Ajustar Limitador
Configuracoes Painel de Ajuste
Ajustes Prontos Ajuste Fazer/Lander
Ajuste BIZ125ie
Ajuste CB300/XRE300
Ajuste LEAD

7º Passo – Fechando a moto

Para finalizar a instalação, só falta fechar a moto e colocar tudo em seu devido lugar. Conecte novamente os plugues que você desconectou. Desenrole o protetor do chicote da moto e prenda-o novamente ao chassi usando as duas abraçadeiras plásticas originais. Acomode todos os fios de modo a não atrapalhar o movimento da moto nem a instalação do porta-objetos. Coloque o porta-objetos em seu lugar passando o FC para dentro dele pela abertura do reservatório de liquido do radiador.

Fuel Controller no porta-objetos

Coloque os dois parafusos internos (10L) e os dois superiores (12L). Depois, coloque a alça do garupa, colocando os 3 parafusos dela (12L). Ligue a moto para ver se tudo funciona normalmente.

Agora só falta colocar novamente a carenagem frontal da moto. Primeiro encaixe-a cuidadosamente usando as presilhas dela, e depois coloque os 5 parafusos (Philips).

E a instalação está completa! Agora é só sair para testar, e ir fazendo os ajustes como achar conveniente. Quando achar que não vai mais precisar ajustar o Fuel Controller, remova o porta-objetos e instale-o no local selecionado anteriormente. Use abraçadeiras plásticas para deixa-lo preso ao chassi.

Fuel Controller ligado

Enquanto estiver rodando com o FC no porta-objetos, procure acomoda-lo de modo que não fique pulando dentro da moto. Coloque ele dentro da própria caixa, e coloque alguma jaqueta ou outra caixa para evitar que ele fique pulando, pois isso pode danifica-lo.

O próximo post sobre o Fuel Controller será com os resultados dos testes que estamos fazendo, como desempenho e consumo de combustível, além de explorar mais as configurações do aparelho.

Caso tenha dúvidas com a instalação ou o ajuste, deixe um comentário e eu tentarei ajudar.

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